Ensine o seu bebê a sentar
Se manter sentado sem ajuda significa um passo no desenvolvimento muscular e motriz do bebê.
Ensine o seu bebê se sentar direito. Não faça caso dos mitos de que exercitá-lo nesse sentido afeta sua coluna vertebral.
Estimule-o com a mesma delicadeza que lhe incentivou a levantar a cabecinha e se virar no berço.
Sempre e quando não o force e faça os exercícios corretos, seu bebê não correrá perigo durante a aprendizagem desta nova etapa para o desenvolvimento de sua capacidade motora.
Exercícios para aprender a se sentar
O desenvolvimento das crianças é determinado por etapas. E uma dessas etapas que supõe um salto transcendental, é a de se sentar sem precisar de suporte ou ajuda dos pais.
Com este objetivo os pediatras recomendam uma série de exercícios e brincadeiras para que o bebê reforce os quadris, as costas e consiga se manter equilibrado na posição de sentado.
Aos 6 meses o bebê deve levantar as costas enquanto está de barriga para baixo, girar a cabeça e se virar sozinho; este é um bom momento para estimulá-lo a se sentar.
Não pense duas vezes, ensine o seu bebê a se sentar e coloque em prática estes exercícios para tornar seu propósito real.
1. Sente-o em seu colo
Sempre que puder sente-o em seu colo com as costas apoiadas em você. Deixe que ele te segure com as mãozinhas para que se sinta seguro e cante-o uma canção para que esteja mais cômodo.
É importante que você esteja sentada corretamente para facilitar que ele fique o mais ereto possível.
2. Brinque sentando-o
Pegue o seu bebê por debaixo dos braços e brinque sentando-o. Emite expressões de alegria toda vez que colocá-lo nessa posição.
Pare-o, carregue-o ou deite-o e volte novamente a sentá-lo com as mesmas frases estimulantes. Ele compreenderá que se trata de uma brincadeira e assimilará de forma melhor a nova postura.
3. Faça ele se esforçar
Deite seu bebê de barriga para cima. Faça seus dedos estalarem diante dele ou dê umas palminhas para que se anime e preste atenção em você.
Depois, toque suas mãozinhas, pegue-as, solte-as enquanto diz palavras alentadoras. Isso excitará seu filho e fará que queira levantar.
Quando conseguir e comprovar que ele lhe agarra forte, tente levantá-lo pouco a pouco sempre e quando ele fizer um esforço para levantar-se.
Durante este exercício não é necessário chegar na posição de sentado contanto que o bebê faça esforço é mais do que suficiente.
4. Sente-o e deite-o várias vezes seguidas
Deite o bebê de barriga para cima. Pegue-o pelas mãozinhas e levante-o até que fique sentado, mantenha-o assim por alguns segundos e deite-o novamente.
Faça esta operação dez vezes seguidas enquanto canta ou faz uma contagem do tipo: um, dois; um, dois. Um quando ele estiver sentado e dois quando deitá-lo.
5. Sente-o e pegue-o
Sente o bebê sobre uma superfície dura e coloque os bracinhos para frente de forma que apoie as mãos sobre o chão. Pegue-o pelo quadril e deixe-o assim durante alguns segundos.
Este exercício deve ser feito depois dos que foram explicados antes. Neste momento o bebê deverá se sentir cômodo e conhecer a posição de sentado.
Ensine seu bebê a se sentar
Durante a aprendizagem é imprescindível observar para que a criança se sinta à vontade com o que está fazendo e se mantenha interessada.
Ensine o seu bebê a se sentar, mas se vê que chora ou não está à vontade, não o force. Deixe a prática para outro momento e para estimulá-lo, use jogos e objetos que chamem a atenção dele.
Todas as etapas do desenvolvimento motriz devem ser vencidas passo a passo e com o seu “consentimento”.