4 dicas para remover tinta dos móveis

4 de janeiro de 2019
Tanto para as manchas como para dar uma nova camada de tinta, vamos querer remover a tinta de um móvel de madeira. A seguir, informamos quais técnicas você pode utilizar para esse propósito.

Se há algo que deixa os nervos à flor da pele, é imaginar manchas de tinta em qualquer superfície. Seja na roupa, no chão ou na mobília, algumas delas são muito difíceis de remover. A seguir, apresentamos algumas técnicas para remover tinta dos móveis.

A primeira coisa que vem à mente quando imaginamos manchas de tinta são crianças. Claro, o gosto delas por atividades manuais – e a despreocupação com a sujeira – pode deixar marcas quase impossíveis de apagar nos móveis.

No entanto, os adultos também são responsáveis por algumas delas. Quando pintamos algo, como uma decoração ou um quadro, por exemplo, podemos deixar cair um pouco de tinta sem querer. Sem mencionar quando pintamos as paredes, mesmo cobrindo os móveis com um protetor.

Afinal, uma vez feita a mancha, o importante não é culpar, mas agir rapidamente para eliminá-la. Para isso, os seguintes truques podem ajudar você a remover tinta dos móveis.

Como remover tinta dos móveis?

Não nos dedicaremos apenas às manchas. Pois há também a possibilidade de você querer remover a tinta de um móvel para dar um novo tom ou restaurá-lo. Se este for o caso, também ofereceremos alternativas.

Se você se deparou com esse inconveniente e não sabe o que fazer, vamos oferecer algumas soluções. Portanto, siga estas dicas para se livrar das manchas de tinta na sua casa.

remover tinta dos móveis

Antes de começar

Você deve garantir duas coisas antes de começar a remover a tinta da mobília. Em primeiro lugar, os móveis devem estar totalmente secos. Use um pano ou um secador de cabelo para garantir.

Por outro lado, tente usar luvas para evitar bolhas ou farpas. A segurança é sempre importante nesses trabalhos.

Para as manchas, um pano com aguarrás

Um fator fundamental nesses casos é agir rapidamente quando uma madeira é manchada com tinta. Nesse caso, use um pano com um solvente como a aguarrás e esfregue sobre a mancha de tinta. Depois de remover a mancha, você pode usar um produto de polimento para obter um melhor acabamento.

Além da aguarrás, vale a pena mencionar que a acetona também pode servir para o mesmo propósito. Use-a da mesma maneira e remova a mancha antes que se seque completamente.

Se já secou, você pode usar espátulas para remover a mancha depois de aplicar o solvente. No entanto, isso provavelmente deixará arranhões na superfície.

remover tinta dos móveis

Para todas as tintas

1. Polimento

Seja com uma lixa manual ou elétrica, este é um método infalível para remover a tinta dos móveis. Primeiro, passe a lixa grossa para remover a tinta. Depois, passe a fina para remover os restos na superfície de madeira.

Se você usar uma lixa manual, não aplique muita força. Por outro lado, se você optar pela elétrica, é preciso lixar seguindo as veias da madeira. Caso contrário, causará riscos e arranhões.

O último passo antes de começar a pintar novamente será remover os restos com um pano umedecido com solvente. Da mesma forma, também pode ser útil passar uma vassoura ou uma escova sobre a superfície para remover a tinta que permanecer.

2. Pistola de calor

Este método também é muito eficaz, mas também perigoso. Consiste em passar uma pistola de ar quente a cerca de 20 centímetros da madeira para que a tinta amoleça. Imediatamente depois, é preciso removê-la com uma espátula.

Cuidado com dois pontos: primeiro, a temperatura dessa ferramenta é muito alta, use proteção adequada. Também tenha cautela com faíscas que possam aparecer na madeira. Afinal, você não quer queimar o móvel.

remover tinta dos móveis

3. Decapantes

São produtos químicos que produzem reações na tinta ao entrar em contato com ela. Você pode encontrá-los em qualquer loja de ferragens. Tenha cuidado, pois são todos tóxicos.

Para aplicá-los, você deve colocá-los sobre a tinta e deixá-los agir. Quando a tinta estiver borbulhando e descolando a madeira, remova-a com uma espátula. Repita o processo quantas vezes forem necessárias. Por fim, limpe a superfície com um pano com aguarrás para remover restos que possam ter permanecido.

Com todas essas dicas, você terá um móvel pronto para ser pintado novamente. Você só tem que ter esses elementos para eliminar a pintura da sua mobília. Com eles, você pode se livrar das manchas ou – por que não? – mudar completamente a aparência do móvel.