Como deve ser o berço do bebê?

· 9 de maio de 2018
O berço do bebê deve ser seguro e confortável. Os pediatras recomendam que seja espaçoso, confortável e estável. Não importa a sua forma, se é reto ou arredondado, o importante é que seja seguro para o bebê.

Pensar no quarto do bebê que está a caminho é muito emocionante. Os pais tendem a caprichar muito na decoração. Mas além de comprar ou arrumar um berço que respeite as medidas de segurança, também é importante considerar outras questões.

Por exemplo, o berço deve ser colocado em um lugar que fique longe de fontes de calor ou de frio, como a janela, evitando a exposição a correntes de ar. Além disso, não deve ser colocado embaixo de quadros ou prateleiras. Também não coloque objetos perto do berço que possam cair no bebê. Os brinquedos, portanto, devem ficar fora do berço.

Acima de tudo, preste atenção no material que o berço é feito. Os vernizes, tintas ou demais decorações utilizadas na sua fabricação não podem ser tóxicos.

O berço deve ser seguro

É muito importante que o berço tenha uma altura interna mínima de 60 centímetros. Ou seja, do ponto mais profundo do berço até o ponto mais alto da cerquinha.

Se o berço tiver barras, a separação entre elas deve ser de 4,5 cm a 6,6 cm para evitar que o bebê coloque a cabeça entre elas e fique preso. O berço pode ter duas ou mais rodas, das quais pelo menos duas devem ter travas.

As medidas do colchão devem ser adequadas para o berço. Se o colchão for muito pequeno, os vãos entre ele e o berço podem prender a perna ou o braço do bebê. Entre o colchão e o berço não deve haver um espaço de mais de 2 centímetros de cada lado. O colchão deve ser apropriado para bebês: resistente, transpirável e não muito macio para que o bebê não afunde prejudicando a sua coluna.

Além disso os pediatras aconselham colocar uma capa com zíper no colchão e um protetor de colchão. Atualmente, existem capas antiácaros e colchões com enchimento hipoalergênico.

É desaconselhável o uso de travesseiro para crianças de até 2 anos, por conta do risco de asfixia. A partir desta idade, pode-se começar a usar desde que seja bem baixo.

Localização do berço

Nunca coloque perto do berço objetos que possam cair sobre o bebê. Também não decore o berço com fitas pois elas podem ser perigosas para o bebê. Assim, os brinquedos devem ficar fora do berço para evitar que a criança se machuque.

Além disso os pais devem decidir se o bebê vai dormir em um quarto separado ou se vai dormir no mesmo quarto que eles. Se for no mesmo quarto, devem pensar se o bebê dormirá em um berço separado, na mesma cama ou ainda em um berço acoplado à cama dos pais, pelo menos nos primeiros meses.

Enquanto o bebê ainda for muito pequeno é importante que ele fique perto da mamãe e do papai. Dessa forma eles podem cuidar e atender rapidamente qualquer situação como, por exemplo, se o bebê engasgar com a própria saliva, vomitar ou ficar com febre.

Se você deseja colocar uma babá eletrônica, dê preferência àquelas sem fio. Entre 2004 e 2010 a comissão de segurança dos Estados Unidos recebeu sete relatórios de bebês que se estrangularam com os cabos desses aparelhos.

“Você verá o meu corpo tornar-se um berço para que o filho dos seus sonhos nasça”.

– Laura Victoria, poeta, jornalista e diplomata colombiana –

O enxoval, além de estético, também tem um papel importante. Não coloque travesseiro no berço de crianças com menos de 2 anos, principalmente para evitar o risco de morte súbita. O ideal é que a criança durma em um colchão plano com um lençol com elástico.

Os cobertores e até mesmo os bichinhos de pelúcia devem ser evitados quando o bebê estiver dormindo.

Atualmente existem berços que favorecem o contato pele com pele com o bebê, outros apresentam um modelo conversível e podem se transformar em móveis para as crianças, como uma cômoda ou uma escrivaninha para quando o bebê não dormir mais lá.

Os berços modernos também respeitam padrões internacionais de segurança, um ponto que os pais devem considerar na hora de planejar onde o bebê vai dormir. Da mesma forma, é muito importante prestar atenção em como se coloca o bebê no berço.

Os especialistas recomendam colocar os bebês para dormir de barriga cima, seja quando ele for tirar uma soneca ou quando for dormir durante a noite.