O desenvolvimento do pensamento nas crianças e como estimulá-lo

O desenvolvimento do pensamento nas crianças começa desde o nascimento. Em seguida, elas passam por fases em que adquirem novas habilidades.
O desenvolvimento do pensamento nas crianças e como estimulá-lo
Mara Amor López

Escrito e verificado por a psicóloga Mara Amor López.

Última atualização: 22 outubro, 2022

O desenvolvimento do pensamento nas crianças é essencial para poder raciocinar e compreender tudo o que as rodeia, desde o seu ambiente até as suas emoções e sensações. Como isso acontece? Por meio dos sentidos, elas captam os estímulos e os transformam em informações para analisá-las, memorizá-las e compartilhá-las. Graças a isso, elas podem enfrentar e resolver os problemas que encontram diariamente.

O pensamento começa no nascimento, e as experiências das crianças com o mundo aumentarão sua capacidade de pensar. Aqui, não só a capacidade natural da criança para desenvolver o seu pensamento desempenha um papel importante, mas a educação também desempenha um papel fundamental ao guiá-la, estimulá-la e empoderá-la.

Estágios de desenvolvimento do pensamento em crianças até 5 anos

O pensamento começa a se desenvolver desde o nascimento e, à medida que a criança cresce, suas habilidades e aptidões aumentam. Aqui vamos nos concentrar nos estágios de desenvolvimento cognitivo até os 5 anos.

Menino pensativo e triste em seu quarto.

Do nascimento aos 6 meses

Nessas idades, as crianças não têm noção de tempo ou frequência. Portanto, cada coisa que é percebida é algo único. Apesar disso, nesta fase as crianças têm necessidades cognitivas muito fortes e aprendem rapidamente a compreender e processar informações.

Por volta dos 4-5 meses, começa a se desenvolver o pensamento visomotor, que está relacionado à captura dos objetos com os quais as ações dos bebês estarão relacionadas. Lentamente, eles começam a reconhecer objetos e rostos familiares, o que inicia o desenvolvimento da memória.

Embora durante esse período a criança ainda não tenha capacidade de comunicação verbal, ela possui habilidades de linguagem não verbal, expressões faciais, choro, gestos, etc.

De 6 a 9 meses

Nesta fase, tem início o desenvolvimento do pensamento lógico, ou seja, a criança começa a entender que determinada ação levará a um resultado definido.

Ela também começa a relacionar palavras a objetos ao seu redor. Este é um passo muito importante para o desenvolvimento da linguagem.

De 9 a 12 meses

O pensamento abstrato começa aqui, quando o pequeno começa a categorizar, ainda que de forma muito simples, atribuindo qualidades e propriedades aos objetos que encontra. Por exemplo, ele chama de carro todos os meios de transporte que vê, ou de gato ou cachorro todos os animais com rabo.

Aos 12 meses

Por volta do primeiro ano, a criança já consegue dizer conscientemente cerca de 5 ou 10 palavras. O desenvolvimento lógico continua e começa a entender as relações de causa e efeito, tanto em ações simples quanto em ações mais complexas.

Aos 18 meses

Agora a criança já é capaz de categorizar objetos por tamanho, cor ou forma. Por volta de um ano e meio, começa o desenvolvimento da imaginação. Ela mostra interesse em jogos de interpretação de papéis, como fingir que vai fazer compras na loja ou alimentar suas bonecas.

No que diz respeito à linguagem, também há um avanço importante, pois a criança passa a não apenas referir-se a objetos e ações, mas já é capaz de descrever situações. Ela tenta, aos poucos, formar frases cada vez mais completas.

Aos 2 anos

Nessa idade, a criança começa a ter uma imagem mais razoável do mundo e começará a perguntar o porquê de tudo. Os pais devem estimular o seu interesse, explicando e respondendo de forma clara e simples a todas as questões que são colocadas.

Para aumentar o desenvolvimento de sua linguagem, é importante estimular a criança a expressar sua opinião sobre as coisas ao seu redor. Além de estimular o seu idioma, isso a ajudará a desenvolver seu raciocínio lógico a um nível mais avançado.

De 3 a 5 anos

A criança agora é capaz de falar sobre suas memórias sem problemas. Durante esta fase, a capacidade visuoespacial e a imaginação são plenamente desenvolvidas, principalmente através do uso de técnicas como escultura, pintura, etc. Isso ajudará a aumentar sua criatividade.

O desenvolvimento da consciência também está aumentando e os pequenos já estão cientes de suas qualidades, características e sua própria personalidade.

Menina pintando e desenhando para o desenvolvimento do pensamento.

Dicas para estimular o desenvolvimento do pensamento nas crianças

A seguir, veremos algumas dicas que ajudarão a estimular o desenvolvimento do pensamento nas crianças.

  • Procure não repetir sempre as mesmas atividades. De vez em quando, quebre a rotina com outras coisas para fazer. Carregue a criança no colo para outros lugares para que ela conheça o mundo ao seu redor. Quanto mais experiências tiver, melhor será seu desenvolvimento.
  • Tente fazer o pequeno trabalhar com as duas mãos. Dessa forma, ele exercitará a motricidade fina de ambas e, portanto, o desenvolvimento dos dois hemisférios cerebrais.
  • Faça com que a criança tenha um amplo círculo de pessoas que interagem com ela. Tios, avós, amigos ou outras pessoas ao seu redor. Desta forma, terá um maior número de habilidades e experiências.
  • Não coloque limites na imaginação da criança dizendo-lhe o que é certo ou errado. Se ela quiser pintar maçãs triangulares e verdes, ou um carro com rodas quadradas, deixe, não há problema nisso. Sua imaginação está se desenvolvendo.
  • Não seja a pessoa que sempre decide pela criança. Dê a ela a oportunidade de escolher o que ela quer fazer ou ver. Uma criança interessada em algo específico está nos dizendo que é capaz de “aprender”.
  • Leia livros, leve a criança a museus e zoológicos e jogue jogos de tabuleiro educativos que estimulem sua inteligência nessas etapas.

Sobre o desenvolvimento do pensamento nas crianças…

Você já viu como é o desenvolvimento do pensamento nas crianças, as diferentes fases pelas quais elas passam desde o nascimento até os 5 anos e como sua estimulação pode ser estimulada.

É muito importante deixar as crianças serem crianças, permitir-lhes a liberdade de imaginar sem impor o que é certo ou não e contribuir sempre proporcionando experiências que favoreçam o seu desenvolvimento cognitivo.


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