5 exercícios simples de relaxamento para crianças

· 16 de abril de 2018
Todos nós precisamos recarregar as energias para poder continuar com as nossas atividades e render ao máximo. As crianças pequenas não são uma exceção.

A seguir, sugerimos alguns exercícios simples de relaxamento para crianças, para que você possa ensinar seus filhos como descansar e recarregar as baterias.

Apesar da infância se caracterizar por ser uma fase na qual nossos filhos estão cheios de energia, é necessário ajudá-los a se manter ativos para evitar o estresse.

Isto pode ser útil em todo tipo de aprendizagem, pois lhes permite aprender a se desconectar por um momento, relaxar e depois retomar a ação com mais entusiasmo, interesse e capacidade de retenção.

Ainda que pareça que a vida das crianças pequenas consiste apenas em diversão, devemos ter consciência de que, por estar num processo de aprendizagem constante, muitas vezes elas podem chegar à exaustão, tanto mental quanto física.

Os exercícios simples de relaxamento que sugerimos funcionam para crianças de várias idades. Não é necessária muita técnica, mas sim empatia, paciência e perseverança.

Os seguintes exercícios simples  de relaxamento podem ser feitos diariamente, sem nenhum treinamento prévio.

5 exercícios simples de relaxamento para crianças

1. Exercícios de respiração

Este tipo de exercício representa uma das técnicas de relaxamento mais eficientes, tanto para adultos quanto para crianças. Você deve dizer a seu filho para se deitar confortavelmente na cama, fechar os olhos e colocar uma mão no peito e a outra na barriga.

Em seguida, peça para ele brincar imaginando que é uma sanfona e que deve respirar fundo e lentamente pelo nariz, e expirar suavemente pela boca.

Peça para fazer pelo menos cinco respirações, descansar, e em seguida repetir. Fique acompanhando enquanto ele faz o exercício para que também se sinta acolhido pela sua companhia.

Recomendamos que você aplique esta técnica todas as noites antes de dormir, após um agradável banho quente. Com certeza seu filho vai descansar profundamente a noite toda.

O abraço de pelúcia

2.O abraço de pelúcia

Este exercício é indicado para ajudar a relaxar os músculos das crianças pequenas. A atividade consiste em pedir que a criança inspire profundamente e abrace um bichinho de pelúcia (ou uma almofada pequena) com muita força.

Em seguida, você deve orientar a criança para que diminua a tensão dos braços pouco a pouco, ao mesmo tempo em que expira lentamente pela boca. O resultado desta técnica é um completo relaxamento muscular e mental.

3. Brincar com um espanador ou uma bola

O terceiro desses exercícios simples de relaxamento para crianças pode inclusive servir como uma espécie de brincadeira. Desta forma, a criança poderá colocá-lo em prática com os irmãos menores ou com os amigos.

Consiste em colocar seu filho sobre uma superfície confortável, pedir que feche os olhos e, em seguida, passar um espanador por seus braços e pernas.

É igualmente efetivo deslizar uma bolinha macia e pequena por suas extremidades. Após cerca de 3 a 5 minutos, será a hora de trocar de lugar. Procure conduzir a atividade para se assegurar de que o exercício será feito corretamente.

4. Massagem superficial

O quarto exercício simples de relaxamento para crianças consiste simplesmente em fazer uma massagem no seu filho. Não é preciso ser nenhuma especialista. Basta que tome o tempo necessário para ajudar seu filho a relaxar.

Uma massagem pode se traduzir em várias carícias com a palma da mão nas costas de seu filho. Você também pode acrescentar um pouco de óleo essencial. Quanto mais lenta for a ação, mais relaxante será.

A massagem nas costas é apenas uma das alternativas. Você também pode experimentar fazer uma massagem na palma das mãos ou na sola dos pés.

exercícios de relaxamento

5. Exercícios de visualização

Os exercícios de visualização são excelentes antes da hora de dormir caso seu filho esteja sentindo medo, ou caso tenha acordado por causa de um pesadelo.

Você guiará a atividade pedindo que feche os olhos, e vai começar a acariciar a testa da criança.  Em seguida, começará a descrever locais, situações e objetos agradáveis, os quais ela deverá imaginar. Desta forma, a criança vai manter a atenção em coisas agradáveis e pouco a pouco se esquecerá do pesadelo.

Em geral, o mais simples é ler ou contar uma história curta, de forma pausada, para distrair os pequenos. Entretanto, há quem prefira pegar a criança no colo enquanto canta uma canção de ninar.

Esperamos que estes cinco exercícios simples de relaxamento para crianças sejam úteis para que você os aplique sempre que precisar.

Se você acha que seu filho se estressa demais no dia a dia ou que apresenta uma rigidez anormal dos músculos, não hesite em consultar um especialista imediatamente.

Recomendados para você