8 benefícios das brincadeiras de dramatização na escola

Aprender brincando é uma maneira divertida e altamente eficaz de construir conhecimento e adquirir habilidades.
8 benefícios das brincadeiras de dramatização na escola
Samanta Ruiz

Revisado e aprovado por a professora Samanta Ruiz.

Escrito por Samanta Ruiz

Última atualização: 29 janeiro, 2023

As brincadeiras de dramatização são um tipo de brincadeira em que as crianças simulam situações da vida real. Se você é professor, certamente já organizou algo assim, mas você sabe quais são os principais benefícios das brincadeiras de dramatização na escola?

Em nota publicada no jornal El País, Raúl Santiago Campión, professor de Didática da Universidade de La Rioja, explica que as brincadeiras de dramatização “incentivam a investigação e estimulam muito a criatividade ao simular situações da vida real onde muitas vezes, é necessário praticar a resolução espontânea de problemas. Além disso, descreve as vantagens de encontrar espaços na escola para desenvolvê-las, dado o seu grande número de benefícios para as crianças.

Anote o que vamos te contar:

“As brincadeiras de dramatização bem planejadas e dirigidas estimulam, educam e permitem o exercício de faculdades que na vida real são limitadas ou oprimidas pelo ambiente e pelas circunstâncias. A prática de brincadeiras de dramatização muitas vezes proporciona aprendizado, habilidade e uma fuga legítima muito semelhante à felicidade”

– Arturo Pérez Reverte –

Saiba quais são os benefícios das brincadeiras de dramatização

Desde o nascimento, as crianças passam por várias fases no desenvolvimento da brincadeira. Nos dois primeiros anos, as atividades lúdicas são voltadas ao emocional e ao estabelecimento de vínculos positivos. Só depois dos 24 meses é que o jogo acrescenta a componente simbólica e os pequenos começam a imitar os adultos e a interpretar papéis.

Na escola, com o professor como guia, as crianças começam a participar de brincadeiras de dramatização  desde o nível inicial. Podem, inclusive, fazer isso até o ensino médio, pois essas atividades têm a virtude de poder se adaptar de acordo com a idade dos pequenos. Além disso, são dinâmicas, divertidas e proporcionam às crianças os seguintes benefícios:

Por meio de brincadeiras de dramatização, as crianças podem representar situações da vida cotidiana. Dessa forma, elas conseguem entender melhor quais atividades são realizadas no dia a dia e sua importância.

1. Promovem o aprendizado sobre o mundo ao seu redor

As brincadeiras de dramatização permitem que as crianças simulem situações do cotidiano e consigam entender como o outro vive o dia a dia. Por exemplo, é possível imitar o que a mãe faz em casa, como ela prepara a comida e, assim, os pequenos conseguem entender o trabalho que as tarefas domésticas dão.

2. Possibilitam o processamento de situações que os preocupam

A imitação de uma situação real com um jogo permite à criança antecipar um momento que a preocupa, a assusta ou que lhe é desconhecida. Por exemplo, algo muito frequente e que às vezes estressa os pequenos é se vacinar. Mas, se praticarem a situação através da brincadeira, já será algo familiar e não gerará tanta ansiedade ou medo.

3. Desenvolvem pensamento social e inteligência emocional

Quando as crianças participam de jogos de imitação, elas precisam se comunicar, negociar, compartilhar ideias e realizar planos de maneira consensual. Dessa forma, elas aprendem a desenvolver habilidades sociais e a pensar em grupo.

Nessa troca, as crianças começam a reconhecer emoções, interpretar gestos e conduzir conversas respeitando o lugar e o tempo de cada um.

4. Estimulam a criatividade e a imaginação

Nas brincadeiras de dramatização, o professor apenas estabelece as diretrizes do jogo e algumas regras. Mas os protagonistas são as crianças e a ação da história depende de sua imaginação e criatividade.

5. Ensinam como é o processo de tomada de decisão

Por mais que seja a representação de uma história fictícia, o processo de tomada de decisão é acionado com esses jogos. As crianças aprendem a avaliar os riscos e escolhem um caminho ou outro. Desta forma, elas devem aceitar as consequências de sua própria decisão.

6. Apoiam o desenvolvimento do poder de síntese

As brincadeiras de dramatização possibilitam a conexão entre habilidades e conhecimentos em uma aprendizagem sintetizada de nível superior. Por exemplo, quando as crianças fingem fazer compras, elas usam seu conhecimento para somar preços e suas habilidades sociais para concordar com seus colegas sobre o que comprar. Desta forma, os pequenos sintetizam tudo o que aprenderam em uma única ação.

Os jogos de dramatização na escola incentivam o trabalho em equipe, por isso são ideais para crianças nesta fase. Assim, devem recorrer aos seus pares para tomar decisões, resolver problemas e atingir objetivos.

7. Incentivam o trabalho em equipe

Como todas as atividades colaborativas, as brincadeiras de dramatização precisam de trabalho em equipe para seguir em frente, resolver um problema ou tomar uma decisão. Trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo ensina as crianças a discutir, conversar e entender que o esforço é muito mais suportável se for compartilhado.

8. Propõem experiências e convidam à reflexão

As brincadeiras de dramatizações podem trazer experiências novas e mobilizadoras para a sala de aula. Por exemplo, em uma situação fictícia, você pode representar o que acontece com uma pessoa que rouba. Consequentemente, isso pode ser um gatilho para refletir sobre a liberdade e outros valores em uma sociedade.

Como organizar uma dramatização e aproveitar seus benefícios na escola

A implementação de brincadeiras de dramatização na escola requer um planejamento prévio. O professor tem que criar as regras, apresentar uma situação, definir os objetivos da atividade e o que vai ser avaliado com ela. Por exemplo, dramatizações são estratégias excelentes e podem ser organizadas em qualquer nível educacional.

Para os pequenos, pode ser a representação de uma situação familiar, como simular como uma mãe cozinha. Por sua vez, as crianças mais velhas podem encenar uma situação relacionada às decisões que uma figura histórica deve tomar. Em suma, as brincadeiras de dramatização estimulam a criatividade e a abordagem de estratégias de aprendizagem mais ativas que transferem o papel para as crianças e lhes proporcionam muitos benefícios.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.