6 benefícios de almoçar e jantar em família

31 de julho de 2018
O estresse e o ritmo acelerado de trabalho, escola, tarefas domésticas, entre outras obrigações, fazem com que não seja fácil almoçar e jantar em família. Às vezes, é muito complicado combinar os horários na hora de fazer as refeições. No entanto, o esforço vale a pena.

Hoje em dia, as famílias levam uma vida bastante acelerada. Cada membro tem suas atividades e obrigações. Dessa forma, conseguir coincidir os horários para almoçar e jantar em família é um verdadeiro desafio.

O hábito de se sentar à mesa e partilhar uma refeição está se perdendo. No entanto, seus benefícios são inúmeros. Toda família deveria tentar planejar a possibilidade de se organizar para fazer as refeições todos juntos, mesmo que seja uma vez no dia.

Quais são os benefícios de almoçar e jantar em família

Antes de mencionar os benefícios de almoçar e jantar em família, é necessário deixar claro que é essencial desligar a televisão e deixar os celulares de lado. Essa medida deve ser estabelecida como uma regra familiar para poder desfrutar da refeição e da companhia de todos.

1. Melhora a qualidade da dieta

Sentar-se à mesa para almoçar e jantar em família é uma garantia para os pais de que as crianças terão uma alimentação saudável. Assim, evitamos o consumo excessivo de fast-foods e estimulamos uma alimentação com frutas, verduras e legumes. Por esse motivo, adolescentes que fazem refeições em família são menos propensos a desenvolver obesidade e diabetes, entre outras doenças.

Por sua vez, jovens acostumados a comer assistindo televisão costumam consumir mais ‘besteiras’ e refrigerantes. Em contrapartida, quando sentamos à mesa em família, podemos estimular hábitos alimentares saudáveis nas crianças. Um bom exemplo é o consumo de água em vez de refrigerante, assim como o preparo de comidas caseiras.

almoçar e jantar em família

2. Estimula a comunicação

Almoçar e jantar em família ajuda as crianças a desenvolver sua maneira de se expressar, argumentar e se comunicar por meio do diálogo com os pais e os irmãos.

Além disso, é um momento que os pais podem aproveitar para dar atenção aos filhos, principalmente se passam muitas horas fora de casa trabalhando.

3. Cria bons hábitos

As crianças aprendem bons modos à mesa por imitação. Portanto, a infância é a fase ideal para ensinar às crianças os padrões de conduta que vão desenvolver ao longo de suas vidas.

Se comerem no colégio, na companhia de outras pessoas, provavelmente vão imitar o comportamento delas. Fazer refeições em família é uma boa maneira de reforçar os bons modos na hora de comer.

Quando um bebê já consegue se sentar sozinho, é importante integrá-lo na rotina de se alimentar com a família. Com isso, poderá aprender a segurar os talheres, comer sozinho e se comunicar com os demais.

4. Economia

Preparar uma refeição para todos representa uma economia considerável de dinheiro. Assim, evitamos pedir comida ou ligar o fogão várias vezes ao dia para preparar diferentes alimentos para cada membro da família.

5. Melhora o rendimento escolar

Devido ao bom clima no momento das refeições, além do apoio familiar, almoçar e jantar em família melhora o rendimento acadêmico das crianças. As notas de crianças que costumam fazer pelo menos uma refeição à mesa com os pais, geralmente, são maiores.

“Sentar-se à mesa para almoçar e jantar em família é uma garantia para os pais de que as crianças terão uma alimentação saudável. Assim, evitamos o consumo excessivo de fast-foods e estimulamos uma alimentação com frutas, verduras e legumes.”

6. A família fica mais unida

O fato de partilhar uma refeição significa muito mais do que saborear um delicioso prato. Por meio da comunicação, cada membro se conhece melhor, se sente mais parte da família, é escutado e querido.

Portanto, a união da família e os sentimentos de fraternidade e companheirismo se fortalecem. Nas crianças, esse é um aspecto fundamental para que possam desenvolver uma saúde emocional equilibrada. Ao mesmo tempo em que ajuda a manter os adolescentes afastados de comportamentos que causam dependência, pois se sentem seguros e importantes para os pais.

3 dicas para conseguir almoçar e jantar em família

1. Organização

O ritmo de vida atual dificulta que todos os membros consigam encontrar tempo para almoçar e jantar em família todos os dias. Portanto, para criar uma rotina e conseguir reunir todos à mesa, uma boa ideia é organizar os horários na medida do possível; uma vez estabelecidos é preciso respeitá-los.

almoçar e jantar em família

2. Planejar as refeições

O ideal é dedicar um tempo durante a semana para planejar as compras e os pratos que vão ser preparados com o objetivo de fazer uma lista e colocar na geladeira.  Assim, todos vão se lembrar e contribuir com o que é necessário.

3. Incluir as crianças

Incluir as crianças no preparo das refeições é uma boa maneira de estimular o hábito de comer juntos. Inclusive, também é um incentivo para incorporar alimentos saudáveis. Além disso, podemos envolver os pequenos em atividades como, por exemplo, colocar a mesa, juntar os pratos sujos, lavar a louça, etc.

Por fim, você só precisa começar a desenvolver essa ideia na sua casa. Se ainda não é um costume para sua família, juntos vocês conseguirão fazer das refeições à mesa um hábito em apenas alguns dias. Será um bom momento de lazer para todos!