Dicionário das primeiras palavras do bebê, uma boa lembrança
Quando você tem filhos, cada pequena conquista que eles alcançam é motivo de orgulho e admiração. Isso porque a primeira infância passa num piscar de olhos e valorizar momentos de felicidade é sempre uma ótima ideia para depois voltar a eles com nostalgia. Hoje vamos ensinar como fazer um dicionário das primeiras palavras do seu bebê, uma lembrança linda e original.
A vida é cheia de primeiras vezes e como pais temos a sorte de acompanhar nossos filhos em muitas delas. Como a vitória de seus primeiros passos e o surgimento de seus primeiros dentes de leite. Ou seu primeiro dia no jardim de infância e depois seu primeiro dia na escola. Então aproveite cada momento ao máximo, pois depois serão apenas lindas lembranças que viverão para sempre apenas em seu coração.
Comece a registrar as primeiras palavras do bebê em um diário
Ter um diário com as memórias da gravidez e dos primeiros anos dos filhos é um belo hobby que com o passar dos anos se tornará uma herança de família. Então, se você estiver usando um agora, lembre-se de registrar pacientemente todo o vocabulário que seu bebê vai ganhando ao longo dos meses.
O primeiro “mama” ou “papa” tímido ocorre por volta dos oito ou nove meses. E é normal você se emocionar e pensar que seu anjinho está tentando chamar você. No entanto, a verdade é que essas primeiras palavras que eles emitem geralmente são inespecíficas. Isso quer dizer que, ao pronunciá-las, seu bebê ainda não está ciente de seu significado.
A partir de um ano de vida, as crianças começam a entender que suas palavras têm significado e reações nos outros. No entanto, durante essas primeiras tentativas de comunicação, é muito difícil entendê-las, pois geralmente são palavras ininteligíveis. Os primeiros fonemas consonantais que as crianças aprendem são: b/d/l/m/n/p/t. Quando combinados com vogais, formam as primeiras palavras: “tata” “mama”, “papa”, “lala”.
É neste momento que elas começam a ter a capacidade de fazer distinções divertidas. Por exemplo , “vrum-vrum” para se referir a carros ou “caca” para dizer que você precisa trocar suas fraldas. No entanto, não se pode generalizar e é comum que algumas crianças demorem um pouco mais para começar a pronunciar as primeiras palavras.
O vocabulário após o primeiro ano é o mais divertido
Após doze meses, o vocabulário das crianças começa a aumentar exponencialmente. Por exemplo, o uso de onomatopeias para se referir a objetos ou animais por seu ruído (au-au/cachorro) (mu/vaca). Em breve começará um estágio no desenvolvimento da linguagem conhecido como “período holofrástico”, onde os bebês constroem frases com apenas uma palavra (Tete/Quero uma mamadeira) (Água/Quero água).
Portanto, anote cada nova palavra que seus filhos tentam usar para se comunicar. Algumas serão mais divertidas do que outras e apenas algumas ficarão gravadas para sempre na memória dos pais. Dessa forma, as primeiras palavras não serão esquecidas e os pequenos poderão perceber como seu vocabulário mudou ao longo dos anos.
Então, quando eles começarem a formular suas primeiras frases significativas, anote todos os erros engraçados que mais tarde se tornarão anedotas. Durante os 2 e 3 anos, certamente você vai rir sem parar de suas ocorrências inocentes. Lembre-se de acompanhar suas frases com fotografias de acordo com sua idade e aproveite cada momento dessa etapa tão curta, mas ao mesmo tempo tão bonita.
Ter um dicionário das primeiras palavras do bebê é um dos melhores presentes emocionais que podemos dar aos nossos filhos. O mesmo vale para todas aquelas memórias que vêm depois do nascimento, como a pulseira do hospital, uma mecha de cabelo, as impressões de suas mãozinhas e pezinhos, suas primeiras roupas, seu primeiro dente de leite, seus desenhos, suas fotografias, etc.
Um dicionário com as primeiras palavras do bebê é um belo presente
Os presentes emocionais são aqueles presentes carregados de um grande sentimentalismo que vai além de seu valor material. São detalhes onde se coloca todo o afeto que pode ser sentido por uma pessoa. E alguns deles são diários de gravidez/maternidade ou um dicionário com as primeiras palavras do bebê.
Todas as crianças gostam de ouvir anedotas de seus primeiros meses e anos, por exemplo, como eram engraçadas palavras como “caca” ou como elas se referiam afetuosamente a seus pais. Elas certamente vão sorrir quando se lembrarem de seu bichinho de pelúcia “momo” ou de sua tia “tata”. E todos poderão se divertir muito com este grande tesouro em sua caixa de lembranças.
Ter a oportunidade de manter guardados todos os marcos que os pequenos foram conquistando aos poucos é algo que nem todas as pessoas têm o privilégio de vivenciar. Então, se você quiser ler para seus filhos mais tarde todas as coisas pelas quais vocês passaram juntos, não hesite em coletar essas informações que em algum momento serão vistas com gratidão e alegria.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Montecinos, J. P. (2000). Adquisición y desarrollo del lenguaje y la comunicación: una visión pragmática constructivista centrada en los contextos. Límite: revista de filosofía y psicología, (7), 54-66. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2053242.pdf
- Navarro Pablo, M. (2003). Adquisición del lenguaje. El principio de la comunicación. Cauce, 26, 321-347. Recuperado de: https://idus.us.es/xmlui/bitstream/handle/11441/13138/file_1.pdf?sequence=1
- Rodríguez, J. J., & Santana, A. M. M. (2010). Adquisición y desarrollo del lenguaje. A.(. Muñoz García, Psicología del desarrollo en la etapa de educación infantil, 101-120. Recuperado de: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3332436
- Rivero-García, M. (1994). Influencia del habla materna en los inicios de la adquisición del lenguaje: primeras palabras y primeros enunciados de más de una palabra. Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología, 14(3), 148-155. Recuperado de: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0214460394755972