O amor é a principal fonte de estimulação das crianças

· 2 de novembro de 2016

O amor é a demonstração de afeto mais sublime. Ele tem o poder de geral emoções que estimulam as crianças a conquistar seus sonhos e metas de acordo com a idade delas. Neste post mostraremos as diferentes formas de praticá-lo em casa para ajudar seu filho a alcançar seus objetivos na vida. Todos os seres humanos precisam de amor desde o momento em que nascem. Pois, quando nos sentimos amados, é muito mais fácil nos comunicar verdadeiramente, ser responsável para cumprir nossas obrigações e alcançar as metas que estabelecemos.

O amor é a forma como expressamos a afinidade e o afeto às outras pessoas. Por isso, sentir e manifestar amor é vital e ajudará em nosso desenvolvimento no ambiente familiar e na sociedade.

Esse sentimento proporciona um estado de felicidade e segurança em todas as fases da vida. Dessa forma, nos incentiva a fazer tudo aquilo que planejamos com um nível de emoção que nos favorece e que motiva as pessoas que estão à nossa volta.

As emoções associadas ao amor são muito poderosas, portanto, é importante expressá-las aos nossos filhos desde o nascimento, uma vez que isso será determinante na sua vida.

A importância do amor para estimular as crianças

O amor é a principal fonte de estimulação nas crianças. Uma vez que o colocamos em prática obtemos inúmeras vantagens, pois ele facilita que as crianças:

  • Cumpram com as regras
  • Tenham uma boa conduta
  • Expressem seus sentimentos
  • Sejam mais independentes
  • Fortaleçam seus valores

O amor é um conceito muito amplo. É mais que um sentimento, é uma forma de vida que transforma as pessoas em seres humanos completos, principalmente do ponto de vista espiritual.

O amor é um sentimento que deve ser trabalhado constantemente, pois é uma ferramenta maravilhosa que oferece como recompensa o sentimento de satisfação. Não há outro sentimento que possa substituí-lo.

Dicas para estimular com amor

amor2

Desde o desenvolvimento inicial no ventre materno, podemos começar a demonstrar amor por meio da estimulação intrauterina. Podemos mostrar afeto e amor aos nossos filhos das seguintes maneiras:

  • Falando com um tom de voz adequado. Os gritos geram estresse e estimulam a criança a repetir tal comportamento. Por outro lado, um tom de voz tranquilo e amável facilita o entendimento da mensagem que estamos tentando comunicar.
  • Quando a criança se sente pressionada ou estressada ela entre na fase da negação. Por outro lado se a encoraja a cumprir os objetivos, você estará expressando amor.
  • As regras e as tarefas são atividades que devem ser exigidas de nossos filhos com base no amor. Dessa forma, minimizamos as possibilidades de recusa e potencializamos a vontade de realizar essas atividades da melhor maneira.
  • O entusiasmo é uma forma de estimular afetivamente e deve estar sempre presente quando se inicia e finaliza cada atividade. Isso ajudará a estimular na criança a sensação de divertimento.
  • Quando nosso filho se sente amado são criados poderosos vínculos que são muito bem recompensados com carinho, respeito e admiração.

Assessoria profissional

amor3

É importante buscar auxílio profissional se tivermos qualquer dúvida em relação aos estímulos que proporcionamos aos nossos filhos em áreas como: hábitos de estudo ou de higiene pessoal, regras, etc…

O especialista poderá dar conselhos mais precisos de acordo com a situação e determinará se é possível solucionar o problema em casa ou se é necessário procurar acompanhamento de um psicólogo infantil.

Nós também podemos precisar de ajuda. Talvez estejamos passando por situações muito estressantes que estejam nos impedindo de alcançar as metas que estabelecemos com nossos filhos.

Dependendo da situação, o profissional da área pode solicitar algum tipo de terapia familiar na qual tanto os pais como os filhos estejam envolvidos. O psicólogo assumirá a posição de um árbitro entre as partes e buscará chegar a um consenso baseado no amor.

A base fundamental de uma relação saudável entre mãe e filho é o amor. Quando se ama as dificuldades podem ser superadas de maneira mais fácil.