As etapas de desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget

As etapas de desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget
María Alejandra Castro Arbeláez

Escrito e verificado por a psicóloga María Alejandra Castro Arbeláez.

Última atualização: 16 janeiro, 2019

Quais são as etapas de desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget? A seguir serão mencionadas como se desenvolvem cada uma das etapas que englobam a aprendizagem de todo ser.

O termo cognitivo faz referência a tudo que está relacionado ao conhecimento. Por sua vez, o conhecimento faz referência à quantidade de informação que se dispõe produto da aprendizagem ou da experiência adquirida.

Esse termo se relaciona com a psicologia, e se obtém as técnicas empregadas para analisar os procedimentos da mente que englobam o conhecimento. Esse conjunto de técnicas são conhecidas como psicologia cognitiva. O que tenta essa disciplina é estudar os mecanismos que compreendem a geração de conhecimento.

Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget

De acordo com Piaget é importante deixar que a criança explore por si mesma para que aprenda; já que isso influencia no desenvolvimento cognitivo. E em vista da importância desse desenvolvimento foram formuladas diversas teorias que se focam no estudo dos processos do pensamento.

Entre as teorias mais importantes estão as extraídas da obra de Jean Piaget. Esse psicólogo suíço acreditava que as crianças, em cada idade, são capazes de resolver diversas situações e problemas. Ele chegou a essa conclusão avaliando os erros dos pequenos, que revelaram que crianças com a mesma idade cometiam os mesmos erros.

Conceito das etapas de desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget

Tendo em vista que crianças de determinada idade comentem os mesmos erros, Piaget chegou à conclusão de que existe uma sequência evolutiva no processo cognitivo. A essa sequência evolutiva ele chamou de etapas de desenvolvimento infantil. Por outro lado, as etapas podem se desenvolver seguindo uma ordem fixa em todas as crianças de todos os países. No entanto, a idade pode mudar ligeiramente de uma criança para outra.

Quais são as etapas do desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget? No total, são 4 etapas e serão mencionadas a seguir:

Etapa Sensório-Motor (primeiro período)

Essa etapa surge em crianças de 0 a 2 anos. Durante essa etapa a criança começa a experimentar e conhecer os objetos que estão a sua volta através dos seus sentidos e capacidades motoras. Dessa forma, consegue aprender o que se conhece como permanência do objeto.

A criança pode não chegar a entender completamente a existência dos objetos que não estiverem ao seu alcance. Na verdade, quando o objeto desaparece da sua vista, ela ainda não entende que o mesmo existe. É por isso que se diverte quando os adultos brincam de esconder a cara atrás de um objeto para em seguida aparecer.

Conclusão de Piaget sobre essa etapa

Princípio de aprendizagem sobre o mundo que os rodeia, que servirá de base para o segundo período.

As etapas de desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget

Etapa Pré-operatória (segundo período)

Essa etapa começa a se apresentar em crianças cuja idade está compreendia desde os 2 anos até os 7 anos. Ela se caracteriza porque as crianças geralmente manifestam egocentrismo, o que as incapacita para conseguir adotar as perspectivas de outras pessoas.

Por outro lado, as crianças podem manifestar e utilizar o pensamento simbólico, ou seja, podem falar. E ainda que já para os 6 ou 7 anos podem começar a manifestar empatia. Durante a maior parte dessa fase predomina o pensamento egocêntrico, ou seja, a criança pode continuar entendendo o mundo segundo sua perspectiva.

Conclusão de Piaget sobre essa etapa

A transição do primeiro período para o segundo se realiza mediante a imitação, o que provoca na criança uma imagem mental, que a linguagem participa.

 

Etapa de operações concretas (terceiro período)

As etapas de desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget
Essa etapa começa a partir dos 7 anos e se estende até os 12 anos. Nela a criança pode começar a aplicar os princípios e a lógica. O anterior sugere que a criança deixa de conhecer através da intuição e começa a conhecer através da racionalidade. Por outro lado, ainda que a criança nessa etapa comece a fazer comparações lógicas, ela não é capaz de administrar abstrações. Na verdade, seu pensamento está centrado nas ações que realiza.

Conclusão de Piaget sobre essa etapa

A diminuição do egocentrismo nessa etapa é gradual. Isso acontece porque a criança começa a entender o conceito de grupo. No entanto, o pensamento abstrato ainda deve se desenvolver.

Etapa das operações formais (quarto período)

Essa etapa começa a se manifestar a partir dos 12 anos em diante. O anterior implica que se está começando a desenvolver um adolescente, que depois vai se transformar num adulto. Pois bem, nessa idade já se é capaz de administrar o pensamento abstrato. Graças a isso, o indivíduo pode começar gerar hipóteses.

A verdade é que gerar hipóteses implica que a pessoa não apenas pensa na realidade, mas que também pensa em como fazer as coisas. Por outro lado, os indivíduos que chegam a essa idade obtêm uma maior compreensão do ambiente que as rodeia e do conceito de causa e efeito.

Conclusão de Piaget sobre essa idade

Ao chegar a essa etapa, a capacidade de raciocinar do indivíduo se centra principalmente em ir contra os feitos. Na verdade, é na adolescência que começa a desenvolver sua própria teoria sobre a maneira de ver o mundo. Ainda que a maioria das crianças cheguem a essa etapa, lamentavelmente nem todos conseguem, por isso é comum associar essa incapacidade com uma inteligência mais baixa.

Essas são as 4 etapas de desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget. E resumidamente, para esse famoso psicólogo todo o processo que engloba o desenvolvimento da inteligência pode estar relacionado com um processo de estímulo que abarca 2 aspectos essenciais: a assimilação e a acomodação. 

Por último, é essencial que os pais prestem atenção às etapas de desenvolvimento cognitivo infantil segundo Piaget, com o objetivo de que possam garantir que seus filhos apresentem um desenvolvimento saudável até a idade adulta; o que facilitará o correto desenvolvimento das suas atividades cotidianas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Linares, A. (2007). Desarrollo cognitivo: Las teorías de Piaget y de Vygotsky. Col-legi Oficial de Psicólegs de Catalunya.
  • Piaget, J. (1980). Teoría del desarrollo cognitivo de Piaget. Creative Commons Attribution-Share Alike.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.