Vantagens de ser mãe a partir dos 40

Vantagens de ser mãe a partir dos 40

Última atualização: 06 setembro, 2017

Até alguns anos atrás, falar sobre as vantagens de ser mãe a partir dos 40 anos seria uma loucura. Complicações durante o parto, risco à vida da mãe e, inclusive, altos riscos de aborto eram somente alguns dos problemas mais conhecidos. Hoje em dia, as previsões são bastante positivas.

Estudos recentes demonstraram que com consultas mensais e cuidados adequados não há motivos para aparecerem problemas. Muitos mitos foram descartados graças aos avanços na medicina e a uma maior divulgação dos exames pré-natais. Assim, muitas mães conseguiram ver seus sonhos serem realizados.

Por isso é indispensável pensar nas numerosas vantagens de ter um bebê depois dos 40 anos. Tanto em nível físico como mental, as mudanças que ocorrem com a chegada de um bebê são muito mais benéficas do que geralmente costuma-se acreditar.

Vantagens da maturidade em nível fisiológico de ser mãe a partir dos 40

As habilidades mentais melhoram

Ocorre um aumento da acuidade mental, associado à resolução de problemas e a uma melhora da capacidade verbal. Segundo estudos publicados no Journal of the American Geriatrics Society, isso se deve aos hormônios que interferem na gravidez.

Um deles, a progesterona, é o responsável por desenvolver o tecido cerebral. O outro, o estrogênio, exerce uma influência muito benéfica na estrutura do cérebro.

Alimentação e vidas mais saudáveis

Em uma idade mais avançada a alimentação de uma pessoa costuma ser muito mais saudável que a de uma mulher mais jovem. A atenção em relação a consumir alimentos de qualidade e possuir uma dieta saudável aumenta e, certamente, o interesse sobre como isso pode afetar o feto e o próprio corpo também. Nessa idade, estamos mais conscientes dos riscos e, portanto, o interesse por se cuidar aumenta. 

40

Vantagens da maturidade em nível mental

Estabilidade profissional e econômica

A partir dos 40 é mais comum possuir estabilidade profissional e econômica. Há a tranquilidade de poder manter um bebê ou futuros bebês sabendo que não vai lhes faltar nada. As aspirações profissionais já foram alcanças, e é quase impossível que uma criança possa influenciar negativamente nas suas ambições.

Equilíbrio mental e emocional

A mulher está mais preparada para lidar com a gravidez e a nova vida de mãe. A maturidade é muito mais adequada na hora de se adaptar às mudanças e tudo acaba sendo mais tranquilo. Além disso, a sensatez da idade proporciona uma paz que uma mulher mais jovem ainda não adquiriu. A experiência que se viveu com outras situações vitais importantes permite que a mãe não se aborreça com qualquer besteira.

40

Não culpa os filhos

Muitas mães jovens acabam culpando seus filhos. Elas olham para trás e acham que perderam grandes oportunidades de viver sua juventude e que a culpa é das crianças. Muitas mulheres passam por essa situação que, além de egoísta, é injusta.

Uma das vantagens de adiar a maternidade é que se elimina o risco de passar por essas frustrações. Quando uma mulher de mais de 40 anos decide ser mãe é porque ela sente que já viveu o que gostaria de viver e deseja dar mais um passo na sua vida.

Para os pais, os filhos não são um brinquedo, nem a realização da sua necessidade de viver, nem substitutos das suas ambições insatisfeitas. Os filhos são a obrigação de formar seres felizes.

-Simone de Beauvoir-

Consciência da decisão tomada

Tendo um companheiro ou não, a escolha foi planejada. Foram levados em consideração todos os prós e os contras e, geralmente, a mulher sabe o que quer. A mãe está consciente de como a gravidez vai afetar todos os âmbitos da sua vida e se sente preparada para enfrentar as mudanças. É improvável que o bebê tenha sido fruto de uma decisão rápida e pouco refletida. Não existem as inseguranças e as dúvidas que costumam surgir em outras idades.

Conselhos para levar em consideração se você vai ser mãe a partir dos 40

  • Se você decidiu ser mãe a partir dos 40 anos é imprescindível consultar seu ginecologista e seu médico de confiança. 
  • É muito importante realizar check-ups todos os meses e estar a par do estado de saúde do bebê.
  • Nessa idade a facilidade de engravidar diminui. Não é impossível, mas também não se deve descartar a utilização de outros meios, como a reprodução assistida, por exemplo.
  • A energia é menor que em outras idades. Porém esse fator não tem porque ser um problema.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lampinen, Reeta et al. “A review of pregnancy in women over 35 years of age.” The open nursing journal vol. 3 33-8. 6 Aug. 2009, doi:10.2174/1874434600903010033
  • Dietl, A et al. “Pregnancy and Obstetrical Outcomes in Women Over 40 Years of Age.” Geburtshilfe und Frauenheilkunde vol. 75,8 (2015): 827-832. doi:10.1055/s-0035-1546109
  • Meet the mums in their 40s: four stories of having a baby later in life. The Guardian. Opinion- Pregnancy. 2016.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.