O que você deveria saber?

Seu filho tem uma personalidade própria que vai se definindo cada vez mais. É normal que você tenha dúvidas, que não entenda por que ele exige tanto, por que às vezes faz birra ou demonstra uma necessidade de apego tão intensa. Em “Sou Mamãe”, queremos oferecer conselhos para favorecer uma criação e uma educação respeitosas, sempre atenta às necessidades existentes por trás dos comportamentos infantis.

3 técnicas para aumentar o autocontrole infantil

O autocontrole é a capacidade de controlar o próprio comportamento, gerenciando emoções, sentimentos e pensamentos. Porém, nos primeiros anos de vida, durante a fase infantil, as crianças não têm essa habilidade desenvolvida. Por isso, elas precisam treiná-la, trabalhá-la e praticá-la…

O tédio estimula a criatividade infantil

Certamente, podemos afirmar que o tédio estimula a criatividade infantil. Cada vez mais, na sociedade atual, nos deparamos com obstáculos culturais que nos fazem crer que as crianças devem estar constantemente ativas e entretidas. Mas, isso poderia atrapalhar o desenvolvimento…

Os terríveis dois anos

Os dois anos são uma fase de grandes mudanças fisiológicas e psicológicas para as crianças, quase como uma pequena puberdade. Elas começam a exigir autonomia e expressar sua personalidade de maneiras que, às vezes, podem deixar os adultos desesperados.

Crianças com necessidades especiais

As crianças que, devido à sua situação específica, tenham necessidades especiais diferentes das outras crianças, devem ser atendidas com uma série de cuidados especiais. Trata-se de crianças com necessidades especiais de saúde, mas também de crianças com dificuldades de aprendizado…

O jogo simbólico para crianças com autismo

O autismo é um transtorno do desenvolvimento neurológico caracterizado por significativas deficiências na comunicação e na interação social e pela presença de interesses restritos e comportamentos repetitivos. Esses sintomas fazem com que, em muitos casos, o jogo simbólico não se…