3 dicas para estimular a inteligência das crianças

A inteligência não abrange apenas a habilidade lógica ou matemática. Descubra como estimular a inteligência dos seus filhos de forma global.
3 dicas para estimular a inteligência das crianças

Última atualização: 04 Março, 2021

Durante os primeiros anos de vida de uma criança, o seu desenvolvimento cognitivo progride em grande velocidade. Por meio da interação com o ambiente ao seu redor, ela adquire as faculdades para compreendê-lo e se desenvolver nele. Esse processo ocorre de forma natural e progressiva. No entanto, há muitas coisas que os adultos podem fazer para estimular a inteligência das crianças.

Se elas não crescerem em ambientes ricos e estimulantes, não vão desenvolver todo o seu potencial. Por exemplo, foram documentados casos de bebês privados de socialização durante os primeiros anos de vida que tiveram muitas de suas habilidades profundamente afetadas. No entanto, para estimular a inteligência das crianças, devemos considerar que esse aspecto envolve muitas áreas diferentes.

Em geral, costumamos associar a inteligência com a habilidade linguística ou matemática, ou até mesmo com as notas que os pequenos tiram na escola.

No entanto, esse é um conceito muito mais amplo. Conforme podemos entender a partir da teoria das inteligências múltiplas, aspectos como a música, o movimento corporal ou as relações sociais precisam ser igualmente potencializados. Por isso, vamos compartilhar algumas dicas que serão úteis para realizar esse processo de estímulo.

Como estimular a inteligência das crianças?

chaves para estimular a inteligência das crianças

Hábitos de vida saudáveis

Em primeiro lugar, temos que atentar para a esfera física da criança porque, embora estejamos tentando estimulá-la em nível cognitivo, ambos os aspectos estão intimamente relacionados. Assim, é importante cuidar dos seus hábitos e nos certificarmos de que ela mantenha um estilo de vida saudável. Teremos que nos concentrar especialmente em três áreas:

  • Um descanso de qualidade e pelo tempo suficiente é fundamental para que as crianças acomodem as aprendizagens e reponham a energia consumida durante o dia. Se elas tiverem poucas horas de sono ou se estas forem interrompidas com frequência, estaremos impedindo que essas importantes funções cerebrais ocorram. Além disso, no dia seguinte, a criança não será capaz de funcionar adequadamente nem na escola nem em suas outras atividades.
  • A alimentação também é de grande importância para o desenvolvimento da inteligência. Afinal, é por meio dela que são fornecidos os nutrientes necessários para o cérebro das crianças. Por isso, é fundamental que os pequenos tenham uma alimentação variada e balanceada, rica em frutas e vegetais, e que evitem açúcares e alimentos industrializados, pelo menos na medida do possível.
  • Por outro lado, é necessário que os pequenos se habituem a fazer exercício físico regularmente no dia a dia. O esporte não só ajuda a oxigenar o corpo, como também aumenta a inteligência corporal, social (principalmente no caso dos esportes coletivos) e musical (no caso de atividades como a dança).

Novas experiências

Quando se trata de estimular a inteligência, não há maior inimigo do que a rotina. Por isso, tente proporcionar aos seus filhos experiências variadas. Podem ser de qualquer tipo: visitar museus, passear na natureza, ler livros diferentes ou participar de atividades com outras crianças. Qualquer experiência nova que saia do habitual vai nutrir e enriquecer a mente dos pequenos de maneiras importantes.

A partir dessas experiências, a criança não só vai adquirir novos conhecimentos, como também vai sentir a sua curiosidade despertar. Assim, suas habilidades sociais serão ampliadas. Pessoas, ambientes e atividades variadas são os melhores ingredientes para manter a sua mente estimulada. Além disso, não é necessário nenhum evento extraordinário. A introdução de pequenas variações no dia a dia pode ser o suficiente.

Desafios

Por fim, para estimular a inteligência das crianças, temos que ajudá-las a permanecerem mentalmente ativas. Para isso, podemos propor diferentes desafios que as estimulem a testar e desenvolver suas habilidades. A lição de casa já cumpre, em parte, essa missão, mas também podemos contribuir em casa sugerindo que os pequenos participem da elaboração de receitas simples, da criação de artesanatos ou de partidas de jogos de tabuleiro.

chaves para estimular a inteligência das crianças

Estimular a inteligência no dia a dia

Como você pôde ver, a inteligência pode ser estimulada no dia a dia por meio de tarefas cotidianas. Não é necessário recorrer a atividades complexas ou treinamentos extensos. Na verdade, são as experiências diárias que mais nutrem a inteligência das crianças.

É importante não nos limitarmos a melhorar as habilidades lógicas e cognitivas das crianças, uma vez que as outras inteligências são igualmente valiosas e também serão muito úteis para elas. Felizmente, no entanto, com a maioria das atividades, somos capazes de abordar várias dessas facetas da inteligência.

Pode interessar a você...
A teoria das inteligências múltiplas
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
A teoria das inteligências múltiplas

A teoria das inteligências múltiplas surgiu graças a Howard Gardner em seu livro Frames of Mind (1983). Vamos te contar mais a seguir!