Como corrigir o comportamento rebelde do seu filho adolescente

21 de julho de 2018
Alguns pais perdem o controle quando seus filhos chegam à adolescência. Saiba como corrigir o comportamento rebelde do seu filho adolescente.

Na adolescência, os pais se dão conta de que seus filhos têm outros interesses e, constantemente, há atritos. Por isso, queremos falar para você sobre como corrigir o comportamento rebelde do seu filho adolescente.

O mais importante que queremos que destacar é que ele ou ela continuam sendo seus filhos. Isso significa que precisam receber sua atenção e sua proteção como pai ou mãe. No entanto, a forma de exercer o papel deve se fortalecer.

Mantenha sua posição de pai ou mãe

O primeiro passo para corrigir o comportamento rebelde do seu filho adolescente é entender que não é o momento de se tornar o melhor amigo dele. Não dizemos a você que se torne um tirano, porque isso também não seria saudável. O que é preciso nesse aspecto é que fique bem claro que você é o adulto.

Se você não mantém esse papel, seu filho se sentirá confuso. É importante que se estabeleçam as regras que forem necessárias e que sejam modificadas as que não estiverem funcionando. O respeito também deve prevalecer a todo o momento.

Leve em consideração que existem assuntos nos quais você pode, e, inclusive deveria, pedir a opinião dele. Mas, não perca o controle sobre os aspectos que possam influenciar na saúde, bem-estar e educação do seu filho. Dessa forma, ele pode escolher o estilo de roupa que quer usar, mas não pode decidir deixar a escola só porque não gosta de estudar.

Estabeleça limites bem definidos

Você já pensou se o comportamento rebelde do seu filho adolescente se deve ao fato de ele não conhecer limites? Antes falamos sobre estabelecer regras e deixar claro que você é o adulto no comando. Mas, você já disse para ele, claramente, o que espera dele?

Como pai, dê tempo ao seu filho para analisar e saber o que você espera dele e o que é importante: suas qualificações, manter um horário de chegada em casa, comportamentos aceitáveis, cumprimento das tarefas de casa. Já que você tem claro isso em sua mente, você deve dizer isso ao seu filho.

Talvez você veja como sinal de rebeldia que seu filho não arrume o quarto e deixe tudo jogado pelo chão, mas nunca disse a ele que deve manter tudo em ordem. Fale de forma clara e tranquila o que você espera dele ou dela e quais são os comportamentos aceitáveis.

Estipule consequências

O comportamento rebelde de seu filho adolescente pode se manifestar através de gritos, palavrões e desrespeito às regras da casa. Nesse ponto, estabeleça castigos apropriados ao erro cometido.

Leve em consideração que a adolescência é a fase de maior rebeldia na vida. Os jovens testam os seus limites e sua resposta. Uma vez que tenham chegado ao ponto de ultrapassar tais limites, você deve impor um castigo que seja significativo.

Você pode tirar deles o que eles mais gostam, mas algo que não lhes faça mal. Dois bons exemplos são o celular e o videogame. Além disso, você pode suspender alguma autorização ou atividade, sempre que isso não afetar o restante das obrigações que seu filho tem que cumprir.

Já tendo estabelecido o castigo, não o retire nem aceite negociações. Os jovens podem ser muito convincentes e insistentes. Lembre-se, simplesmente, de que todo castigo não cumprido é um limite que foi ultrapassado.

Mantenha o respeito mútuo

comportamento rebelde

Mesmo se o comportamento rebelde de seu filho adolescente abrange a falta de respeito, como pai, você deve evitar cair no jogo dele. Pense que dizer coisas desagradáveis ou que o magoem desgasta seu relacionamento e isso é o que você não quer que aconteça.

Procure manter a calma em todos os momentos. Se você estiver muito exaltado, será melhor deixar a conversa para depois e retomá-la quando você estiver mais calmo. É provável que seu filho peça desculpas quando conversar com você sobre a situação horas depois. Nesse ponto, aceite a desculpa e imponha um castigo correspondente ao erro por ele cometido.

Não leve para o lado pessoal

O comportamento rebelde de seu filho adolescente é uma das formas que ele tem para descobrir o mundo. Lembre-se de que ele está em uma fase na qual busca conhecer o mundo, definir sua identidade e descobrir do que gosta.

A pior coisa que você pode fazer é pensar que ele só busca magoá-lo. Dê um tempo para conversar com ele e observar suas ações. Você verá que, ao mesmo tempo em que ele busca encontrar seu lugar no mundo e se separar da mamãe e do papai, ele também tem dúvidas e medos.