Como evitar os acidentes de trânsito com crianças?

27 de abril de 2018
Segundo as estatísticas, os acidentes de trânsito produzem um número elevado de vítimas fatais todos os anos. E dentro desse número, as crianças ocupam um lugar significativo. Já é hora de tomar algumas precauções.

Evitar acidentes de trânsito com crianças é uma das principais preocupações dos pais diariamente quando saem de casa. Sabemos que nossos filhos estão expostos a vários perigos no mundo no qual tudo é pensado para o uso dos adultos. Assim, frequentemente as crianças se sentem desprotegidas.

É sabido que o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito é elevado. O segredo para combater esse dado está na prevenção, na educação e no uso correto dos meios para transportar nossos filhos.

Os pais devem saber que a mortalidade infantil por acidentes de trânsito não se refere somente a impactos dentro dos carros. Atropelamentos acontecem todos os dias com crianças entre 5 e 9 anos que atravessam a rua sem supervisão. No caso das crianças maiores, também ocorrem acidentes quando andam de bicicleta, patinete ou patins em vias de alto fluxo de veículos e que não são espaços adequados para a diversão das crianças.

A prevenção e a prudência são nossas armas. A seguir, oferecemos uma lista de normas básicas de segurança que podem ser muito úteis.

Vamos abordar, em primeiro lugar, normas básicas de segurança para o transporte das crianças dentro dos carros. Em seguida, veremos como evitar os acidentes de trânsito com crianças quando são pedestres e quando estão andando de bicicletas ou patins.

Como evitar os acidentes de trânsito com crianças nos carros?

Apesar de nos sentirmos confiantes dentro dos veículos, a verdade é que não dependemos apenas dos nossos critérios de segurança como condutores, mas dependemos também da noção de centenas de outros motoristas. É daí que vem o erro de considerar que quando se dirige lentamente e respeitando as normas estamos isentos de sofrer um acidente.

Outra ideia negativa que leva a acidentes é a atitude superprotetora das mães que querem segurar seus bebês no colo. Essa atitude é extremamente perigosa, pois a criança não fica protegida. E quando ocorre um acidente nessa situação, é bastante comum que haja vítimas com lesões graves e até fatais.

acidentes de trânsito com crianças

As normas para transportar crianças nos veículos são bastante específicas e sua funcionalidade foi testada diversas vezes. Nessas normas, está indicado que as crianças sempre devem ser transportadas nos bancos traseiros do veículo, utilizando o cinto de segurança adequado à idade.

Os cintos de segurança são um item de uso obrigatório e variam de acordo com o peso e a idade da criança. Ou seja, os pais devem ajustá-los conforme seus filhos vão crescendo.

Como utilizar as cadeirinhas para crianças?

As crianças menores são mais vulneráveis a sofrer impactos mortais ao serem transportadas de carro. A norma exige que, além de transportar as crianças nas cadeirinhas para bebês na parte traseira do veículo, as cadeirinhas devem estar posicionadas no sentido contrário do deslocamento do veículo. Assim, evita-se possíveis lesões por impacto na coluna, no pescoço ou na cabeça.

Para todas as idades, as cadeirinhas devem ser aprovadas pelas normas de segurança e compradas em lugares especializados. Também se deve desativar os airbags localizados na frente da cabeça das crianças.

Da mesma maneira, é preciso utilizar o cinto de segurança sempre, sem exceção. Por fim, tanto portas quanto janelas devem ter mecanismos de segurança especial para crianças.

“O segredo para combater esse dado está na prevenção, na educação e no uso correto dos meios para transportar nossos filhos.”

Como evitar os acidentes de trânsito quando as crianças andam a pé ou de bicicleta?

Para prevenir acidentes quando as crianças são pedestres ou estão andando de bicicleta, o segredo é a boa educação. É importante explicar aos nossos filhos que existem perigos e que devemos ser prudentes.

Estes são alguns conselhos de educação muito simples: 

  • Sempre caminhar na calçada. Nunca na rua.
  • Olhar para ambos os lados antes de atravessar, inclusive em ruas que têm semáforo.
  • Nunca andar no meio-fio.
  • Para entrar no carro, sempre o faça pelo lado que dá acesso à calçada.
  • As crianças devem andar de mãos dadas com os pais, sem exceções.
acidentes de trânsito com crianças

Recomendações para o uso da bicicleta

Da mesma maneira, é necessário implementar as seguintes recomendações que indicam como evitar os acidentes de trânsito com crianças andando de bicicleta ou patins:

  • Todas as crianças devem usar, sem exceção, capacete, joelheiras e cotoveleiras quando for andar de bicicleta ou patins. 
  • A bicicleta deve ser adequada para a altura da criança e os iniciantes devem usar as rodinhas de segurança.
  • É preciso andar de bicicleta apenas em lugares permitidos ou onde haja pouco ou nenhum fluxo de veículos. O ideal é que os pais estejam presentes durante a atividade e supervisionem os filhos.
  • Os adolescentes devem conhecer e respeitar as normas de trânsito.

Como conclusão, saber como evitar os acidentes de trânsito com crianças é essencial para todas as mães e todos os pais. Esperamos que esses conselhos deixem você alerta e, ao mesmo tempo, confiante, quando for sair na rua com seus filhos.