7 formas de estimular a escrita criativa nas crianças

· 30 de janeiro de 2018

A escrita criativa nas crianças é um excelente caminho para estimular a aprendizagem da linguagem e o desenvolvimento integral dos pequenos. Neste artigo, vamos ensinar o que você pode fazer para estimular.

Estimular a escrita criativa nas crianças é um excelente caminho para estimular a aprendizagem da linguagem e o desenvolvimento integral dos pequenos. As crianças têm grande imaginação que, aplicada à escrita, produz extraordinários benefícios.

Os professores, especialmente, devem levar em consideração a importância de promover atividades que estimulem a escrita criativa nas crianças. Destinar momentos dedicados a essas práticas na sala de aula é um hábito extremamente enriquecedor.

Também é um bom costume para ser incentivado em casa. Assim como se promove “a hora da leitura”, quando a família toda separa um momento para ler, outro bom hábito seria criar “a hora da escrita criativa”, quando todos deveriam praticar esse tipo de escrita.

É importante não acelerar os processos. A idade recomendada para as atividades de escrita criativa nas crianças é a partir dos 8 ou 9 anos, quando a criança já aprendeu a escrever corretamente.

Benefícios de estimular a escrita criativa nas crianças

  • A criatividade é fundamental para o ser humano. É um dos segredos para resolver vários problemas. Portanto, é de se desejar que essa criatividade seja estimulada e reforçada por todos os meios possíveis.
  • A escrita criativa sempre agrada as crianças. Elas vivem com grande intensidade os mundos dos contos. Por isso, têm uma predisposição natural para essa manifestação criativa da linguagem.
  • Contribui para melhorar as atitudes que favorecem a aprendizagem em geral. Promove a atenção, a memória e a compreensão.
  • É uma ferramenta de grande valor para a aquisição da linguagem. O exercício de atividades de escrita criativa nas crianças amplia o vocabulário e permite um uso mais fluido de estruturas próprias da língua.
escrita criativa nas crianças

Propostas para estimular a escrita criativa nas crianças

1 – Histórias em quadrinhos

Uma das estratégias que estimulam muito as crianças é apresentar a elas uma história em imagens. É aconselhável que a história não tenha mais de 4 ou 5 quadros. A partir das imagens, a criança pode tentar escrever uma história.

2 – Cenário criativo

Um estímulo interessante é preparar um cenário com bonecos e objetos infantis. Assim, a criança vai criar uma história a partir desse cenário. Utilizar elementos conhecidos pela criança, com os quais ela brinca frequentemente, vai estimular suas ideias.

“A idade recomendada para as atividades de escrita criativa nas crianças é a partir de 8 ou 9 anos, quando a criança já aprendeu a escrever corretamente”

3 – O personagem mágico

A criança vai criar seu personagem com elementos que tiver à mão: uma bola, pedaços de pano ou de papel, palitos de sorvete, etc. O personagem terá rosto, olhos, nariz e boca. A criança vai dar um nome para ele. O personagem será mágico e possuirá todos os poderes que a criança quiser. A característica fundamental é que sempre fará o bem no mundo.

A partir desse personagem, você pode propor à criança situações diferentes nas quais seu personagem mágico vai entrar em ação e ela deverá escrever as histórias. Com todas as histórias criadas, será construído um livro.

4 – A história do futuro

Uma ideia que agrada muito as crianças é escrever uma história na qual elas tenham a idade da mãe ou do pai. Às vezes, será necessário orientá-las através de perguntas. Essa atividade é interessante também para ajudar os pequenos a pensar em um plano de vida para o futuro.

escrita criativa nas crianças

5 – Encontro de super-heróis e princesas

A criança vai criar uma história que terá como protagonistas alguns super-heróis ou princesas que geralmente não têm relação entre si. Por exemplo, na história, o Homem Aranha e a Bela Adormecida podem se encontrar e criar uma história nova. Essa é uma excelente forma de deixar a imaginação voar.

6 – A história escondida na imagem

Você pode dar para a criança uma fotografia que mostre alguma pessoa ou algum animal em um contexto que sirva de cenário. Pode ser uma paisagem, por exemplo. Em seguida, a criança vai escrever a história escondida nessa imagem.

7 – A história coletiva

Essa atividade é sugerida especialmente para ser realizada em grupo. Pode ser utilizado como ponto de partida qualquer um dos estímulos já mencionados. Cada criança vai escrever uma frase que inicie o conto e vai passar para um colega. Este vai continuar a história e passar de novo a folha para outro colega. E assim sucessivamente até que cada criança receba de volta a folha na qual escreveu a primeira frase. Cada um vai ler e observar as mudanças que foram criadas.

Para que as atividades de escrita criativa nas crianças sejam mais produtivas, é importante que sempre haja um adulto que oriente a atividade. O normal é que, no começo, a criança queira ajuda para descobrir as ideias que estão escondidas no seu interior.

  • Alonso, L., & Aguirre de Ramírez, R. (2004). La escritura creativa en la escuela: una experiencia pedagógica (de, con) juegos lingüísticos y metáforas. Revista de Pedagogía.
  • Alvarez Rodríguez, M. I. (2009). Escritura creativa. Aplicación de las técnicas de Gianni Rodari. Educere, 13(44). https://www.redalyc.org/pdf/356/35614571010.pdf
  • Borbón, S. (2000). Estrategias para implementar la creatividad. Colombia: Magisterio