A importância de cuidar do bebê quando ele chorar

· 24 de dezembro de 2018
Especialistas afirmam que a inteligência emocional se desenvolve melhor com o vínculo estabelecido através do contato e do calor corporal.

Cuidar do bebê quando ele chorar é essencial, pois contribuirá positivamente em seu desenvolvimento emocional. O choro é meio que o bebê tem para pedir ajuda. Por isso, é imprescindível atendê-lo quando chorar.

Segurar o bebê em seus braços o ajuda a desenvolver melhor a sua inteligência emocional.

O bebê tem apenas o choro como meio de se expressar. Instintivamente, seu choro indica que ele se sente em perigo. É por isso que “chama” sua mãe para dizer que sente ou quer alguma coisa:

  • Fome
  • Frio
  • Cansaço
  • Sono
  • Dor
  • Desconforto
  • Desejo de companhia

Os benefícios de atender o choro do bebê

Há aqueles que pensam que atender o bebê quando ele chora pode deixá-lo mal-acostumado. No entanto, este é um preconceito sem fundamento. Deixar o bebê chorar por muito tempo faz com que ele se sinta sozinho e inseguro.

quando ele chorar

Lembre-se de que antes de vir ao mundo o bebê estava no ventre, um lugar onde tinha abrigo, calor e conforto o tempo todo. Uma vez que chega ao mundo exterior, é difícil se acostumar com as mudanças.

Devemos cuidar do bebê quando ele chora para ajudá-lo a se adaptar adequadamente ao novo mundo que o cerca. O mundo é um lugar hostil para ele.

Um bebê que acaba de sair do ventre espera receber atenção e se sentir à vontade. Agora que ele está fora do corpo de sua mãe, precisa de uma experiência semelhante, a qual encontrará em seus braços.

O estudo coordenado por Darcia Narváez, professora de psicologia da Universidade de Notre Dame nos Estados Unidos, demonstra que os bebês que são atendidos quando choram se tornam indivíduos com um bom desenvolvimento emocional.

Esses bebês se tornam pessoas com melhor saúde mental, maior segurança e capacidade de adaptação, e inclusive apresentam melhor produtividade.

Narváez observou que “as pessoas que quando eram bebês não costumavam receber atenção ao chorar tendem a reagir mais ao estresse e acham mais difícil se acalmar”.

As necessidades humanas vão além das carências físicas. Portanto, um indivíduo precisa de carinho e atenção para poder crescer de forma saudável.

Os bebês que não são atendidos ao chorar tendem a se tornarem indivíduos com uma sensação marcada pelo abandono, pela insegurança e são mais propensos à ansiedade e à depressão.

quando ele chorar

Atender o bebê quando chora: o bom desenvolvimento emocional

A atenção emocional e o contato físico ajudam o bebê a se desenvolver melhor. O choro não deve ser interpretado como sinal de mau comportamento, mas como uma chamada de atenção que devemos escutar.

Nesta fase inicial de sua vida, o bebê só sabe pedir ajuda através das lágrimas. Se cuidarmos dele adequadamente, pouco a pouco a frequência com que o bebê chora diminuirá.

O amor garantirá ao bebê uma vida emocional saudável, permitindo-lhe estabelecer vínculos estáveis.

Um bebê cuidado se sentirá amado e com certeza feliz. O importante é saber que tudo o que uma mãe pode fazer por seu bebê hoje dará frutos amanhã.

O amor é uma das nossas primeiras necessidades como seres humanos e um dos pilares fundamentais para uma vida saudável. É tudo uma questão de prestar atenção e saber como distinguir as necessidades do nosso bebê.

Saber como distinguir o que o bebê está pedindo é essencial para atender às suas necessidades e, portanto, para ajudá-lo a se desenvolver adequadamente.

Embora seja verdade que isso leva tempo, a paciência será o seu melhor aliado. O mais importante é cuidar do bebê quando ele chora para que possa crescer saudável e feliz.