As 8 melhores frases para educar com amor

· 16 de janeiro de 2018

O afeto é parte integrante e fundamental de uma educação saudável e positiva para nossos filhos. Reconhecer seus esforços e êxitos diários é fundamental para incentivar os desenvolvimentos físico, intelectual e emocional. Por isso, hoje reunimos as 8 melhores frases para educar com amor.

Educar com amor: a importância do esforço positivo

Educar uma criança é uma linda tarefa, mas também desafiadora. Ser pai ou educador requer paciência, dedicação e habilidades. Mas utilizando especificamente as técnicas de reforço positivo, é possível estimular a aprendizagem dos nossos filhos.

O reforço positivo pode ser aplicado diariamente para otimizar a educação das crianças. E não apenas quando se trata de conhecimentos acadêmicos ou escolares. Também é muito efetivo para estimular hábitos diários de higiene e participação em pequenas tarefas domésticas.

Seu conceito se baseia em premiar, elogiar, e reconhecer positivamente atitudes, pensamentos e comportamentos desejadosIsso permite que a criança assimile mais facilmente os códigos familiares, culturais e sociais do nosso mundo. Além disso, estimula a criatividade, a vontade de aprender e fortalece a autoestima.

 O amor é o melhor reforço positivo

O reforço positivo não precisa necessariamente ser um brinquedo, um doce ou outro bem material. Na verdade, as demonstrações de afeto, as palavras de carinho e os gestos de amor são as melhores recompensas para uma criança. Principalmente se forem dirigidas por pais, familiares ou professores.

Ao contrário, os abusos físicos e emocionais são sempre prejudiciais para a educação. As crianças expostas a ambientes violentos geralmente desenvolvem transtornos comportamentais, dificuldades de aprendizagem e de socialização.

Preservar e cuidar da integridade física, intelectual e emocional das nossas crianças é indispensável para educá-las com amor e valores

As 8 melhores frases para educar com amor

As 8 melhores frases para educar com amor

Temos que entender, antes de tudo, que as crianças aprendem observando. Ou seja, elas constroem a própria personalidade e baseiam seus comportamentos nos exemplos que os adultos a sua volta demonstram.

Muitas crianças recebem um criação disfuncional, com pouco afeto e valores ausentes. E isso gera um enorme vazio que é muito difícil de superar na vida adulta.

Por isso, é importante se tornar o próprio exemplo do que você espera do seu filho, neto, sobrinho ou aluno. E uma excelente ideia para começar é dizer-lhes diariamente as melhores frases para educar com amor. 

Uma convivência mais saudável para toda a família estimulará inclusive sua aprendizagem.

Te amo

É a frase mais simples e a mais verdadeira declaração de amor que uma criança pode receber. Também ajuda os adultos a se lembrarem da importância da sinceridade com seus próprios sentimentos.

Como você é bonito

Uma criança deve se sentir seguro com sua aparência física para poder se desenvolver de maneira saudável e não criar complexos. Elogiá-la diariamente e incentivá-la a cuidar de si mesma são excelentes maneiras de reforçar a autoestima.

Confio em você

As crianças que desenvolvem medo de decepcionar os pais e de fracassar são inseguras e geralmente apresentam problemas de aprendizagem e sociabilização. É muito importante que a criança entenda que pode contar com nosso apoio e confiança para se expressar e descobrir novas experiências.

Como foi?

Demonstrar interesse e empatia faz com que a criança se integre, queira participar e contribua para o ambiente familiar.

As 8 melhores frases para educar com amor

Adoro a sua companhia

Reservar um tempo para o seu filho e aproveitar sua companhia é essencial para uma vida familiar saudável. E claro, é indispensável demonstrar o quanto você gosta de estar com ele.

Cozinhar juntos

Integrar gradualmente a criança nas tarefas domésticas faz parte de educar com amor e em valores positivos. Isso ensinará a criança a compartilhar, assumir responsabilidades e trabalhar em equipe para obter o melhor resultado. Também é uma boa oportunidade para ensinar sobre os alimentos e estimular uma alimentação mais saudável.

Vamos escovar os dentes juntos?

Já vimos antes a importância de incentivar os hábitos saudáveis, como a higiene pessoal e os cuidados domésticos. Uma boa forma de ensinar a criança a escovar os dentes corretamente é compartilhando desse momento.

Por favor e obrigado

As palavras e gestos de boa educação e comportamento respeitoso devem ser aprendidos em casa. Para isso, precisam estar presentes no dia a dia da criança e ser incentivados pelos adultos mais próximos. É importante não esquecer que somos os espelhos dos nossos filhos, netos e alunos.

Para educar com amor não é preciso impor uma rotina de manifestações de carinho nem nos condicionar, tudo se trata de não adiar ou esconder as expressões, os gestos e o melhor de nós mesmos.

Afinal de contas, para educar com amor o ingrediente mágico se encontra na espontaneidade.