Como construir um casamento bem-sucedido?

· 6 de fevereiro de 2017

Provavelmente você já ouviu falar que mais da metade dos casamentos termina em divórcio. Não deixe que isso aconteça com você. A verdade é que o segredo de um casamento bem-sucedido vai muito mais além de gostar das mesmas coisas, estimular o intelecto, compartilhar a mesma origem, ter bom humor ou fazer sexo.

As coisas são mais complicadas do que parecem. Uma boa relação exige trabalho duro para fazer o casamento dar certo. Se seu casamento estiver em um momento difícil ou se você estiver no ápice da felicidade matrimonial, não perca nossas recomendações. Aqui estão algumas dicas de grande ajuda.

Confiança: a chave do casamento bem-sucedido

Um casamento bem-sucedido não começa nem sobrevive sem confiança. Você somente deveria decidir unir sua vida à de outra pessoa se acredita que pode haver nela um espaço emocional seguro pra você. Da mesma forma, você também deve criar um espaço desse tipo para essa pessoa.

Isso é possível conquistar ao desenvolver uma boa comunicação com seu parceiro, conversando sempre. Assim, a boa comunicação não se baseia em falar, mas também em ouvir sem criticar. Expressar suas necessidades sem medo de rejeições e tentar suprir essas necessidades de uma forma positiva para ambos.

Respeito, amor e compaixão

casamento bem-sucedido

Essas três características sempre estão relacionadas a um casamento bem-sucedido. O respeito entre o casal é fundamental. Ele pode ser demonstrado quando consideramos as necessidades e as prioridades do nosso companheiro. Isso somente vai acontecer quando você sentir amor de verdade.

A compaixão é um sentimento que nasce do amor. Ela cria em nós a necessidade de cuidar, amar e respeitar o outro sem esperar nada em troca. É simples: o bem-estar do outro é a coisa mais importante.

O resultado disso é uma reciprocidade estável e forte. A reciprocidade existe quando esses sentimentos e o desejo de construir uma boa relação são correspondidos. Se esses valores são levados em consideração o casal vai proporcionar alegria e felicidade ao lar. Inclusive nos momentos de dificuldade.

Objetivos em comum

Duas pessoas vão continuar unidas quando seus caminhos estiverem entrelaçados e ambas possuírem um mesmo objetivo na vida. Unir sua vida e seu tempo à outra pessoa não será possível se você estiver buscando conquistar uma determinado objetivo e seu companheiro desejar outro totalmente oposto.

Se vocês não têm metas em comum, então estarão de lados opostos. Nesse caso, não existe um fator comum para ambos e, assim, pouco a pouco o casamento vai se desfazendo.

Não se trata de ambos quererem fazer as mesmas coisas sempre. Mas sim de dar a mesma importância a determinados valores e de possuir objetivos semelhantes e conciliáveis. Por exemplo, duas pessoas que acreditam que o crescimento profissional é vital vão funcionar bem juntas. Mesmo que os empregos delas sejam exigentes e diferentes.

Paciência

A paciência com seu companheiro permite que você se aproxime dele. Os desafios e as desavenças sempre vão aparecer, seja em um casamento bem-sucedido ou não. Essas situações podem, inclusive, chegar a dificultar uma relação. São nesses momentos que você precisa saber como enfrentar os problemas sem se irritar demasiadamente. Sempre mantenha a tolerância o máximo de tempo que puder.

casamento bem-sucedido

Nessas fases, você vai adquirir um conhecimento mais profundo sobre o que não gosta ou considera negativo no seu companheiro. Se você souber lidar com tudo isso vocês serão capazes de encontrar a paz e o amor para continuar juntos.

O perdão

O perdão é algo tão purificador que muda a vida das pessoas e transforma seus corações. Ele é praticado no dia a dia pelos casais que possuem um casamento bem-sucedido. O perdão fortalece e contribui para a união familiar e a confiança.

Mas saiba que estamos falando de um perdão que desculpa e supera as situações de desacordos que saem do controle. Não somos a favor de permitir ou manter uma relação na qual a violência predomina.

Casamento é crescer em parceria

O casamento é uma ótima oportunidade de compartilhar a vida com alguém. É descobrir e conhecer tudo sobre essa pessoa. Esse processo de descobrimento nem sempre é fácil. Mas pode se mostrar muito gratificante quando você sabe como administrar.

Há quem ache que lutar para manter um casamento bem-sucedido pode chegar a ser muito destrutivo e negativo. Mas você deve saber diferenciar um casamento que vale a pena salvar de um que faz mal.

O primeiro pode dar muito trabalho, mas o resultado será positivo. Para o segundo, é melhor colocar um fim. Você sabe que vive em um relacionamento que faz mal quando se sente infeliz ou com medo do seu companheiro.