
“Meu filho responde mal aos professores na aula”, é uma afirmação frequente de muitos pais. Qual é a maneira correta de agir para corrigir essa situação?
Ser mãe não é só criar um filho, é orientar, amar, respeitar e dar confiança.
Ser mãe é ser consciente de que essa função implica em muito mais do que dar à luz.
Um dos muitos trabalhos de uma mãe é educar seus filhos. Visto que normalmente é dela que o pequeno aprende suas primeiras palavras e a forma de organizá-las; costumamos nos referir ao primeiro idioma de alguém como a língua materna. Em geral, a mãe passa mais tempo com seus filhos do que o pai, de modo que vem sendo a principal mestre e fonte de disciplina.
Para ser mãe não se requer título e nem experiência. Mas é preciso ser realista: as crianças não chegam com um manual de instruções debaixo do braço. Ninguém nasce preparada para ser mãe. A ideia de ser mãe deveria assustar? A verdade é que NÃO, a experiência de cada mulher, de cada mãe, é única, pessoal e incomparável. Uma mãe com ou sem parceiro, biológica ou adotiva, será sempre uma mãe, sem diferenças.
Uma mãe é capaz de dar tudo sem receber nada. De querer com todo o seu coração sem esperar nada em troca. De investir tudo em um projeto sem medir a rentabilidade que esse investimento lhe oferecerá. Uma mãe continua tendo confiança em seus filhos quando todos os outros já a perderam. Obrigado por ser mãe”.
Anônimo
Ser mãe está mais além de dar a luz, requer muitas noites de insônia afundando a almofada em um abraço. Significa um sem fim de preocupações, horas de correr atrás de seus filhos; dias, meses e anos inventando centenas de maneiras de camuflar as verduras e o peixe; aguentar brigas e tolerar com toda a paciência do mundo a infinidade de sentimentos que a vida tem.
Conduzir ou educar os filhos é uma das tarefas mais difíceis a qual as mães enfrentam hoje em dia. E, ainda que não existam fórmulas mágicas, há algumas questões chave que temos que manejar com desprendimento. Nunca é cedo para começar a educar.
Agora apresentamos alguns conselhos que serão bem úteis:
Os filhos aprendem com nossos exemplos. Portanto, nos comportarmos da maneira que queremos que nossos filhos façam é fundamental. Os filhos aprendem por imitação e as mães são uma influência importante em suas vidas.
O trabalho mais importante que as mães têm é amar seus filhos incondicionalmente. Mas não é suficiente sentir isso, também é preciso expressar com atos, com palavras e com demonstrações físicas de amor. Um beijo, um abraço e um “eu te amo”, são infalíveis para criar seres humanos seguros de si mesmos, compassivos e de valor, e futuras mães e pais amorosos.
Para terminar, é indispensável que compreenda que para ser mãe e triunfar na grande tarefa de conduzir seu filho na vida você precisará de caráter, autoridade, coragem e grande sentido de responsabilidade, sem olhar a situação como um problema, mas sim como um desafio na vida.