Esporte para crianças que incentivam o trabalho em equipe

· 25 de fevereiro de 2018
Os esportes para crianças que incentivam o trabalho em equipe têm grande valor na educação infantil. Estimulam o desenvolvimento físico e contribuem para desenvolver habilidades sociais.

Independente de qual for, constituem um componente fundamental para ter uma boa qualidade de vida física, emocional e psicológica.

Médicos e fisioterapeutas recomendam que a atividade física comece quando a criança manifestar interesse. Não é conveniente obrigá-la a praticar esportes se não quiser.

A idade apropriada para iniciar essas atividades é a partir dos quatro anos se a criança quiser. É o momento de começar a conhecer diferentes opções para que ela possa escolher do que gosta. A partir dos seis anos, os esportes para crianças que incentivam o trabalho em equipe deveriam estar integrados à vida normal da criança.

Alguns esportes para crianças que incentivam o trabalho em equipe

As estatísticas mundiais mostram que os esportes mais escolhidos são:

Futebol

Sua presença mundial faz com que seja um dos mais escolhidos pelas crianças. É especialmente recomendado para crianças inquietas, hiperativas e ansiosas, já que contribui para disciplinar a concentração.

Esporte para crianças que incentivam o trabalho em equipe

O futebol exige organização e atenção. A criança aprende a pensar, por exemplo, na jogada mais correta de acordo com a situação. Além disso, proporciona inúmeros benefícios: fortalece os músculos e os ossos, especialmente as pernas, permite o controle do corpo e o equilíbrio, exercita e desenvolve a visão periférica, já que as crianças têm que entender o que acontece a sua volta.

Estimula a capacidade cardiovascular, evita o sobrepeso, já que exige uma grande série de movimentos, potencializa o espírito de superação e de esforço, melhora as habilidades para o trabalho em equipe e ensina a perder e administrar a frustração.

Basquete

É possível jogar tanto ao ar livre quanto num local coberto. Portanto, o inverno ou o mau tempo não impede que as crianças joguem.

Entre seus benefícios podemos citar: contribui para a coordenação dos movimentos, estimula a concentração e a reação, desenvolve a agilidade e as habilidades motoras, melhora a resistência muscular e protege o sistema cardiovascular.

Além disso, ensina a tomar decisões, a resolver situações problemáticas e promove a autoestima.

“A idade apropriada para iniciar essas atividades é a partir dos quatro anos”

Vôlei

O trabalho em equipe é fundamental nesse esporte, que geralmente é indicado para crianças que têm problemas na hora de dividir. O vôlei ajuda a desenvolver as habilidades motoras para se movimentar rapidamente, correr e saltar.

Mesmo assim, estimula a aprendizagem da espera. A criança deve esperar para reagir ao comportamento do seu companheiro de equipe ou do seu oponente. Também incentiva a cooperação, o trabalho em equipe, aumenta a resistência física, a concentração e o autocontrole.

Esporte para crianças que incentivam o trabalho em equipe

Judô

É uma opção bastante escolhida pelas crianças e pelos seus pais. Ao mesmo tempo em que treina a capacidade física, concentra-se na formação de valores. O companheirismo, o respeito ao outro e a colaboração são as essências dessa atividade.

Além disso, favorece o desenvolvimento motor, a coordenação, a velocidade de resposta e o equilíbrio. A criança aprende a conhecer seu próprio corpo e a controlá-lo, do mesmo jeito que aprende a canalizar suas emoções.

O judô permite desenvolver o pensamento estratégico que requer tomar decisões frente a diferentes situações que apareçam.

Essas são apenas algumas das opções de atividade. Existem outras. A escolha vai depender de vários fatores que condicionam a vida familiar.

A hora de escolher

A escolha do esporte que a criança vai praticar deve ser feita com a sua participação. É preciso ter em mente a opinião dela, já que caso contrário pode criar resistência.

É normal que, na hora das decisões, influenciem fatores familiares que condicionem essa escolha. A idade da criança, seu estado físico, a situação econômica da família ou o local do lugar em que se realiza o esporte são aspectos a ter em mente.

É conveniente que o pai e a mãe preparem uma lista com os esportes para crianças que incentivem o trabalho em equipe e mostre para o filho. Eles deverão incluir nessa lista aqueles que se adaptam às suas possibilidades reais. Dessa lista, e a criança escolherá o que prefere ou o que melhor se adapte às suas características pessoais.

Está comprovado que os esportes para crianças que incentivam o trabalho em equipe educam em valores e habilidades sociais que uma pessoa necessita durante toda sua vida.