Os melhores esportes para crianças

27 Janeiro, 2021
Praticar esportes traz muitos benefícios durante a infância. Mas quais são os esportes mais adequados para as crianças? Elas podem praticar qualquer um? Se elas não puderem praticar esportes, quais são as outras opções?

A atividade física é essencial para os pequenos. Embora brincar seja uma forma natural de atividade física, praticar esportes também é muito benéfico para as crianças. Porém, nem todos os esportes são adequados para qualquer idade. Saber quais são os melhores esportes para as crianças é muito importante na hora de decidir qual atividade elas podem experimentar e praticar.

Embora a tendência natural das crianças sejam as brincadeiras, a falta de espaços para brincar e os videogames tornam mais fácil passar muito tempo em casa, entre outros fatores. Isso favorece um estilo de vida sedentário que afeta não só as crianças, mas também toda a família.

Benefícios de praticar esportes durante a infância

Praticar esportes traz muitos benefícios para a saúde física e mental das crianças e pode servir como um veículo para o desenvolvimento psicológico, físico, cognitivo e social. Por exemplo, praticar esportes durante a infância melhora a coordenação, o equilíbrio e a autoimagem.

Os melhores esportes para crianças

Praticar esportes também ajuda as crianças no seu processo de socialização, melhora as suas habilidades de trabalho em equipe, alivia a tensão e o estresse e contribui para dormir melhor.

Além disso, também é uma boa maneira de prevenir doenças, não só durante a infância, mas também ao longo da vida. Também ajuda as crianças a desenvolver hábitos de vida saudáveis, a ter em mente o valor do esforço, a se superar, a aceitar as suas limitações e a se desafiar.

Por outro lado, quando praticam esportes, as crianças aprendem a respeitar a autoridade e as outras crianças e também aprendem a se fazer respeitar e a respeitar a si mesmas. E não podemos nos esquecer de um benefício que muitos pais ignoram: o esporte melhora o sucesso escolar das crianças.

Quais são os melhores esportes para crianças?

Antes de fazer uma lista de quais são os melhores esportes para crianças, é preciso levar em consideração uma questão muito importante: o esporte em si beneficia os pequenos desde que se adapte à idade deles, com tudo o que isso implica.

Ou seja, o esporte deve se adaptar à criança e não o contrário. Não estamos falando apenas do tamanho do campo de jogo ou dos equipamentos necessários (bolas, cestas, traves, etc.). Também estamos falando sobre as regras do jogo em si.

Com isso em mente, alguns dos melhores esportes para crianças são os seguintes:

Judô

O judô é uma arte marcial que ajuda as crianças a melhorar o autocontrole e a capacidade de tomar decisões. Além disso, também permite um desenvolvimento físico abrangente e ajuda a melhorar a coordenação, o equilíbrio e a velocidade de reação diante de qualquer estímulo.

Ademais, no judô, trabalha-se muito o desenvolvimento do respeito por si mesmo, do respeito pelos outros (parceiros e oponentes) e do respeito pelo professor.

Natação, um dos melhores esportes para crianças

A natação, além de envolver todos os grupos musculares, é um esporte que também promove a atividade cardiovascular e desenvolve a força e a resistência. Além disso, a natação melhora a flexibilidade e o equilíbrio do corpo.

Por outro lado, com a prática da natação, as crianças desenvolvem a conexão entre mente e corpo. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar o seu desenvolvimento físico e o seu desenvolvimento cerebral e emocional.

Por fim, também é importante destacar a importância de que as crianças aprendam a nadar, já que esta é uma habilidade que pode salvar as suas vidas e que ajudará para que se sintam mais seguras em diversas circunstâncias.

Futebol

O futebol e o futsal são esportes que desenvolvem a capacidade de atenção, a lógica e a visão periférica. Ao jogar futebol, as crianças aprendem a observar e a analisar o que está acontecendo ao seu redor. Além disso, o futebol também favorece a melhora da resistência aeróbica, da velocidade e da potência muscular. Ademais, o futebol incentiva o companheirismo e o trabalho em equipe.

O basquete, outro dos melhores esportes para crianças

O basquete é um esporte que ajuda as crianças a melhorar a concentração e a desenvolver a agilidade, a coordenação e a velocidade de reação. Além disso, no basquete, os valores do respeito e da tolerância estão muito presentes.

