7 dicas para ser feliz que você pode ensinar para seus filhos
Muitos pais colocaram como uma meta na criação de seus filhos que eles sejam pessoas felizes, que quando crescerem se transformem em adultos emocionalmente saudáveis, otimistas e capazes de transformar o mundo.
Mas como conseguir isso e fazer seus filhos serem felizes desde pequenos?
Com as recomendações a seguir, você poderá ensinar seu filho a ser uma pessoa realmente feliz.
7 conselhos para ensinar seu filho a ser feliz
1. Ensine hábitos saudáveis para controlar a mente:
Práticas simples como palavras amáveis sobre si mesmos, o controle das emoções, conseguir valorizar coisas pequenas que dão prazer diariamente, mostrar gratidão para com as pessoas que nos rodeiam e ter tolerância ao encarar uma frustração são todas coisas simples de ensinar e que terão valor durante toda a vida de nossos filhos.
2. Estabeleça rotinas que beneficiem o desenvolvimento físico:
Você deve demonstrar a importância de praticar alguma atividade física para manter o corpo em boas condições. Ajude seu filho a encontrar alguma atividade, seja música, esporte ou qualquer outro passatempo para que ele possa exercitar a mente e o corpo e ter uma forma de desviar a mente de situações estressantes.
3. Aumente a dose de diversão:
Mesmo se você estiver cansado ao sair do trabalho, ao chegar em casa você deve aproveitar para ter um pouco de diversão com seus filhos. Rir em família é uma terapia incrível para melhorar as relações interpessoais. Um jogo, um filme ou uma caminhada podem ser atividades maravilhosas para todos.
4. Ensine a se sentir bem consigo mesmo:
Um dos segredos para ser feliz é nos conhecermos e estarmos tranquilos em relação a isso. Mostre quais são as qualidades dos seus filhos e também os ensine a identificar e melhorar seus pontos fracos. A aceitação de si mesmo é fundamental para qualquer pessoa ser realmente feliz.
5. Ajude a enxergar o valor das pequenas coisas:
Não há nada que pode nos deixar mais felizes do que o cotidiano. Ficar impressionado com a natureza, com a alegria das pessoas e com esses pequenos milagres que acontecem a qualquer momento da nossa vida é um grande motivo para ser feliz.
Dê o exemplo e demonstre que as coisas pequenas podem contribuir com o sentimento de satisfação e nos renovar todos os dias da nossa vida.
6. Estimule o ato de ajudar o próximo:
Independente do emprego que temos, o propósito fundamental deve ser ajudar o próximo. Procure ensinar aos seus filhos a satisfação que se sente ao poder ajudar uma pessoa, começando com as tarefas de casa no dia-a-dia. Mostre que é uma alegria poder compartilhar o que você tem e sabe, primeiro com sua família e depois com a comunidade.
7. Faça companhia e ofereça ajuda nos momentos tristes:
Mesmo para as pessoas mais felizes, há momentos na vida que a tristeza está presente. O mais saudável não é invadir a vida dos seus filhos para evitar suas dores, e sim estar lá com eles para que aprendam a lidar com o problema adequadamente. A tolerância com a frustração é um presente que você pode dar e que vai durar a vida toda.
20 Coisas simples para ser feliz em família
- Preparar juntos uma comida que todos gostem
- Aprender a cuidar do dinheiro
- Surpreender com pequenos detalhes cotidianos
- Ressaltar sempre a importância da honestidade
- Estar disposto a escutar e oferecer palavras de incentivo quando necessário
- Fazer obras de caridade que ensinem a valorizar o que se tem
- Aprender e ensinar o valor de perdoar
- Se divertir com um jogo de tabuleiro, um esporte ou qualquer atividade ao ar livre
- Não ter medo de fazer papel de ridículo
- Fazer com amor qualquer tarefa que nos propomos a realizar
- Valorizar o trabalho e a presença dos demais
- Agradecer pelos privilégios que temos
- Alternar as atividades profissionais com atividades que se pode fazer em família
- Tratar o outro com respeito e consideração
- Realizar juntos as tarefas de casa. As responsabilidades não devem recair só sobre uma pessoa quando se trabalha em equipe
- Ter a capacidade de estabelecer e cumprir metas
- Aprender que o trabalho não é uma tortura e que pode ser divertido quando se realiza com amor
- Realizar cada tarefa pensando de uma forma positiva
- Elogiar cada um dos membros da família. Reconhecer as qualidades que fazem com que todos sejam especiais
- Ser independente é um fator muito importante na vida de todos. Não solucione os problemas dos outros, e sim acompanhe de perto enquanto seus filhos buscam a melhor saída.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Corkille Briggs, D. (1994). El niño feliz. Su clave psicológica, 25.
- Biddulph, S. (1996). El secreto del niño feliz: una guía imprescindible para padres y educadores. Edaf.
- Hogg, T. (2005). El secreto de educar niños felices y seguros. Editorial Norma.