Como as crianças aprendem as habilidades matemáticas

Você sabe como as crianças aprendem as habilidades matemáticas? Basicamente, são habilidades que devem ser aprendidas através do jogo. A seguir, vamos explicar como.
Como as crianças aprendem as habilidades matemáticas
María José Roldán

Escrito e verificado por a psicopedagoga María José Roldán.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

As crianças, quando ainda são bebês, começam a desenvolver suas habilidades matemáticas explorando o ambiente, o que continuam a fazer durante os anos pré-escolares. No momento em que aprendem conceitos matemáticos formais na primeira série, a base para o sucesso já está estabelecida.

O que é a matemática precoce?

O termo matemática precoce se refere a conceitos matemáticos e habilidades que uma criança desenvolve de maneira informal durante os primeiros anos de vida. Também podem ser chamadas de habilidades pré-aritméticas. É essencial que elas sejam primeiramente desenvolvidas, antes de tentar introduzir conceitos excessivamente avançados.

Para apresentar a matemática ao seu filho, você pode pensar imediatamente nos números e tentar ensiná-lo a contar, a reconhecer os números e a adicioná-los ou subtraí-los.

Contudo, na verdade, essas são algumas das habilidades matemáticas iniciais mais avançadas e não é preciso ter pressa para ensiná-las. É importante primeiramente entender como as crianças aprendem os conceitos matemáticos.

habilidades matemáticas

Como as crianças aprendem as habilidades matemáticas

Os três estágios da aprendizagem de qualquer conceito matemático são o concreto, o pictórico e o abstrato. A seguir, discutiremos os três estágios para que você possa entendê-los melhor, além de também entender em qual estágio os seus filhos estão.

O estágio concreto

No estágio concreto, as crianças precisam vivenciar os conceitos fisicamente. Elas precisam desenvolver a compreensão de um elemento segurando um bloco, por exemplo. Ao brincar com objetos concretos, os pequenos formam o conceito de que pode haver um objeto, vários objetos, menos, mais, etc.

Muitos processos matemáticos são realizados enquanto uma criança constrói uma torre de blocos juntamente com um amigo. São aprendidos conceitos como mais, menos, um a mais, não o suficiente, quantos, muito, menos, tirar e adicionar. As crianças comparam objetos e aprendem que é possível atribuir um valor a eles.

O estágio pictórico

No estágio pictórico, que segue o estágio concreto, as crianças conseguem ver a imagem dos objetos e entender que essa imagem representa objetos reais. Por exemplo, uma criança pode olhar para um desenho e entender que 4 folhas representam 4 folhas verdadeiras.

Posteriormente, ela poderá olhar para um dado com 4 pontos e atribuir o valor 4, e saber que os pontos poderiam, hipoteticamente, representar qualquer objeto. Em seguida, ela poderia somar os 4 pontos de um dado com os 3 pontos de outro e dizer que há 7 pontos no total.

O estágio abstrato

Esse é o estágio final da compreensão de um conceito matemático. Isso significa que uma criança pode olhar para uma soma, como, por exemplo, 4 + 3, escrita com símbolos numéricos, e somá-los sem usar objetos ou imagens concretas. O pequeno amadureceu o suficiente para entender que os símbolos 4 e 3 representam uma série de objetos que precisam ser somados.

Em qual estágio as crianças em idade pré-escolar estão?

As crianças em idade pré-escolar estão, principalmente, no estágio concreto. De fato, até a terceira série do Ensino Fundamental, aproximadamente, qualquer professor que se preze vai introduzir um novo conceito de forma concreta antes de passar para os livros ou as folhas de exercícios com exemplos para resolver.

Quando as crianças entendem um conceito de maneira concreta, é muito mais fácil resolver os problemas abstratos. Isso significa que, durante os anos pré-escolares, tentar pressionar uma criança para que ela conte imagens de objetos ou compreenda o valor dos símbolos numéricos é prematuro e causará frustração.

Talvez você queira expor o seu filho aos números (por exemplo, brincando com números de madeira) ou a algumas rimas que ensinem a contar, mas não espere que o seu filho já entenda o valor desses números.

Como ensinar as habilidades matemáticas para as crianças em idade pré-escolar?

A melhor maneira de ensinar as habilidades matemáticas para as crianças em idade pré-escolar é através do seu principal meio de aprendizagem, ou seja, a brincadeira. Brincar é a forma como as crianças em idade pré-escolar devem aprender absolutamente tudo.

Ou seja, durante esses primeiros anos, as crianças não precisam de aulas formais, folhas de atividades e livros de exercícios, nem de qualquer coisa que se pareça mais com o “trabalho de verdade”.

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Pode parecer confuso, pois há muitos programas formais e livros de exercícios disponíveis para pais de crianças em idade pré-escolar. Isso faz com que os pais sintam que deveriam fazer mais, preparando os filhos para a escola com atividades mais formais.

Contudo, a fase pré-escolar é um momento de aprendizagem informal. Quando o seu filho tem um aprendizagem informal adequada por meio da brincadeira, a aprendizagem formal será naturalmente mais fácil quando ele estiver pronto para isso.

Aprendizagem de habilidades matemáticas através do jogo

Quando uma criança não tem uma aprendizagem adequada por meio do jogo e muitas habilidades formais são forçadas, ela sofre mais adiante na escola, quando as lacunas começam a aparecer e fica evidente que faltam habilidades fundamentais.

Adapte a brincadeira ao seu filho e às suas habilidades, bem como aos seus interesses lúdicos. Dessa forma, vale a pena apostar na aprendizagem informal por meio de jogos e atividades, tais como:

  • Brincar com formas.
  • Brincar com blocos.
  • Montar quebra-cabeças.
  • Aprender a cantar músicas.
  • Contar nos jogos.
  • Fazer números de massa de modelar.
  • Brincar com objetos.

Por meio dessas informações, você poderá entender melhor como os seus filhos aprendem as habilidades matemáticas. Isso é importante para poder ajudar na aprendizagem de todos os conceitos, começando sempre por uma aprendizagem informal baseada no jogo.


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  • Goldsmith, M. (2013) Matemática mente. Editorial: SM

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