Como ajudar seu filho a ler em voz alta?

· 25 de maio de 2018
Ler em voz alta é uma atividade muito benéfica para as crianças. Siga nossas dicas e ajude a melhorar a leitura do seu filho em voz alta, assim como muitas outras habilidades relacionadas.

Ajudar seu filho a ler em voz alta é um exercício que o ajudará a desenvolver a fluência na leitura. Na verdade, é uma maneira maravilhosa de ajudá-lo a alcançar seu potencial máximo e, além disso, fornece inúmeros benefícios acadêmicos.

Tenha em mente que as crianças podem ouvir em um nível mais alto de linguagem do que podem ler, portanto, a leitura em voz alta torna as ideias complexas mais acessíveis. Ler em voz alta estimula as crianças e cria uma associação positiva com os livros e a leitura. Além disso, aumenta sua motivação, curiosidade e memória.

Apoio e motivação

Para as crianças que têm dificuldades, é muito útil ouvir bons leitores em voz alta. Isso permitirá que desenvolvam habilidades de fluência e, consequentemente, melhorem sua capacidade de leitura.

Às vezes, algumas crianças têm dificuldade em ler e se bloqueiam quando confrontadas com um texto. Nesses casos, você deve ter paciência e apoiar a criança. Seu apoio e motivação permitirão que supere a situação.

A motivação para ler é o elemento-chave da participação das crianças na leitura, já que estimula sua paixão.

Benefícios da leitura em voz alta

Ler em voz alta tem inúmeros benefícios para as crianças:

  • Ajuda a fortalecer o vínculo entre mãe e filho.
  • Estimula a pronúncia e permite que a criança enriqueça seu vocabulário.
  • Ajuda a memorizar e aprender melhor.
  • Contribui com riqueza linguística.
  • Exercita a imaginação e a criatividade.
  • Desenvolve a atenção e a concentração.
  • Ajuda a superar medos e construir a autoconfiança.
Como ajudar seu filho a ler em voz alta?

Dicas para ajudar seu filho a ler em voz alta

Se você precisa de conselhos sobre como ajudar seu filho a ler em voz alta, esse é um bom momento para fazer anotações.

1 – Leitura de eco

Esse primeiro conselho é ideal para ajudar seu filho com algum texto mais complexo. Para fazer isso, você deve ser o primeiro a ler, enquanto o pequeno seguirá a página cuidadosamente com o dedo.

Quando você terminar de ler o texto, será hora de trocar os papéis e passar a vez. Agora será ele quem lê e sua função será limitada a ouvir e fazer companhia para que se sinta confortável.

Esse tipo de leitura ajudará a criança a ler com mais fluência, já que ele terá acesso a um modelo de leitura. Ele vai ver onde você faz as pausas e coloca suas entonações. Também o ajudará a ganhar velocidade e precisão.

2.- Leitura em uníssono

A leitura em uníssono consiste em mãe e filho lendo simultaneamente um texto ou parte dele. É uma experiência muito divertida. Como mãe, você deve tentar adaptar seu ritmo de leitura ao do seu filho.

Neste estágio, a criança ainda terá muitas dificuldades para ler, com as quais você deve encorajá-la e fazê-la se sentir confortável. Este segundo conselho oferece os mesmos benefícios semelhantes que a leitura de eco.

Isso significa que ela terá acesso a um modelo de leitura enquanto você aumenta seu nível de apoio. Isso também a ajudará a melhorar sua velocidade de leitura, precisão e expressão.

“Algumas crianças têm dificuldade em ler e se bloqueiam quando confrontadas com um texto individualmente. Nesses casos, você deve ter paciência e dar apoio “

3 – Companheiros de leitura

Nesta terceira atividade, a criança deve ler um texto enquanto a mãe segue, ouve e faz comentários conforme necessário. Essa abordagem permitirá que seu filho leia mais fluentemente, especialmente por causa do nível de apoio e feedback; Ao receber comentários sobre sua leitura, a criança poderá corrigir os erros.

Esse método de leitura, portanto, promove maior precisão. Além disso, é muito motivador para a criança.

Como ajudar seu filho a ler em voz alta?

4.- Leitura criativa

Esta última dica pode ser muito útil para motivar as crianças a lerem em voz alta. Neste caso, trata-se de ler com seu filho de maneira criativa; Você deve adaptar a voz ou as mensagens às situações que ocorrem no livro.

Por exemplo, você pode tentar fazer diferentes tons de voz ao falar com diferentes personagens ou até fazer o sotaque de algum personagem que é internacional. Quando a história tiver um efeito sonoro, você deve aproveitar ao máximo. Sons de animais funcionarão perfeitamente e envolverão as crianças na leitura.

Finalmente, é necessário enfatizar que ajudar seu filho a ler em voz alta proporcionará benefícios em longo prazo para a criança, como pensar melhor ou se apaixonar pela leitura. Também tem benefícios imediatos, como o prazer de realizar uma tarefa com seu filho e passar tempo com ele.