7 exercícios para melhorar o equilíbrio das crianças

· 11 de abril de 2018
Melhorar o equilíbrio das crianças é possível com algumas atividades bem simples. Ajude as crianças a colocá-las em prática em casa e na escola. Algumas, além de úteis, são extremamente divertidas!

Os exercícios para melhorar o equilíbrio das crianças ajudam a manter a estabilidade e permanecer em uma postura adequada. Para que sejam eficazes, é preciso praticar de forma estática e em movimento, com os olhos abertos e fechados. O desenvolvimento de habilidades motoras mais complexas depende do bom desenvolvimento dessa capacidade.

O equilíbrio pode ser exercitado através de atividades para fazer o corpo se posicionar melhor no espaço. A seguir, vamos apresentar alguns exercícios que podem ser desenvolvidos com crianças de diferentes idades.

Os exercícios mais efetivos para melhorar o equilíbrio das crianças

1.- Equilíbrio em um pé só

Faça a criança ficar com um pé no chão e outro em cima de um banquinho. Essa é a atividade mais simples para melhorar o equilíbrio em um pé só e pode ser modificada para ficar cada vez mais difícil.

Por exemplo, em vez de uma superfície estável, como um banquinho, substitua por uma bola para que fique mais difícil para a criança se equilibrar.

2.- Prancha de equilíbrio

Uma prancha de equilíbrio é uma superfície de plástico ou de madeira que é apoiada sobre uma forma curva. Com um pé em cada extremidade dessa prancha, a criança deve tentar manter o equilíbrio. O fato de conseguir permanecer apenas por alguns seguidos sem encostar no chão será uma grande conquista para a criança.

3.- Andar entre fitas

Cole duas linhas de fitas coloridas no chão para simular uma barra de equilíbrio. Nas primeiras tentativas, posicione as fitas numa distância de quinze centímetros para que a criança tenha uma margem maior.

Em seguida, para aumentar o nível de dificuldade, deixe apenas 10 centímetros entre elas. A criança deve andar no espaço livre entre as fitas e, se encostar em uma delas, deve voltar ao início do caminho.

Quando a criança superar esse desafio, coloque uma barra de madeira no chão. Para evitar possíveis acidentes, coloque almofadas ou colchonetes dos lados para que a criança não se machuque se cair.

equilíbrio das crianças

4.- Amarelinha

Essa tradicional brincadeira é um maravilhoso exercício para melhorar o equilíbrio das crianças e passar um momento divertido em família. Desenhe a amarelinha com linhas ou giz e desafie seu filho a pular em todas as casas em um pé só. Você pode fazer variações dessa brincadeira: pular alguma das casas, pegar uma pedra posicionada em uma delas, etc. Use sua criatividade junto com seu filho.

5.- Equilíbrio na cama elástica

Desafie seu filho a ficar em um pé só numa cama elástica. Para exigir mais, você pode caminhar ao redor enquanto a criança tenta manter o equilíbrio. Essa é uma atividade adequada para o desenvolvimento físico e também pode ser muito divertida.

“A maioria das pessoas sentem tonturas de vez em quando. As crianças, assim como os adultos, às vezes pode sentir tontura ou instabilidade. Mas se essa sensação se repetir com frequência ou interferir na vida cotidiana, pode ser um sinal de algum transtorno do equilíbrio”
–National Health Institutes–

6.- Bolas de ginástica

Outra excelente atividade para exercitar o equilíbrio da criança é brincar com uma bola de ginástica. Um desafio pode ser se sentar na bola sem colocar os pés no chão. Se for muito fácil, você pode propor fazer outra tarefa ao mesmo tempo em que mantém o equilíbrio. Um bom exemplo pode ser brincar com a criança com um jogo de tabuleiro enquanto mantém o equilíbrio sentada na bola.

7.- Andar de bicicleta

Sem dúvidas, uma das atividades que mais contribui para melhorar o equilíbrio das crianças é andar de bicicleta. Comece a ensinar com um nível de complexidade baixo, usando as rodinhas de apoio.

Quando a criança já tiver assimilado os movimentos necessários para se deslocar e sentir que está pronta para o passo seguinte, tire as rodinhas. Você vai precisar ficar por perto para segurar a criança no começo. Mas quando ela passar a se sentir mais segura, vai conseguir andar sozinha.

equilíbrio das crianças

Para desenvolver adequadamente o equilíbrio dinâmico e estático, além de ajudar a criança a se localizar no espaço, modifique o nível de dificuldade dessas atividades. A forma mais simples de fazer isso é pedir para que os pequenos fechem os olhos ao executá-las.

Essas simples atividades podem ser colocadas em prática tanto em casa quanto na escola. Com elas, você vai garantir que seu filho desenvolva uma das habilidades motoras básicas para seu crescimento. Lembre-se de que a dimensão física influencia diretamente nas bases cognitivas.