Aprendizagem por imitação em crianças
A aprendizagem por imitação é o primeiro e mais antigo modelo de aprendizagem de todas as espécies. Tanto os animais quanto os humanos aprendem os aspectos mais básicos dessa maneira.
Isso inclui tudo, desde como se alimentar até o modo como se comunicar, ações que incorporam apenas imitando e reproduzindo tudo que é feito pelos seus pais ou pelos indivíduos que coabitam com eles.
Entretanto, a aprendizagem por imitação em crianças é tão relevante que elas podem conhecer não apenas os aspectos fundamentais para o seu desenvolvimento; mas até mesmo reproduzir maus hábitos e hábitos que as acompanharão ao longo de suas vidas.
Por isso, é essencial que, como pais, tenhamos consciência de que a aprendizagem por imitação é realizada constantemente; os mais velhos devem estar sempre alertas sobre o que projetam.
Aprendizagem por imitação em crianças
Um dos aspectos mais importantes a considerar em relação à aprendizagem por imitação é que ela é motivada pela curiosidade inata das crianças. Muitos dos comportamentos copiados não surgem de decisões conscientes.
Agora, o universo de atributos relacionados ao comportamento e aos hábitos humanos que as crianças aprendem e reproduzem é extenso; os mais importantes são aqueles ligados a fala, hábitos, respostas emocionais e comportamento social.
Aprendizagem por imitação ligada à fala
As crianças, sem dúvida, aprendem a se comunicar a partir da imitação. Essa afirmação é tão real que os fonoaudiólogos afirmam que as crianças reproduzem não só a maneira de falar dos pais, mas até a voz deles.
Como observamos anteriormente, os pais devem prestar atenção especial à maneira como se comunicam com as crianças.
Há muitos casos registrados nos quais as crianças podem ou não começar a falar em determinada idade como resultado de uma falta de comunicação dos pais, por falarem constantemente com eles como bebês ou porque exageram nos mimos.
No entanto, a aprendizagem por imitação vinculada à fala em crianças não afeta apenas os primeiros anos de desenvolvimento. Esse processo também estará presente a partir do momento em que a criança começar a se comunicar esta atingir a idade adulta.
As crianças podem aprender a falar rápida e lentamente, com um tom de voz alto ou baixo, com um forte sotaque geográfico, ou usar palavrões como consequência do que ouvem em casa e na escola.
Aprendizagem por imitação ligada a hábitos
O segundo tipo de aprendizado que as crianças costumam copiar está relacionado aos hábitos. Pentear-se, comer em determinados momentos do dia, tomar banho, ser pontual, exercitar-se, ser organizado e colaborar são qualidades que são aprendidas de maneira muito simples.
Obviamente, isso ocorre apenas imitando as ações de seus pais em casa. Portanto, a ideia de que não é suficiente pedir que a criança seja organizada, por exemplo, é reforçada em todos os exemplos dos pais;de fato, o pequeno deve observar esse comportamento em casa diariamente.
“É essencial que, como pais, estejamos conscientes de que a aprendizagem por imitação é realizada constantemente.”
A aprendizagem de respostas emocionais e comportamento social
Em muitos casos, as crianças violentas ou deprimidas simplesmente recriam o ambiente em que vivem em suas casas. Há muitas crianças, por exemplo, que sofrem de ansiedade resultante de uma resposta emocional criada; porque seus pais são pessoas nervosas e estão constantemente alertas.
Assim, eles transmitem à criança uma sensação constante de perigo. Para citar um exemplo concreto: muitas vezes podemos ver como o tratamento de meninas por seus pais é o mesmo que, em seguida, elas dão às suas bonecas quando brincam; imitando, assim, as figuras de poder da casa.
Por um lado, algumas garotas pegam suas bonecas e gritam com elas e as castigam; outras dão palmadas. Além disso, há também aquelas que falam com as bonecas de maneira amorosa e superprotetora.
Ao observar o comportamento das mães, ficou claro que a pequena aprendeu um comportamento social e o vinculou a respostas emocionais; baseando-se unicamente na imitação.
Se a meta dos pais é que as crianças aprendam, é essencial que sejam eliminados os comportamentos negativos e as ações que possam servir como um mau exemplo. Lembre-se de que, quase como esponjas, elas assimilarão todos os comportamentos da casa e de seu ambiente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bandura, A. (1978). Aprendizaje vicario. México, Trillas.
- Ahmed, Y. M. R., & Yasmina, M. (2010). Aprendizaje vicario: implicaciones educativas en el aula. Revista digital para profesionales de la enseñanza, 10, 1-6.
- Zurita Rovalino, M. E. (2018). El aprendizaje por imitación y la identificación de roles en los niños y niñas de la Unidad Educativa Madre Gertrudis del cantón Cevallos provincia del Tungurahua (Bachelor’s thesis, Universidad Tècnica de Ambato. Facultad de Ciencias Humanas y de la Educaciòn. Carrera de Educaciòn Parvularia). https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/28650