7 dicas para se comunicar com seu parceiro

27 de julho de 2019
Na maioria dos casos, a comunicação é a chave de um relacionamento. Demonstrar interesse pelo parceiro e por seus gostos, reconhecer os seus sentimentos e o respeito mútuo são algumas das dicas que ajudarão o seu relacionamento.

Uma boa comunicação com o parceiro facilita a resolução de problemas no futuro. Além disso, também auxilia no papel de pais. Isso porque  mostra coerência aos filhos, algo muito benéfico na educação familiar. Neste artigo, revelamos sete dicas para se comunicar com seu parceiro.


1. Mostre interesse pelo que seu parceiro tem a dizer

Um dos grandes problemas que temos na hora de nos comunicar é que muitas vezes ouvimos para responder e não para entender. Quando estamos dizendo algo, todos nós queremos a devida atenção. Quando se trata de um casal, esse problema pode prejudicar seriamente o relacionamento.

Quando ouvimos uma reclamação, automaticamente pensamos no que responder em vez de tentar entender o que a outra pessoa está falando e como ela se sente. Então, não trate as conversas com o seu parceiro como uma competição na qual um perde e o outro ganha.

“O primeiro dever do amor é saber escutar”.

Paul Tillich

2. Expresse-se em primeira pessoa ao se comunicar com seu parceiro

Se quisermos lidar com determinadas questões de maneira tranquila, é essencial usar o pronome pessoal “eu” na hora de expressar algo que nos deixa insatisfeitos.

Caso contrário, nossa mensagem soará de uma maneira muito mais acusatória e crítica. Por exemplo, é melhor dizer: “Eu não me senti apoiada naquela noite quando jantamos com os seus pais”, em vez de :”Você sempre me ridiculariza na frente dos seus pais”.

Chaves para se comunicar com o parceiro

3. Evite mostrar desdém ao seu parceiro

De acordo com a autora best-seller Arielle Ford, mostrar desinteresse é o principal fator que separa os casais. Para ela, mostrar desdém, ficar na defensiva, ser evasivo e fazer críticas constantes são os quatro cavaleiros do apocalipse ao se comunicar com seu parceiro.

Se o parceiro não se sente confortável para conversar com você, se ele se sente constrangido ou inibido, a comunicação do casal praticamente desaparece. Isso quer dizer que ele não se sentirá livre para se expressar como realmente é quando estiver com você.

4. Escolha o momento certo para discutir questões importantes

Muitas vezes, uma conversa pode se tornar um inferno pelo simples fato de não ser o momento certo para começá-la. Mas, afinal, como saber quando é a hora certa?

Por isso, a autora Arielle Ford propõe começar com essa simples frase: “Você acha que é um bom momento para a gente conversar? Há um problema que acho um pouco difícil e gostaria de conversar com você ”. Se a pessoa disser que o momento não é o mais adequado, pergunte quando seria melhor.

Da mesma forma, tente evitar fazer seu parceiro se sentir obrigado a falar. Se ele trabalha ou estuda muito e está descansando, tente ser paciente. É aconselhável esperar o momento mais apropriado para falar sobre um assunto que provavelmente causará desentendimento.

5. Ao se comunicar com seu parceiro mostre interesse por seus gostos

Falar sobre os interesses comuns é a melhor maneira de se conectar com alguém, ainda mais com o parceiro. Se você pretende desenvolver boas conversas em casal, tenha interesse em descobrir do que a outra pessoa gosta. Dessa forma, a comunicação fluirá muito melhor, o que será muito benéfico para o relacionamento.

Por isso, aprender a ouvir o seu parceiro quando ele falar sobre os próprios interesses é uma das dicas mais importantes para se comunicar em casal. Se o parceiro perceber que você não gosta de seus hobbies e não quer falar sobre o que ele gosta, será criada uma barreira na comunicação.

6. Discuta o que é essencial

É muito comum que, no calor da discussão de um casal, surjam desavenças do passado, especialmente na hora que vocês estiverem com os nervos à flor da pele.

Chaves para se comunicar com o parceiro

Por isso, quando surgirem outros problemas na conversa, deixem de lado. Entrem em um acordo para discutir mais tarde, mas com uma condição: que o problema a ser adiado seja imprescindível.

Você não pode querer que tudo o que você não concorda tenha que ser discutido e seja terminado em um acordo. Na verdade, isso só causará mais tensão e conflito.

7. Fale sobre como você se sente ao se comunicar com seu parceiro

Geralmente, tendemos a criticar o outro em uma discussão. Esse não é o melhor caminho, pois dessa forma o seu parceiro se sentirá atacado e ficará na defensiva.

Portanto, uma das dicas mais importantes para se comunicar com seu parceiro é falar sobre como você se sente, em vez de culpar o próximo. Assim, se você direcionar o seu discurso para explicar como você se sente e expressar as suas emoções, a conversa será guiada para um tom mais ameno e compreensivo.

Em suma, não devemos ignorar a importância de uma boa comunicação em casal. Respeito, interesse pelo outro, saber ouvir e reconhecer as emoções de ambos são fundamentais para manter o vínculo com seu parceiro.

  • De Lourdes, L. (2007). Entendiendo a la pareja: marcos teóricos para el trabajo terapéutico. Editorial Pax México. México D.F.
  • Ford, A. (2017). Convierta a su pareja en su alma gemela. HarperCollins. Estados Unidos: Tennessee.