5 pontos-chave para manter um casamento feliz

· 13 de março de 2017

Ter um casamento feliz não tem nada a ver com sorte ou destino. Contrariamente ao que costumamos ou desejamos acreditar, o casamento se constrói no dia a dia. São os pequenos detalhes que mantêm e melhoram a relação.

Em Sou Mamãe, listamos os 5 pontos-chave para manter um casamento feliz. Tome nota e os aplique com o seu companheiro.

1.- Entenda que o verdadeiro amor vai além da química e da paixão

Um dos maiores erros que as pessoas cometem, especialmente os casais mais jovens, é confundir a paixão com o amor verdadeiro. A paixão é uma química poderosa. O amor verdadeiro começa quando a novidade desaparece e a familiaridade é estabelecida.

casamento feliz

Alguns casais ficam confusos nesse processo, acreditando erroneamente que escolheram o companheiro errado. Quem tem um casamento feliz sabe que esse processo é comum em todas as relações. Cada um sabe muito claramente, ao chegar a esse ponto, que se escolheram mutuamente para passar o resto da vida juntos, apesar das circunstâncias que podem aparecer no caminho.

2.- Se você deseja um casamento feliz sempre ofereça respostas amáveis

Você sente que seu casamento já não tem mais sentido? A diferença entre um casamento ruim e um casamento feliz é que no segundo existe a amabilidade. Coisas tão simples como:

  • Frases amáveis: “Bom dia”, “Obrigada”, “Senti saudades”, “Por favor”.
  • Ações que demonstram amabilidade: Preparar o café da manhã, agradecer pelo tempo juntos, dedicar uma tarde ao seu companheiro.

Realmente são palavras e ações muito simples, não é verdade? Lamentavelmente, elas são constantemente esquecidas e alguns casais simplesmente as deixam de lado com o passar do tempo. Evite que seu casamento seja infeliz sempre se lembrando de que a outra pessoa é uma das suas prioridades.

É importante que vocês aprendam a passar o tempo juntos e que não se deixem vencer pelas pressões do trabalho, da casa, dos filhos e das contas para pagar. Lembre-se de que as pequenas coisas da vida proporcionam grandes momentos.

3.- Tente dizer “eu me importo com você” quando conversar

Você demonstra preocupação com seu companheiro quando se comunica com ele? Talvez nem sequer você tenha considerado a ideia e isso seria um grande erro. Uma boa comunicação mostra que você está realmente escutando e isso transmite respeito.

Quando seu companheiro ou sua companheira está falando alguma coisa preste atenção livre e espontaneamente. Demonstre interesse no que a outra pessoa está falando porque isso é importante para ela, da mesma forma que é para você.

Obviamente não é errado questionar o que se ouve com o objetivo de esclarecer as dúvidas. De fato, essa troca de ideias é o que reflete um diálogo construtivo. Uma boa comunicação ajuda a transformar uma relação em um casamento feliz.

4.- Deixe que seu casamento amadureça

A maturidade exige paciência e ajuda a construir um casamento feliz. Nós, devido a nossa natureza egoísta como seres humanos, muitas vezes buscamos a autossatisfação imediata. A paciência constrói uma obra perfeita quando a incorporamos em nossas vidas.

Quando se discute com seu companheiro, o casal começa a perder o controle e a paciência é a última coisa que vem à cabeça. Lamentavelmente algumas pessoas não amadurecem e simplesmente acreditam que vão ficar apaixonadas para sempre. Quando a realidade chega, elas desmoronam rapidamente.

5.- Esforce-se para renovar o seu casamento

Não é raro ver casais passando por situações complicadas, chegando a achar que o divórcio é a última saída. No entanto quando recorrem a uma terapia de casais, parece que tudo foi resolvido. Vendo a relação de fora, pode parecer que tudo não passou de um feitiço, uma mágica.

casamento feliz

No entanto você deve saber que não é assim que acontece. Ter um casamento feliz depende de aprender a se renovar, de encontrar novas coisas que nos inspirem e nos motivem à continuar juntos. Criar pequenos rituais pessoais e únicos é somente uma das formas de renovar o casamento.

Pensem em conjunto sobre o que vocês podem fazer. As opções são muito variadas:

  • Sair nos finais de semana para ir ao cinema
  • Separar a noite de quinta-feira para se desconectar do mundo e jantar sozinhos
  • Ir à academia juntos no mesmo horário
  • Estabelecer uma meta e trabalhar para conquistá-la

Os problemas estão presentes em qualquer casamento feliz, o que faz a diferença é saber lidar com eles. Isso vai ditar o sucesso ou o fracasso de uma união.