Qual é o tipo de pele do seu bebê?

O cuidado com a pele dos bebês é uma das preocupações dos pais. Por isso, conhecer o tipo de pele dos pequenos é fundamental para poder escolher os produtos corretos e realizar os cuidados adequados.
Qual é o tipo de pele do seu bebê?
Maria del Carmen Hernandez

Escrito e verificado por a dermatologista Maria del Carmen Hernandez.

Última atualização: 16 abril, 2023

Embora a pele do recém-nascido seja conhecida por sua delicadeza e fragilidade, existem variáveis. Por sua vez, estas podem ser modificadas ao longo do tempo à medida que o processo de amadurecimento avança. Por isso, é importante que os produtos de cuidado sejam formulados especificamente para o tipo de pele do seu bebê. Você sabe o que é isso?

Saiba quais são os tipos de pele do bebê

Como a pele do bebê é muito diferente da dos adultos, é importante proporcionar os cuidados específicos que ela precisa. Além disso, os pequenos requerem produtos de higiene e proteção específicos de acordo com seu tipo de pele.

Tipo de pele seca

Os recém-nascidos, na maioria das vezes, apresentam pele seca. Ela é escamosa e áspera com áreas de descamação fina que podem ser vistas em qualquer região do corpo.

Alguns bebês podem desenvolver rachaduras na superfície da pele que causam desconforto e coceira. Embora geralmente não seja grave, se a condição persistir, você deve consultar um médico.

Lidar com a pele seca

Existem algumas diretrizes de cuidados para os tipos de pele seca do recém-nascido. Uma delas, e a mais importante, é mantê-la constantemente hidratada. Para isso, você pode usar desde óleos corporais e até cremes hidratantes hipoalergênicos. Outra dica que ajuda a minimizar os sinais de ressecamento da pele baseia-se na correta secagem após o banho.

Para tratar a pele seca do bebê é fundamental mantê-la constantemente hidratada. Outro ponto é secá-la adequadamente após o banho com toalhas de pano macio, batidinhas sutis e sem gerar fricção na pele.

Tipo de pele normal

A pele do bebê é caracterizada por ser flexível, suave e macia. Além disso, não apresenta variações de textura ou coloração. O mais importante é evitar que resseque e fique muito irritada.

Para isso, deve-se optar por produtos que não tenham fragrâncias ou corantes, principalmente nos primeiros meses de vida. Além disso, também ajuda o uso de óleos durante o banho ou troca de fralda para reter a umidade. Por seu lado, não existem irregularidades ou sinais muito perceptíveis de sensibilidade ou ressecamento.

Pele normal ou sensível

Bebês com pele sensível podem se sentir desconfortáveis ou irritados. Assim, há coceira evidente com manchas vermelhas visíveis que podem culminar em eczema superficial.

No entanto, deve-se considerar que a sensibilidade da superfície da pele do bebê evolui com o tempo à medida que a pele amadurece e termina de se formar. O ideal é vestir os recém-nascidos com tecidos macios para não gerar estresse físico na superfície da pele.

Tipo de pele sensível

Peles sensíveis são aquelas que ficam vermelhas facilmente em resposta às condições ambientais, como frio ou calor extremo, ou fatores de estresse diários.

Os recém-nascidos estão mais predispostos a sofrer desconforto devido aos efeitos colaterais da pele sensível. Alguns dos sintomas e sinais associados podem ser os seguintes:

  • Uma reação da pele após um banho com sabão.
  • Alterações na pele causadas por roupas ou cobertores que entram em contato com a superfície da pele.
  • Presença de reações cutâneas subsequentes à aplicação de loções ou fragrâncias.

Lidar com a pele sensível

Nos bebês com pele sensível, deve-se evitar o uso de sabões, fragrâncias ou corantes. De fato, sabonetes suaves ou syndet são recomendados para banhos e momentos de higiene.

Manter a área da fralda seca e limpa evita irritações ou assaduras ou dermatite de contato. Os banhos devem ser curtos e com água morna para não lavar a camada lipídica protetora da pele.

Quando o bebê tem pele sensível, recomenda-se usar sabonetes neutros, manter a área das fraldas seca e tomar banhos curtos com água morna.

Quando ir ao médico?

A pele seca geralmente não é grave. No entanto, um médico deve ser consultado se a erupção cutânea sensível se manifestar da seguinte forma:

  • Agrava-se apesar do manejo e tratamento praticados em casa.
  • Apresenta sangramento, supuração ou prurido intenso e crônico.
  • É incomum ou manifesta um curso grave.
  • Estiver associada a quadros febris.

Os produtos cosméticos e o tipo de pele do seu bebê

Os bebês nascem com diferentes tipos de pele e, por isso, requerem cuidados específicos. Por isso, existem produtos de higiene para a hora do banho e hidratantes para cada tipo de pele.

Da mesma forma, a maioria dos produtos destinados à pele sensível do bebê geralmente é formulada para ser menos irritante e mais suave do que as formulações para adultos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Fernandes JD, Machado MC, Oliveira ZN. Children and newborn skin care and prevention. An Bras Dermatol. 2011 Jan-Feb;86(1):102-10. English, Portuguese. doi: 10.1590/s0365-05962011000100014. PMID: 21437530.
  • Visscher MO, Adam R, Brink S, Odio M. Newborn infant skin: physiology, development, and care. Clin Dermatol. 2015 May-Jun;33(3):271-80. doi: 10.1016/j.clindermatol.2014.12.003. Epub 2014 Dec 8. PMID: 25889127.
  • Saijo S, Tagami H. Dry skin of newborn infants: functional analysis of the stratum corneum. Pediatr Dermatol. 1991 Jun;8(2):155-9. doi: 10.1111/j.1525-1470.1991.tb00308.x. PMID: 1923986.
  • Dyer JA. Newborn skin care. Semin Perinatol. 2013 Feb;37(1):3-7. doi: 10.1053/j.semperi.2012.11.008. PMID: 23419756.
  • Braun F, Lachmann D, Zweymüller E. Der Einfluss eines synthetischen Detergens (Syndet) auf das pH der Haut von Säuglingen [Effect of a synthetic detergent (Syndet) on the pH of the skin of infants]. Hautarzt. 1986 Jun;37(6):329-34. German. PMID: 3087911.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.