Os avós não só educam os netos, os “avoseiam”

Os avós não só educam os netos, os “avoseiam”

Última atualização: 10 novembro, 2017

Há palavras que nos remetem a mais pura infância. De alguma forma, nos fazem lembrar dos momentos preciosos de quando éramos pequenos, essa época que, com muito pouco, éramos verdadeiramente ricos. Se você não acredita, tente pensar nos heróis que marcaram os seus dias mais felizes: os avós. Os avós são responsáveis ​​por fazer os netos felizes, por isso dizemos que eles não apenas educam os netos, os “avoseiam”.

Os avós têm uma magia especial. O papel deles vai muito além da criação dos netos. Para essas almas brilhantes, não é mais o momento de educar, mas de desfrutar. Eles são sinônimo de cumplicidade, muitos mimos e, acima de tudo, de consentir caprichos.

Dizem que os avós não criam seus netos, mas os “avoseiam”. Mas o que significa o neologismo “avosear”? Hoje, queremos falar exatamente sobre isso. Queremos também prestar uma homenagem àquelas pessoas queridas que nos encheram de vida e deixaram marcas que ficarão para sempre nos nossos corações.

Os avós não criam netos, os “avoseiam”

Os avós simplesmente olham com o coração para os filhos dos seus filhos. Orgulhosos, eles observam a passagem do tempo através de seus queridos netos, por quem eles sentem uma devoção e um amor que muitas vezes são difíceis de descrever.

Os avós não só criam netos, mas lhes presenteiam com tudo o que sabem. São fontes de verdade e sabedoria. Através de suas histórias eles nos ensinam sobre justiça, amor e coragem. Eles estão sempre disponíveis para compartilhar as suas experiências e as suas histórias pessoais que constroem identidades, não importa a idade do neto.

Avô com o neto sorrindo

Os avós constroem personalidades, moldando os seus netos com ternura e doçura. Esculpem pessoas com o cinzel da paciência, da prudência e da serenidade. Eles respiram a inocência e expiram um amor sem limites. Revelam segredos e entregam confidencialidade.

“Avosear” significa cantar com ternura, dedicação e máxima devoção. Mas acima de tudo, escutar com toda atenção. É oferecer conforto e o os conselhos mais sábios. É dar aquele incentivo que falta para os netos se animarem e seguirem em frente.

“Avosear” um neto é sinônimo de amar

“Avosear” os netos inclui esquecer as dores físicas e emocionais e libertar-se de corpo e alma. Mas para que tudo isso? Nada mais nada menos do que brincar com os netos, acompanhá-los em suas travessuras tornando-se cúmplice e guia ao mesmo tempo. Reduzir as distâncias de idade, de gerações, e até geográficas.

Os avós não só criam, mas também “avoiseam”. E isso é mais do que evidente quando observamos com atenção esse fator que os torna únicos e especiais. Eles são inesquecíveis, eternos na nossa memória. Tudo por conta do amor incondicional e insuperável que eles sentem pelos seus netos.

Nos avós podemos encontrar os braços que, talvez, por algum motivo não conseguimos encontrar nos nossos pais. Um abraço que cura tudo, um carinho quando mais precisávamos. Um perfume inesquecível que ficará para sempre nas nossas lembranças.

Os avós são sinônimo de tempo de qualidade. Presentes, passeios, doces, aventuras, e muito mais. Donos de um olhar que enche a nossa vida de luz. São como uma estrela lá no alto, que ilumina o nosso caminho e acompanha cada um dos nossos passos.

Os avós não morrem, são eternizados no coração

Os avós são seres mágicos: mesmo que não estejam presentes fisicamente, eles sempre estarão nas nossas vidas. Eles têm o dom de estar mais vivos do que nunca nas nossas memórias. Talvez eles não possam mais segurar as nossas mãos, mas sempre serão o apoio dos nossos corações.

Avó feliz com netos

Esses grandes seres são eternizados em vários momentos: naquela sementinha que plantamos juntos no parque e que hoje cresce sem parar, no cheiro de comida caseira e nas viagens em família. Eles vivem na ajuda que nos ofereceram, nas habilidades que nos ensinaram, e mais do que isso, vivem também naquelas fotos desbotadas que representam tudo o que nós éramos e o que somos.

O legado dos avós se imortaliza em nossos corações com o passar do tempo. Devemos a eles uma parte de quem somos hoje. Eles foram parte essencial da nossa infância e da nossa educação. E graças ao fato de que às vezes nos “avosearam”, eles também são uma parte fundamental do nosso presente e do nosso futuro.

“Certamente duas das experiências mais satisfatórias da vida são ser neto ou ser avô”

-Donald A. Norberg-


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.