5 truques para acalmar o choro do seu bebê

5 truques para acalmar o choro do seu bebê

Última atualização: 19 novembro, 2016

Um dos desconfortos mais comuns e frequentes no seu bebê, é o choro e infelizmente muitas vezes fica bem difícil de suportar quando não há uma opção para controlá-lo imediatamente.

E não é nada agradável o seu bebê chorando no período de três da manhã até o amanhecer. Por mais que você ame o seu filho, será exatamente o que encherá você de preocupação por não poder oferecer a paz e a tranquilidade que ele precisa nesse momento ou por não saber como fazer isso.

O que fazer com o choro dos bebês?

Antes de mais nada, quando o bebê chora, sempre há uma motivo para isso e é que torna o processo para acalmá-lo mais rápido ou um pouco demorado. Tudo depende da paciência e do laço que você tem com o seu bebê.

Normalmente, quando um bebê chora, mostra que algo não está bem, ou tem a necessidade de suprir algo que ele quer.  A primeira coisa que recomendamos que você faca ao sentir o seu bebê chorar, é ter contato físico com ele.

Coloque o bebê no seu peito, e alegre-o, ele precisa saber que você está presente para o que precisar e que pode se sentir protegido em seus braços apesar da sensação desagradável que está acontecendo, e do motivo que tenha para chorar.

2740216637_4070a05245

Algo que você deve levar em conta antes de tentar acalmá-lo é que às vezes os movimentos que instintivamente realizamos nem sempre funcionam e podem causar o efeito contrário ao esperado.

Muitas vezes, mover repetidamente o bebê faz com que ele chore com ainda mais desespero, e isso é porque eles não conseguem encontrar alegria em se mover de um lado para o outro; o seu bebê só quer paz e tranquilidade.

Quando você trouxer seu bebê ao peito, certifique-se de estar o mais quieta e imóvel possível ele sentirá o desespero no início, mas ao sentir você por perto, mais cedo ou mais tarde, ficará calmo, e seu carinho aumentará a confiança dele em você; dando assim a oportunidade de analisá-lo completamente e encontrar diretamente o motivo do choro.

Mostramos abaixo alguns métodos simples para ajudar a reduzir o choro do bebê em poucos minutos:

5 Distrações para o choro do bebê

419674442_b21c5f71a6
  • Jogos espontâneos. Quando seu bebê sente você por perto, e começa a brincar com ele espontaneamente, sua concentração e atenção serão imediatamente desviadas para a ação que você estiver fazendo, como rasgar um papel, ou uma brincadeira com areia ou outro material que pode ser facilmente moldado e baixe os níveis de estresse.
  • Banho de espuma. O banho nos recém-nascidos é um dos momentos mais íntimos e agradáveis que ele pode compartilhar com você. Quando ele chorar e não houver um motivo especial, dê um banho com cheirinhos suaves relacionados com a aromaterapia, como a baunilha, isso fará com que relaxe e durma facilmente.
  • Passeio ao ar livre. Leve seu bebê para uma curta caminhada ao ar livre, os diversos elementos de distração do exterior irão chamar sua atenção e diminuirão o interesse no choro.
  • CantarSua voz é uma das conexões mais fortes que tem com seu bebê, desde o ventre, ele te escuta, e memoriza o tom da sua voz, sua cor e especialmente seu som, assim quando não encontrar uma solução à mão, cante baixinho e com todo o amor que sente por ele para que se sinta calmo e protegido.
  • As dicas anteriores serão muito úteis para dar paz ao seu filho se estiver chorando e não souber como tranquilizá-lo. Você deve certificar-se de que seu filho esteja limpo, tenha comido bem, que não tenha sede ou sintomas de alguma doença.

Lembre-se também que, como você, há momentos em que seu bebê precisa chorar, desabafar, um momento emotivo também pode causar lágrimas e não é nada de mais, basta que os pais estejam  por perto, cercando ele com todo o amor e afeto que precisa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.