Suas vantagens incluem o fato de que o basquete pode ser jogado tanto ao ar livre quanto em áreas cobertas. Além disso, para se divertir, basta ter uma bola e um ou dois amigos. É possível praticar até mesmo sozinho.

Os melhores esportes para crianças

Xadrez

Embora o xadrez não seja uma modalidade muito ativa fisicamente, ele traz muitos benefícios relacionados ao desenvolvimento da capacidade crítica, da visão estratégica e da agilidade mental.

Além disso, o xadrez é um esporte que ajuda a exercitar a memória. Isso porque, por um lado, o aprendizado se dá por meio da repetição de movimentos e jogadas. Por outro lado, conforme as crianças se tornam capazes de se lembrar de partidas e jogadas, elas também se tornam capazes de melhorar a sua estratégia.

Outras atividades físicas para crianças

Embora praticar esportes traga muitos benefícios para as crianças, não podemos perder de vista que nem sempre é possível e que, além disso, também existem outras formas de estimular a atividade física.

A principal atividade física que as crianças devem fazer é a caminhada. Caminhar tanto quanto puderem, sempre que possível. Além do mais, caminhar no campo ou fazer trilhas é uma atividade física maravilhosa para fazer em família e em qualquer época do ano.

Andar de bicicleta, dançar e qualquer brincadeira em grupo que envolva movimentos também são boas atividades físicas para as crianças. Essas atividades podem ser realizadas por crianças de todas as idades e, além disso, também podem ser compartilhadas com a família.

Outra atividade física que pode ser incentivada para as crianças é subir e descer escadas. Esse exercício é fantástico não só para fortalecer o corpo, mas também para melhorar a capacidade cardiovascular. Basta esquecer o elevador e usar as escadas para aumentar a atividade física diária de forma significativa.

E, se as crianças tiverem que passar muito tempo em casa e o videogame for uma das atividades no seu tempo livre, também é possível considerar as opções de jogos de atividade física e esportes oferecidos pelas diferentes marcas de videogames, como, por exemplo, o Wii Sports para o Nintendo Wii, entre outros.

  • Duarte, R. (2018). “La actividad física, el ejercicio y el deporte en niños y adolescentes”. Revista Salud Bosque8(1), 144-147. https://doi.org/10.18270/rsb.v8i1.2380
  • Esteban-Cornejo I, Tejero-González CM, Martinez-Gomez D, del-Campo J, González-Galo A, Padilla-Moledo C, Sallis JF, Veiga OL; UP & DOWN Study Group. Independent and combined influence of the components of physical fitness on academic performance in youth. J Pediatr. 2014 Aug;165(2):306-312.e2. doi: 10.1016/j.jpeds.2014.04.044. Epub 2014 Jun 19. PMID: 24952710
  • Jodra, P., Domínguez, R., & Maté-Muñoz, J. L. (2018). Incidencia de la práctica deportiva en la conducta disruptiva de niños y adolescentes. Ágora Para La Educación Física y El Deporte19(2–3), 193. https://doi.org/10.24197/aefd.2-3.2017.193-206
  • Lindner, K. J. (1999). Sport participation and perceived academic performance of school children and youth. Pediatric Exercise Science11(2), 129–143. https://doi.org/10.1123/pes.11.2.129
  • Mendo-Lázaro, S., Polo-del-Río, M. I., Amado-Alonso, D., Iglesias-Gallego, D., & León-del-Barco, B. (2017). Self-concept in childhood: The role of body image and sport practice. Frontiers in Psychology8(MAY). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00853
  • Sports and children. American Academy of Child & Adolescent Psychiatry. https://www.aacap.org/AACAP/Families_and_Youth/Facts_for_Families/FFF-Guide/Children-And-Sports-061.aspx
  • Villegas Aguilar, P. (2018). Benefits of sports for children and youth. [online] https://www.researchgate.net/publication/327450440_BENEFITS_OF_SPORTS_FOR_CHILDREN_AND_YOUTH
  • Youth Sport Practice Model Gets More Kids Active with More Time Practicing Skills. (2015). RETOS. Nuevas Tendencias En Educación Física, Deporte y Recreación, (28), 173–177.