5 artesanatos infantis com palitos de sorvete

Guarde todos os palitos de sorvete que seus filhos comerem nesse verão e você poderá se divertir fazendo artesanatos simples e divertidos com eles!
5 artesanatos infantis com palitos de sorvete

Última atualização: 19 Abril, 2021

Nas férias de verão há tempo para tudo. Porém, em muitas ocasiões, as crianças ficam vários dias sem saber o que fazer e chega o temido dia em que elas falam “Estou entediada”. Para erradicar o tédio e também se divertir em família, hoje trazemos uma série de artesanatos infantis feitos com palitos de sorvete para criar coisas originais.

No verão, tanto as crianças quanto os adultos chupam muitos sorvetes, portanto, guardar esses palitos não será muito complicado. Como alternativa, se você não tiver o suficiente, pode comprá-los diretamente em pacotes.

Artesanatos infantis com palitos de sorvete

1. Super-heróis

As crianças adoram super-heróis e, portanto, não hesitarão nem um momento em querer criar seu super-herói totalmente personalizado. Para isso, você vai precisar de:

  • Palitos de sorvete suficientes para a quantidade de super-heróis que você deseja criar.
  • Folhas coloridas (você também pode pegar folhas brancas e pintá-las).
  • Tintas.
  • Cola.

Com esses materiais simples, agora você pode criar o melhor super-herói da história.

O palito de sorvete será o corpo do super-herói, e uma das pontas será a cabeça. Em uma folha da cor que quisermos, devemos recortar um pequeno retângulo como máscara para o super-herói e, em uma folha em branco, criar olhos para colar na máscara. Quando tivermos todos esses elementos juntos, colamos na ponta do bastão.

Agora que já estamos com a cabeça do super-herói pronta, basta cortar uma capa em forma de triângulo para que ela possa voar e cole em suas costas, na altura logo abaixo da máscara. Pronto para salvar o mundo!

Palitos de sorvete coloridos para fazer artesanato.

2. Marcador de página

Muitas crianças gostam de ler durante as férias de verão, portanto, criar seus próprios marcadores de página parece ser uma ótima ideia. Os materiais de que você vai precisar são:

  • Palitos de sorvete suficientes para a quantidade de marcadores que você deseja criar.
  • Folhas coloridas.
  • Tesoura.
  • Cola.
  • Tinta.

A primeira coisa que as crianças devem escolher é o que desejam colocar no final do marcador, que será o símbolo que ficará para fora quando o livro estiver fechado. Uma flor, a cabeça de um animal, um meio de transporte… São milhares de opções para escolher.

Depois de escolhida, basta desenhar a forma escolhida em folhas coloridas, ou criá-la em uma folha branca e pintá-la. Depois, só será necessário colar o símbolo na ponta do palito de sorvete. Se quiser que seu marcador fique mais colorido, pode pintar o palito de sorvete de acordo com as cores usadas no símbolo.

3. Um barco: um dos artesanatos infantis com palitos de sorvete que os pequenos vão adorar

Por causa de suas diferentes formas e tamanhos e pelo barulho que fazem ao entrar em movimento, os meios de transporte captam a atenção das crianças. Por essa razão, incentivamos a criação de um barco que os pequenos certamente usarão mais tarde em suas brincadeiras. Para esse artesanato infantil, você vai precisar de:

  • Muitos palitos de sorvete.
  • Cola.
  • Cartolina ou tecido para criar a vela do barco.

Ao contrário dos artesanatos infantis com palitos de sorvete que mostramos anteriormente, para esse você vai precisar de vários palitos. Primeiro, vamos criar a base do barco e, para isso, vamos precisar de no mínimo 20 palitos. Embora seja verdade que você pode precisar de mais dependendo do tamanho do seu barco.

Devemos colar os palitos em uma fileira, 10 por cima na posição vertical e outros 10 embaixo, colados na posição horizontal, criando uma base estável.

Assim que a base estiver pronta, precisaremos de mais dois palitos para segurar a vela. Esses dois palitos devem ser colados um ao lado do outro, como se fossem um só, à base verticalmente. Você deverá partir de um fragmento do palito para poder fixá-lo à base e, assim, ter um suporte.

Molduras feitas com palitos de sorvete coloridos.

Por fim, só falta construir a vela. Isso pode ser feito com tecido e para dar mais realismo ao barco quando o vento e as ondas se moverem, mas você também pode fazer uma vela de papelão.

4. Marionetes de animais

Os pequenos são apaixonados por animais e, por isso, vão adorar ter uma coleção de marionetes com diferentes animais. Para isso, você vai precisar de:

  • Palitos de sorvete.
  • EVA.
  • Tesoura.
  • Cola.

Os palitos de sorvete apoiarão as cabeças dos diferentes animais. Deixe sua imaginação voar criando essas cabeças com EVA em cores diferentes. Esse material oferece muitas possibilidades, além de ser bastante resistente.

Se não tiver a possibilidade de fazer com EVA, você também pode criá-los em folhas ou cartolina. A diversão estará garantida da mesma forma.

5. Molduras para fotos

Para criar essa moldura de fotos personalizada, você só vai precisar de vários palitos de sorvete. Para fazer um trabalho rápido, basta juntar quatro palitos em forma de quadrado e colar seus cantos que seu porta-retratos estará pronto!

É aconselhável, no entanto, para sua resistência, colocar duas ou três camadas de palitos colados um sobre o outro em cada canto. Além disso, esses palitos podem ser pintados para dar um toque mais divertido e colorido à moldura, ou criar um conjunto de molduras e pendurá-las na parede uma abaixo da outra.

Pode interessar a você...
Como as férias afetam o desenvolvimento das crianças?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Como as férias afetam o desenvolvimento das crianças?

Você sabia que tirar férias com seus filhos os ajuda a melhorar o QI e a criatividade? Como as férias afetam o desenvolvimento das crianças?