7 atividades para estimular a memória de trabalho em crianças
A memória de trabalho, também conhecida como operativa, é um tipo de memória de curto prazo que é usada para armazenar, processar e manipular certas informações por um curto período de tempo, com a finalidade de realizar tarefas cognitivas mais complexas relacionadas ao raciocínio, à compreensão, à resolução de problemas, à associação de conhecimento, etc.
Para o correto aprendizado das crianças, a memória de trabalho é considerada fundamental, pois consegue ampliar seus referentes e, portanto, sua consciência metapragmática. A partir disso, elas desenvolvem uma maior competência comunicativa e refinam os critérios na hora de interpretar a língua de acordo com o contexto em que ela ocorre.
Nesse sentido, é conveniente promover essas capacidades continuamente desde os primeiros anos de vida. Como fazer isso? Aqui estão algumas ideias para estimular a memória de trabalho durante a infância de uma forma divertida.
“Uma memória exercitada é um guia mais valioso do que o gênio e a sensibilidade.”
-Friedrich von Schiller-
A importância de estimular a memória de trabalho na infância
Existem vários estudos, como o conduzido por Darren L. Dunning, Joni Holmes e Susan E. Gathercole, que sugerem que, com treinamento adequado, as crianças podem melhorar significativamente suas capacidades de memória de trabalho. Além disso, dessa maneira, outras áreas de aprendizagem podem ser potencializadas.
Assim, verificou-se que a estimulação da memória de trabalho também favorece:
- A capacidade de seguir instruções.
- Habilidades matemáticas.
- Habilidades de linguagem e comunicação.
E você, agora que já sabe como ajudar os pequenos a desenvolverem a memória de trabalho, está esperando o que para colocar esse conhecimento em prática? Será divertido e muito educativo!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Acheson, D. & MacDonald, M. (2009). Twisting tongues and memories: Explorations of the relationship between language production and verbal working memory. Journal of Memory and Language, 60(3), 329-350. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3001594/
- Arias, L. y Charco, J. (2021). Sistema de actividades para la estimulación de la memoria mediante la Gamificación en estudiantes con Discapacidad Intelectual moderada de la Unidad Educativa Especial del Azuay UNEDA [Tesis de Grado, Universidad Nacional de Ecuador]. Repositorio Digital de la Universidad Nacional de Educación. Disponible en: http://repositorio.unae.edu.ec/handle/56000/1916
- Crespo, N. y Alvarado, C. (2010). Conciencia metapragmática y memoria operativa en niños escolares. Literatura y lingüística, (21), 93-108. Disponible en: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0716-58112010000100008&script=sci_arttext&tlng=n
- Díaz, I. (2014). Memoria de Trabajo en el contexto escolar. [Tesis de grado, Universidad de Jaén]. Repositorio de Trabajos Académicos de la Universidad de Jaén Disponible en: https://tauja.ujaen.es/handle/10953.1/914
- Dunning, D., Holmes, J. & Gathercole, S. (2013). Does working memory training lead to generalized improvements in children with low working memory? A randomized controlled trial. Developmental Science, 16(6), 915–925. Disponible en: https://ueaeprints.uea.ac.uk/id/eprint/81807/
- González, S., Fernández, F. y Duarte, J. (2016). Memoria de trabajo y aprendizaje: Implicaciones para la educación. Saber, ciencia y libertad, 11(2), 161-176. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5880876
- González, M. y Cedeño, E. (2021). El trabalenguas como estrategia para desarrollar la fluidez verbal en Educación Básica Elemental. Revista Cognosis, 6(1), 69-80. Disponible en: https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Cognosis/article/view/3344
- Herrera, E. (2021). Los juegos orales y su desarrollo en la expresion oral en los niños de la institución educativa N° 20871–665 «Julio Octavio Reyes Mounier–Paraiso». [Tesis de grado, Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión, de Perú]. Repositorio UNJFSC. Disponible en: http://repositorio.unjfsc.edu.pe/handle/20.500.14067/5458
- Montalván, M. (2020). Funciones ejecutivas y memoria de trabajo en Educación Infantil: diseño de un programa de intervención. [Tesis de maestría, Universidad Pública de Navarra]. Repositorio Institucional Universidad Pública de Navarra. Disponible en: https://academica-e.unavarra.es/handle/2454/37713
- Mora, B. y Elizabeth, J. (2020). El juego como estrategia de estimulación en el desarrollo de atención y memoria en los niños de educación general básica. [Tesis de Maestría, Universidad Central de Ecuador]. Repositorio Digital Universidad Central de Ecuador. Disponible en: http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/22799
- Paguanquiza, A. (2022). Memoria de trabajo y el aprendizaje de la matemática en los estudiantes de noveno año de Educación General Básica Superior de la Unidad Educativa “Baeza” Provincia del Napo. [Tesis de Grado, Universidad Técnica de Ambato]. Repositorio Universidad Técnica de Ambato. Disponible en: https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/34578
- Panchi, M. (2017). La música como estrategia metodológica en el desarrollo de la memoria de los niños y niñas de a 4 a 5 años de la escuela de educación básica República de Colombia de la provincia de Cotopaxi cantón Saquisili. [Tesis de Maestría, Universidad Central de Ecuador]. Repositorio Digital Universidad Central de Ecuador. Disponible en: http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/12480
- Rodríguez, E. (2014). Indicadores de maduración cerebral y su relación con la memoria de trabajo. [Tesis doctoral, Universidad de Sevilla]. Depósito de Investigación Universidad de Sevilla. Disponible en: https://idus.us.es/handle/11441/69331
- Veraksa, A., Bukhalenkova, D., Kartushina, N. & Oshchepkova, E. (2020). The relationship between executive functions and language production in 5–6-year-old children: Insights from working memory and storytelling. Behavioral Sciences, 10(2), 1-12. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7071471/
- Vivas, S. (2020). Comprensión y renarración infantil de cuentos ficcionales: incidencia de las representaciones iniciales [Tesis de doctorado, Universidad Nacional de La Plata] Repositorio Institucional de la UNLP. Disponible en: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/113770
- Yurgil, K., Velasquez, M., Winston, J., et al. (2020). Music training, working memory, and neural oscillations: a review. Frontiers in psychology, 11(266), 1-17. Disponible en: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7047970/