Os sabores do leite materno durante a amamentação
O sabor do leite materno é principalmente doce, devido à lactose que contém. No entanto, existem vários fatores pelos quais pode ter seu sabor alterado ao longo da amamentação. Continue lendo para saber mais neste artigo.
Durante a gravidez, o líquido amniótico também adquire diferentes sabores, dependendo da dieta da mãe. Por isso, mais tarde, ao iniciar a alimentação complementar, alguns sabores dos alimentos que a mãe mais consome serão familiares. Isso também ocorre com a amamentação. Por isso, é fundamental que a mãe realize uma alimentação variada e equilibrada durante a gravidez e a amamentação.
Sabor do colostro
O colostro é o primeiro leite que o bebê recebe. É amarelado, denso e fornece todos os nutrientes que o recém-nascido precisa. Possui alta concentração de IgA, o que é especialmente importante para o sistema imunológico do pequeno. Seu sabor é bastante salgado, devido ao seu alto teor de sódio e cloro. Assim que a mãe começa a produzir leite maduro, por volta da segunda semana, ele fica mais doce.
A mastite e o sabor de leite
Quando há ingurgitamento ou mastite, o leite fica mais salgado. Nesses casos, pode ser que algumas crianças não gostem do sabor e rejeitem. No entanto, em nenhum caso isso significa que o leite é ruim, podendo ser tomado perfeitamente. De fato, durante a mastite ou obstrução, é muito importante colocar o bebê no peito com muita frequência ou extrair o leite para ter uma boa drenagem da mama.
O sabor do leite extraído
O leite extraído pode ter um sabor bastante azedo ao paladar por causa da lipase. Trata-se de uma enzima responsável por quebrar a gordura do leite para que seja melhor digerida pelo bebê. O alimento adquire um cheiro e um sabor tão fortes e azedos que nos dá a sensação de que está em mau estado. No entanto, se você extraí-lo e guardá-lo corretamente e com a devida higiene, não há motivo para preocupação.
O leite pode ser perfeitamente consumido pelo bebê. Isso, sim, você deve ter em mente que enquanto alguns bebês não se importam com esse sabor, outros podem rejeitá-lo. Portanto, deve ser escaldado antes do congelamento.
O sabor do leite e a alimentação da mãe
Muitas vezes, o sabor que o leite materno adquire está ligado à alimentação da mãe. Nesse sentido, a alimentação da mulher condiciona os sabores que o bebê prova. Assim, quanto mais variedade de alimentos a mãe consumir, maior será o leque de novos sabores que o pequeno terá.
Manter uma dieta balanceada que incorpore uma grande variedade de alimentos ajudará o bebê a se familiarizar com vários sabores. Isso permitirá que o gosto da criança por diferentes alimentos seja enriquecido e, possivelmente, ela receberá muito melhor a alimentação complementar, pois reconhecerá os sabores.
O sabor do leite durante a menstruação
Durante a menstruação, o leite também muda um pouco de sabor e fica um pouco mais salgado. Enquanto alguns bebês não se importam com essa mudança, outros percebem e mamam um pouco menos por alguns dias. No entanto, será uma questão de dias para que tudo volte ao normal.
O sabor do leite durante a gravidez
Quando uma mulher engravida durante a amamentação, o leite materno muda rapidamente sua composição. Portanto, também muda seu sabor. Assim, o alimento adquire um sabor salgado bastante perceptível e, às vezes, faz com que os bebês se recusem a mamar. De fato, durante a gravidez, muitos bebês desmamam sozinhos.
Nutrição adequada é fundamental
Como você pode ver, muitas vezes o sabor do leite pode mudar durante a amamentação. Depende do momento fisiológico em que nos encontramos, bem como de outros fatores externos que as mães podem controlar, como a alimentação.