A técnica 4-7-8 que vai fazer seu filho dormir em um minuto

· 5 de maio de 2018
Se seu filho tem problemas para dormir, aplicar a técnica 4-7-8 vai ajudá-lo a relaxar para adormecer.

A técnica 4-7-8 consiste em aplicar uma fórmula numérica que permite que a criança relaxe o corpo mais rapidamente e melhore a respiração diafragmática. Seu objetivo é inspirar melhor o ar, relaxar os músculos e acalmar a mente da criança.

A técnica 4-7-8, conduzida por Andrew Weil, diretor de Medicina Integral e professor da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, permite controlar a respiração e restabelecer a concentração de gases no sangue a seus níveis normais. Assim, a frequência cardíaca é reduzida e isso permite entrar em um estado de relaxamento, que faz com que se consiga conciliar o sono.

Além disso, este exercício de respiração age como um tranquilizante natural para o sistema nervoso. Ao contrário de medicamentos ou tranquilizantes, a técnica 4-7-8 é útil quando você a experimenta pela primeira vez, mas ganha força com a repetição e a prática.

Ao desenvolver essa técnica praticando-a todos os dias, seu filho terá uma ferramenta muito útil que vai ajudá-lo a adormecer.

A técnica 4-7-8

O exercício de respiração 4-7-8 é muito simples, não requer muito tempo e pode ser feito em qualquer lugar e posição. No entanto, recomenda-se que a criança se sente com as costas retas enquanto realiza o exercício.

Em primeiro lugar, a criança deve colocar a ponta da língua na extremidade do palato, logo atrás dos dentes frontais superiores, e mantê-la ali durante toda a prática. Em seguida, deve expirar pela boca, deixando o ar sair ao redor da língua. Se isso for desconfortável, pode tentar franzir os lábios ligeiramente.

O terceiro passo é exalar completamente pela boca e inspirar silenciosamente pelo nariz contando até quatro. Nesse momento, deverá prender a respiração contando até sete e exalar completamente pela boca. Ao fazer exalar, deve produzir um zumbido para contar, novamente, até oito.

Este procedimento é uma série de repetições. Para realizar o exercício completamente, a criança deve inalar novamente e repetir o ciclo até realizar um total de quatro respirações.

Uma técnica simples

Tenha em mente que, com essa técnica de respiração, a criança sempre inala silenciosamente pelo nariz e expira de forma audível pela boca. A ponta da língua permanece na mesma posição o tempo todo e a expiração exige o dobro de tempo de duração da inalação.

O tempo absoluto que passa em cada fase não é importante, mas o que é relevante é a relação de 4-7-8. Se o seu filho tiver problemas para segurar a respiração, ele pode acelerar o exercício, desde que mantenha a relação durante as três fases.

Não tenha nenhuma dúvida de que quando a criança tiver prática, poderá reduzir a velocidade. Assim, ela vai se acostumar a inalar e expirar mais profundamente.

“Com essa técnica de respiração, a criança sempre inala silenciosamente pelo nariz e expira de forma audível pela boca”

Outras dicas para seu filho dormir

Você não precisa deixar que seu filho sinta as consequências negativas de não ter um bom descanso.

Para contribuir para um descanso adequado, sugerimos que, como mãe, você crie uma rotina consistente e previsível para a hora de dormir. Esta deve incluir pelo menos 30 minutos de atividade de relaxamento, como o momento da história para as crianças pequenas ou um banho quente e relaxante.

Por outro lado, usar cortinas escuras e manter o restante da casa silenciosa também pode ajudar seu filho a se acalmar e dormir em paz.

“Nunca houve uma criança tão adorável que a mãe não quisesse fazer dormir”
-Emerson-

Benefícios de um bom descanso

Um bom descanso traz muitos benefícios para o seu filho. Estes são os mais importantes:

  • Promove o crescimento: quando as crianças dormem, produzem o hormônio do crescimento.
  • Aumenta a capacidade de atenção: descansar as horas suficientes irá melhorar a capacidade de atenção dos pequenos.
  • Menos problemas de comportamento: tanto as crianças quanto os adultos podem ter problemas de comportamento quando não descansam o suficiente. Esses problemas podem se manifestar de várias maneiras.
  • Melhor desempenho escolar: as crianças que conseguem um descanso adequado têm um desempenho melhor na escola. Em geral, são mais ativas, atenciosas e com melhor predisposição. Além disso, os problemas de sono podem afetar o índice de inteligência de uma criança de forma negativa.
  • Redução do risco de obesidade: as crianças que dormem o suficiente têm menos risco de desenvolver obesidade infantil. Isso porque os hormônios que controlam a fome estão diretamente relacionados à qualidade do sono. Se não descansar bem, o apetite de seu filho se ativa e permanece ativo.

Como vemos, acostumar a criança a descansar o suficiente é fundamental para muitos aspectos de sua vida. Nesse sentido, a técnica 4-7-8 pode ser uma ótima ferramenta para os pais.