9 nomes muito escolhidos para bebês e seus significados

· 20 de novembro de 2016

Os nomes mais escolhidos são a representação do desafio que representa fazer essa escolha. Sempre esperamos que ele seja o correto e terminamos nos apaixonando pela escolha rapidamente. É comum que os nomes dos bebês estejam relacionados com os nomes dos pais, seja menino ou menina, e é até lógico que se tente usar o mesmo ou uma variação interessante.


Entretanto, muitos pais tendem a escolher um dos nomes que está na moda, por isso podemos ver um grande número de crianças com o mesmo nome nas salas de aula ou festas infantis. Nomes de artistas, esportistas e famosos também são selecionados levando em conta o período histórico que o bebê nasceu.

O nome que escolhemos para nosso bebê têm um significado especial para nós, mas na realidade cada um deles tem sua própria explicação e origem histórica. A maioria dos nomes que conhecemos tem origem em estirpes que governaram estados há muitos anos, ou são nomes bíblicos ou de deuses, ou então ainda mais particular equivalendo a algum conceito conhecido como luz, mar e a natureza em geral.

Neste artigo queremos mostrar nove nomes muito escolhidos pelos pais e seus significados, para que na hora que você tenha que pensar no assunto já tenha uma ideia mais clara do que escolher.

1. Marta, Martim e Martina

Esse nome é muito usado tanto em sua variação masculina como feminina. A origem é latina e se relaciona principalmente com o Deus da guerra, Marte. Martinus, como se diria em latim, tem outras variações, como na região espanhola da Galícia, que vira Martina. 
Tome cuidado para não confundir com a origem do nome Marta, também muito comum e que não tem masculino. O seu significado provêm do Aramaico, onde Mart quer dizer “senhora”.

2. Clara

É um nome tradicional e apesar de sua variação masculina não ser muito escolhida, o significado não deixa de ser interessante. Clara significa “branca ou alva”, proveniente do latino; e têm um sinônimo em Aurora, relacionado à palavra luz ou luminescência.

3. Sofia

Sem dúvida é um nome que bateu todos os recordes de uso, e se tornou muito popular no mundo, tanto para primeiro nome como parte de um nome composto.
Sofia é uma denominação de origem grega cujo significado é “sabedoria”. Seu uso também é muito comum também na realeza há décadas.

4. Jorge

É um nome popular masculino escolhido com muita frequência pelos pais recentes e também mais velhos. Também há versões femininas menos usadas como Geórgia.
A origem do nome Jorge é do grego Georgos, cujo significado está relacionado com a denominação de “agricultor”.

5. Daniel e Daniela

Tanto a versão feminina como a masculina são muito usadas pelos pais e tem origem hebraica. Daniel e Daniela são muito populares no Brasil, Portugal, Espanha e muitos outros países,  usados sozinhos ou combinados quase com a mesma frequência.

Daniel tem um significado relacionado com a justiça divina que pode derivar também na palavra Deus como juiz ou justiça, montando algo como “meu juiz é Deus”.

6. Cláudio e Cláudia

As duas versões deste nome tem ganhado muita popularidade, se tratando de uma escolha comum entre os pais. Entretanto, a origem do nome é etrusca e não muito atrativa.

A variação Claudus, em latim, é usado para designar a condição de “manco”.  Isso por causa de Cláudio, Imperador romano que era manco de uma perna.

7. Paula

É a versão feminina do nome Paulo, que também é muito usado e seu significado é basicamente o adjetivo pequeno. Provêm do vocábulo latino paulus e isso gerou outros nomes femininos como Paulina e Paola.

896c38fdb3a8173ac1d64064103dd868

8. Alexandre e Alexandra

Estes nomes foram escolhidos para bebê com muita frequência em distintas épocas, sendo usados sozinhos ou combinados. É derivado do grego “Aléxandros”, que quer dizer “defensor ou protetor dos homens”.

Ao mesmo tempo conhecemos as variantes Alexandra e Alex.

9. Davi

Sem dúvidas conhecemos muitos David ou Davi e eles vão continuar nascendo. Este nome é um dos mais populares para o gênero masculino, cuja origem é hebraica e seu significado equivale a “amado ou escolhido por Deus”.