5 coisas que um superpai faz!

17 de novembro de 2016
Ser papai é difícil e muitas vezes muitos pais podem pensar que não são tão importantes na família. É tempo de se convencer de que o que você pode oferecer é inestimável, você é indispensável!

Se alguma vez você já se perguntou como ser um superpai, através deste artigo analisaremos cinco superpoderes que podem lhe ajudar a consegui-lo. A verdade é que não é fácil ser um bom pai; porém, existem muitas estratégias que são de grande utilidade. Muitos homens encontraram sábios conselhos que beneficiaram enormemente tanto a eles como suas famílias. Descubra como ser um superpai!

1. O superpai tira tempo para a sua família

Sem dúvidas você já faz muito por eles com a finalidade de que tenham comida e teto. Ainda assim, se não dedicar-lhes tempo suficiente podem pensar que você se preocupa mais com outras coisas – como o trabalho, os amigos ou os lazer do que com eles.

E quando um superpai deve começar a passar tempo com seus filhos? O vínculo da mãe com o bebê começa antes mesmo que ele nasça. Nas dezesseis semanas de concepção a criança já começa a ouvir. Nesta etapa, o superpai também pode começar sua própria relação com o bebê. Como? Escutando os batimentos de seu coração, sentindo seus chutes, conversando e cantando para ele.

Estar conectados com o bebê, senti-lo e conversar com ele são atitudes que contribuem para criar um vínculo afetivo bem cedo com o filho que nascerá.

2. O superpai sabe se comunicar

Saber se comunicar com os filhos implica em saber escutá-los e aprender a não reagir de forma exagerada diante do que dizem.

Se seus filhos têm medo que você perca as estribeiras e os critique severamente não se sentirão com liberdade para expressar o que pensam e o que sentem. Mas se os escuta com calma lhes demonstrará que se interessa de coração por eles e será mais provável que se abram com você.

shutterstock_130240259-500x334

3. O superpai disciplina seus filhos com amor e os elogia

Quando disciplinar seus filhos faço-o porque os ama e quer que eles se saiam bem na vida não porque se sente decepcionado ou com raiva. Disciplinar envolve aconselhar, corrigir, educar e castigar quando for necessário.

Agora, a disciplina surte um efeito melhor quando o pai tem o costume de elogiar seus filhos. Os elogios enriquecem o caráter da criança, pois fazem com que se sinta reconhecida e valorizada. Se você procurar por oportunidades para elogiar seus filhos, os ajudará a aumentar sua autoestima e lhes dará um incentivo para que não deixem de fazer o que é correto.

4. O superpai é a outra metade da laranja

O apoio e o amor que você dá a sua esposa é provavelmente um dos melhores presentes que pode dar aos seus filhos. A realidade é que quando existe uma relação de apoio mútuo, sua esposa é uma mãe melhor em consequência do seu apoio, amor e conselhos. Em outras palavras, quando você se esforça em seu papel como esposo indiretamente está fazendo um trabalho fenomenal também como pai. Ninguém mais pode fazer isso, só você. Seja um superpai e herói para seus filhos. É tempo de internalizar esta mensagem e não somente acreditar nisso, mas também saber que está fazendo um trabalho de suma importância; você é pai e portanto, é indispensável.

5. O superpai brinca com seus filhos de forma única

É um fato que o pai brinca com seus filhos de uma forma que a mãe não faz; e isso é muito bom, pois os filhos precisam dos dois. Usualmente os pais brincam de forma muito mais física e motivam os filhos a fazerem muito mais com seus corpinhos, coisa que às vezes as mães não fazem, pois têm a tendência de serem cuidadosas demais. Este aspecto é muito importante, pois manda a mensagem de que acreditamos neles e em sua capacidade de fazer muito mais do que eles mesmos imaginam.

shutterstock_202467550-500x334

É óbvio que ser um superpai vai mais além dos cinco pontos tratados aqui e que por mais que nos esforcemos é impossível ser um pai perfeito. Porém, ao aplicar estes superpoderes com amor e equilíbrio, sem dúvidas você conseguirá ser um superpai!