Meu bebê não para de chorar! O que fazer?

· 7 de março de 2019
Quantas vezes você já se perguntou por que seu bebê não para de chorar? E sem saber como acalmá-lo imediatamente! Isso é, sem dúvida, algo frustrante e estressante, porque você sabe que algo acontece com ele, mas não consegue encontrar uma maneira de ajudá-lo.

O choro de uma criança é sua maneira de se expressar. No entanto, quando se trata de algo constante, já excede o limiar da nossa paciência. Muitas mães e pais exclamam “meu bebê não para de chorar!” E não sabem o que fazer. Neste artigo, vamos ajudar você a reverter essa situação.

Meu bebê não para de chorar: isso é normal?

O choro de uma criança pode ser doloroso, tornar-se nosso pior pesadelo e nos impedir de desfrutar a paternidade ou maternidade. Certamente, você já ouviu alguns pais dizerem: “Meu bebê não me deixa dormir de tanto que chora”, e você os vê com grandes olheiras e com um humor do “cão”.

Além disso, eles podem se resignar e se dar por vencidos, dizendo que o bebê chora “porque é normal”. Embora seja verdade que as crianças usam o choro para comunicar o que sentem ou precisamtambém é verdade que não devem passar o dia todo chorando.

Mas então, quando o choro é normal e quando é excessivo? Nem todas as crianças são iguais. Você já sabe disso com certeza.

Além disso, você também deve ter em mente que os recém-nascidos choram mais. Tudo é novo para eles, assim ainda não conhecem seus corpos e suas emoções.

Meu bebê não para de chorar

Meu bebê não para de chorar! Mas por quê?

Para resolver o problema do choro do bebê, o primeiro passo é determinar por que ele chora tanto. Um dos motivos mais comuns são as cólicas que ocorrem nos primeiros meses de vida. Elas são caracterizadas por causar dor de estômago, gases, vômitos, diarreia ou constipação. Dessa forma, podem ser realmente muito irritantes.

A criança também pode chorar porque está com fome. Talvez o leite materno não satisfaça completamente seu apetite, e ela precise de fórmula. Consulte um pediatra para receber conselhos adequados sobre o caso do seu pequeno.

Por outro lado, o choro pode ser devido ao bebê ser sensível a altas temperaturas, estar com roupas muito justas, não conseguir suportar que a fralda esteja molhada ou estar com muito sono porque não dorme bem.

Além disso, você sabia que há bebês mais nervosos e que alguns ambientes não lhes proporcionam a calma de que precisam? Essa é geralmente uma razão pela qual eles choram sem parar.

Talvez, nesse caso, seja conveniente recorrer a alguma técnica musical ou até mesmo levá-lo para um parque ou para dar uma volta de carro. A mudança de ar poderá ajudá-lo a reduzir a ansiedade ou o estresse.

Você deve considerar que nem todas as crianças são iguais. Além disso, tenha em mente que os recém-nascidos choram mais.

Meu bebê não para de chorar e não consigo acalmá-lo!

Esse é um problema comum, principalmente em pais de primeira viagem. Normalmente, eles não sabem como acalmar o choro de seus filhos. E, claro, isso os deixa muito nervosos.

O que eles podem não saber é que esse mal-estar é transmitido ao bebê, e talvez essa seja a razão pela qual todas as técnicas falham.

Então, como primeiro passo, papai e mamãe devem tentar ficar calmos. Eles podem usar uma técnica de meditação ou respiração, saírem a sós por um tempo, tomar um chá de ervas ou tirar uma soneca para acalmar um pouco os nervos.

pais tentam acalmar choro do bebê

Uma vez que recuperem a calma, devem segurar o bebê nos braços e colocá-lo no peito para que ele sinta o batimento cardíaco da mãe ou do pai. Alguns indicam que a camisa deve ser tirada para que o contato seja pele contra pele. Além disso, canções de ninar, músicas e carícias podem ajudar muito.

Outra opção é usar o método “The Hold“, inventado por um médico dos Estados Unidos, que acalma o choro em questão de segundos. Esse método consiste em “sentar” o bebê em uma de suas mãos, primeiramente.

Então, com a mão livre, posicione os braços como se você tivesse lhe dando um abraço. Segure-o com a mão na altura do peito e incline-o a 45°, tomando cuidado para que a cabeça do pequeno não vá muito para frente.

Finalmente, você deve balançar para frente e para trás e executar movimentos suaves com seu quadril sempre de forma circular. Você vai ver como seu bebê se acalma imediatamente!

Se você alguma vez já disse “meu bebê não para de chorar”, recomendamos essa técnica, uma vez que você já tenha descartado qualquer problema de saúde ou desconforto na criança. 

Além disso, o pediatra poderá ajudá-la se você for uma mãe de primeira viagem e não souber como acalmar seu bebê. Portanto, não hesite em consultá-lo!

  • Epstein, R. (2012). Crying babies. Journal of Contextual Behavioral Science. https://doi.org/10.1016/j.jcbs.2012.05.001