10 benefícios do artesanato para crianças

Embora possa parecer incrível para você, as mãos podem ser um veículo de apoio ao aprendizado intelectual, emocional e mental.
10 benefícios do artesanato para crianças
Samanta Ruiz

Escrito e verificado por a professora Samanta Ruiz.

Última atualização: 13 abril, 2023

A ciência tem mostrado há algumas décadas que as atividades criativas favorecem o desenvolvimento cognitivo, psicológico e social das pessoas desde o nascimento e ao longo de suas vidas. Aqui, vamos focar na infância e, principalmente, em conhecer os benefícios do artesanato para as crianças. Os pequenos adoram fazer essas tarefas, seja em casa, na escola ou em qualquer ambiente onde a criatividade seja protagonista.

O artesanato traz vários benefícios para um desenvolvimento abrangente

Assim que as crianças aprendem a operar com as próprias mãos, elas são capazes de transformar vários materiais em novas formas. Nesse processo de criar algo completamente diferente, seus dedos se movem rapidamente, enquanto sua mente aprende e se desenvolve sem parar. Sem dúvida, o artesanato tem muito potencial!

Criar é mágico. É uma atividade em que o brincar e o aprender se combinam. Enquanto os pequenos trabalham e se divertem, os efeitos positivos do handmade começam a ocorrer até se tornarem os benefícios que contaremos a seguir.

1. Promovem a concentração

Com o artesanato, as crianças aprendem a prestar atenção e focar em um objetivo para conseguir fazer um trabalho completo. Da escolha dos materiais ao uso de ferramentas e técnicas, tudo requer o alerta dos sentidos e da mente para que a tarefa seja bem-sucedida.

2. Estimulam a criatividade

A criatividade é um canal eficaz de expressão de sentimentos, ideias e pensamentos. Para os pequenos, isso é muito importante, principalmente quando eles ainda não sabem expressar suas emoções com palavras. Além disso, as crianças criativas são caracterizadas pelo seguinte:

  • Dar respostas usando diferentes raciocínios.
  • Relacionar fatos.
  • Memorizar mais facilmente.
  • Ter um melhor senso de humor.

“A criatividade é a inteligência se divertindo.”

– Albert Einstein –

O artesanato favorece a concentração e estimula a criatividade das crianças, permitindo-lhes expressar as suas ideias e emoções.

3. Treinam o hemisfério direito do cérebro

Ao fazer artesanato, a criatividade é trabalhada e, com isso, o hemisfério direito do cérebro é acionado. Nessa área, está o aprendizado do senso estético, da abstração de ideias e da visão espacial.

4. Ativam a imaginação

Para criar novos objetos, transformar materiais e inventar figuras, é preciso que a mente voe e o faça em total liberdade. Não há limites para a imaginação na hora de fazer artesanato.

5. Melhoram a autoestima

As tarefas manuais são um grande desafio. Alcançar o objetivo de criar algo por conta própria deixa as crianças orgulhosas de si mesmas, verdadeiramente confiantes em suas habilidades e aumenta sua autoestima.

6. Apoiam o desenvolvimento de habilidades psicomotoras

Um dos benefícios mais óbvios do artesanato para as crianças é seu efeito positivo na coordenação dos movimentos. Ativar as mãos e os sentidos (visão, tato, audição e olfato) ao mesmo tempo em tarefas como recortar, colorir, amassar ou pintar é um desafio para os pequenos. E, quanto mais praticarem, mais rápido conseguirão um manuseio manual mais preciso.

7. Promovem o controle da ansiedade

Hoje, muitas crianças estão sob níveis muito altos de estresse, seja por causa de seus trabalhos escolares ou por outros motivos. Nesse sentido, o artesanato é capaz de diminuir a ansiedade ao gerar um momento descontraído.

Fazer artesanato ajuda a diminuir o estresse, problema que afeta também os mais novos. Dessa forma, os problemas se diluem à medida que o objetivo de ter uma obra de arte acabada vem à tona.

8. Ensinam as crianças a serem mais flexíveis e abertas a diferentes soluções

Trabalhando com as mãos de forma artesanal, cada criança obterá resultados diferentes, mesmo que utilizem os mesmos materiais e técnicas. Isso porque cada um encontrará soluções diferentes para realizar sua tarefa. Essa habilidade aprendida fazendo artesanato lhes dará flexibilidade e agilidade mental.

9. Trabalho de perseverança e paciência

Essas duas qualidades são aprendidas com o tempo e o artesanato é um grande suporte para isso. Ao realizar trabalhos braçais, a criança tem que analisar uma nova situação, seguir alguns passos, aceitar que algo pode dar errado e superar a frustração. Assim, os erros serão tomados como aprendizado e novos pontos de partida. Começar e recomeçar uma embarcação ajuda a cultivar essas virtudes.

10. Proporcionam um espaço de socialização

Trabalhar em equipe, compartilhar materiais, conversar durante a criação e cooperar com outras pessoas ajuda as crianças a serem mais sociáveis e colaborativas. Isso conta para grupos de colegas na escola, amigos ou familiares. As relações e interações geradas pelo convívio em grupo são favorecidas pelo clima descontraído gerado por momentos de qualidade e muita diversão.

Conheça os benefícios do artesanato para as crianças e aproveite-os

O artesanato é uma ótima maneira de ensinar muitas coisas às crianças e estimular sua criatividade e imaginação. Mas, sem dúvida, o melhor benefício é que pode ser transformado em objetivos educacionais e didáticos, mesmo que não pareça.

Para pais e professores, conhecer os benefícios do artesanato para as crianças fará com que utilizem e aproveitem cada vez mais esse tipo de tarefas e conteúdos. São atividades ideais para apoiar os processos de ensino, aprendizagem e desenvolvimento, que incluem também a saúde física, mental e emocional.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.