6 coisas que deixam o bebê feliz antes de nascer

· 2 de novembro de 2016

Ter um controle adequado no pré-natal e uma boa estimulação intrauterina ajudarão a estabelecer vínculos de afeto que conectam você com a criança a fará se sentir feliz durante todo o processo de gestação.

Uma vez que um dos milagres mais extraordinários da natureza ocorre- a gestação de um bebê -, surge a cumplicidade imediata e exclusiva com esse pequeno ser que se desenvolve em nossas entranhas, razão pela qual costumamos ficar pendentes das coisas que o fazem feliz antes de nascer.

O sonho e emoção que representa estar em estado de gestação configura um sentimento indescritível para a maioria das mulheres que a viveram, por isso costumamos escutar ou ler – “você só vai entender quando experimentar”.

Existe uma grande variedade de ações que podemos tomar para que o bebê se sinta a vontade e contente enquanto se desenvolve; a seguir destacamos algumas delas:

Efetivo controle do bebê antes de nascer

Proporcionar um cuidado especial ao bebê durante toda a gravidez passa a ser a principal prioridade das futuras mães que procuram bem estar; é por isso que contar com um bom controle pré-natal é fundamental para cuidar de seu desenvolvimento, permitindo aplicar qualquer corretivo precoce caso o médico detecte algum tipo de eventualidade.

Cuide da saúde de seu bebê antes mesmo de ele nascer

Ter uma alimentação excelente, uma hidratação correta, combinada com um pouco de exercício, também é uma forma de dar qualidade e bem estar ao seu bebê em desenvolvimento. Ao se sentir bem, esse pequeno que cresce dentro de você também se sentirá assim. Cuidar de sua saúde é uma maneira de demonstrar o quanto o ama e deseja que fique bem dentro de você.

Comunicação e o vínculo afetivo

Conversar com o bebê antes de ele nascer é uma parte importante das ferramentas de estimulação precoce que permitirão no futuro seu desenvolvimento integral. A grande quantidade de benefícios emocionais e neuronais que este tipo de comunicação gera é fundamental, devido ao fato de que promove a consolidação de um forte vínculo afetivo.

shutterstock_92164783-500x334

Os ouvidos do bebê culminam em sua formação no início do segundo trimestre de gestação; rito que os faz capaz de escutar os sons intrauterinos e especialmente a voz materna.

O bebê no ventre é capaz de escutar claramente os sons emitidos pela futura mamãe, devido à transmissão em alta frequência que as ondas sonoras produzem internamente.

Estimulação intrauterina

Outra das formas de nos comunicarmos com nosso bebê e conseguir uma boa conexão é através da estimulação intrauterina, por isso podemos acariciar nosso ventre fazendo massagens muito suaves, de tal forma que o bebê possa sentir e ficar feliz.

Nos últimos meses de gestação você poderá interagir com ele e obterá claras demonstrações de que ele está te escutando. O sentirá muito animado quando conseguir perceber algo que lhe agrade muito.

Contato com outros membros da família

Sempre que possível incorpore outros membros da família no processo de gestação, comemore com os familiares e amigos próximos cada avanço, por exemplo: quando o bebê fizer movimentos que demonstre o quão rápido está crescendo no ventre materno.

gravida-deitada-com-filha-beijando-a-barriga
Imagem oferecida por: B&B Fotografia – Javier

Dependendo do mês de gestação o bebê poderá interpretá-los e se sentirá muito estimulado, o que causará neles sensações positivas que o ajudarão emocionalmente ao se sentir desejado, querido e bem vindo a este mundo.

Sentido da oportunidade

Como todos nós, nos últimos meses de gestação o bebê tem suas horas de descanso ou de atividade. É conveniente tentar de identificar esses espaços de repouso ou atividade para não interrompê-los, ainda que você não acredite, pode irritá-lo se o acorda com canções ou massagens justo no momento de seu descanso.

mulher-gravida-deitada-feliz

Na última etapa de gestação os níveis de ansiedade aumentam no bebê, causados como consequência do incômodo que ele sente pela falta de espaço no útero. Por isso, é recomendável aumentar a frequência da comunicação e estimulação em tal período.

Para ajudá-lo nesta última etapa da gravidez você pode combinar o contato físico com canções ou palavras que o façam se sentir tranquilo. Se o sentir muito inquieto pode variar posições se estiver deitada ou parada, e caminhar um pouco para ajudá-lo a se sentir mais relaxado.