Tipos de cadeirinhas de carro para bebês e crianças

19 de outubro de 2017

A segurança do nosso bebê é extremamente importante, ainda mais quando precisamos levá-lo para algum lugar. Existem muitos tipos de cadeiras de carro, por isso antes de comprar uma, teremos que verificar se ela se ajusta ou não ao que nosso filho precisa na hora de viajar de carro.

É importante saber que a cadeirinha de carro que comprarmos deve ter uma série de características necessárias para poder se adaptar ao peso do nosso bebê. Além disso, outros fatores, como a idade e a altura também devem ser levados em consideração antes de comprar uma nova cadeira.

As estatísticas mostram que um grande número de crianças menores de 12 anos estão envolvidas em acidentes de carro. Um assento de carro que possa fornecer segurança para o nosso filho fará nos sentirmos mais seguros na hora de levá-lo para viajar.

Qual a melhor cadeirinha de carro para o seu bebê?

Existem vários tipos de assentos de carro para crianças de acordo com o peso, o tamanho e a altura:

Assentos de carro voltados para trás

Estas cadeiras ficam no sentido contrário do funcionamento do carro. Oferecem uma maior proteção para a cabeça, o pescoço e coluna vertebral de seu bebê, do que outros tipos de cadeira. Podem ser utilizadas até 18 meses de idade e até um peso de 13 kg.

criança sentada em cadeirinha de carro com assento voltado para trás

Assentos de carro virados para a frente

Estas cadeiras são as mais comuns para levar o bebê na parte de trás do carro. O arnês bloqueia os movimentos da criança e também evita que, em caso de acidente, seu corpo possa se mover abruptamente. Estas cadeiras são usadas por bebês com peso de 9 a 18 kg e de 9 meses a 4 anos.

Assentos elevadores para crianças

As cadeiras elevadoras e as almofadas são usadas ​​quando a criança tem mais peso. Este assento permite a elevação necessária para poder alcançar o cinto de segurança. Além disso são bastante confortáveis ​​e oferecem maior proteção para o nosso filho. Estes assentos são fabricados para crianças pesando de 15-36 kg, e entre 3 e 12 anos de idade.

Grupos de cadeiras infantis

As cadeirinhas de carro também podem ser divididas em grupos que são selecionados de acordo com a idade e o peso de cada criança:

  • Grupo 0: o importante desse grupo é que a criança não ultrapasse os 13 quilos de peso. Com relação à idade podem ser usadas ​​por crianças de até 4 anos de idade. Estes tipos de cadeiras são subdivididas em cestas ou porta-bebês, onde o bebê viaja deitado em uma posição bastante natural. Estas cadeiras sempre devem ser instaladas voltadas para trás. Além disso, não devem ser instaladas em um assento que tenha um airbag frontal.
  • Grupo I: estas cadeiras são adequadas para crianças de 9 a 18 quilos. Ficam presas ao veículo com o cinto de segurança ou com o novo sistema ISOFIX, para que a criança viaje com um cinto de segurança voltado para a frente ou para trás. Embora ainda seja aconselhável nestes tipos de cadeiras se orientar quanto ao sentido de funcionamento do carro.

  • Grupo II: as cadeiras deste grupo são usadas para crianças de 15 a 25 quilos. Eles têm uma almofada e uma parte traseira se depositada de forma simples no assento do veículo, de modo que o cinto passa pelos quadris, esterno e clavícula da criança. Estas cadeiras correspondem aos assentos de elevação acima mencionados.
  • Grupo III: estas cadeiras são projetadas para crianças de 22 a 36 quilos. Consistem em uma almofada (às vezes com encosto) que é depositada no banco do veículo. Funciona da mesma forma que o grupo anterior, oferece conforto para poder colocar o cinto de segurança na criança.

É importante destacar que cada grupo de assentos se destina a um determinado peso, por isso é muito importante comprar a cadeirinha de carro adequada para que o bebê possa ter uma viagem segura. Além disso você deve verificar qual é a que melhor se adapta ao seu filho considerando sua idade.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de cadeiras que correspondem ao peso e idade das crianças, é essencial que você se atente muito bem para essas características antes de comprar uma. Lembre-se que a segurança e o bem estar do seu bebê são essenciais na hora de viajar.