O desenvolvimento das crianças pela sua idade

· 31 de outubro de 2016

O desenvolvimento das crianças é escalonado pelas suas idades e perante a chegada da puberdade, essa evolução física e mental se diferencia entre o sexo masculino e feminino.

Você saberá mais a respeito a seguir

O desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos

Todos os bebês ao nascer apresentam características físicas similares:
– Cabeça enorme em relação ao corpo
– Olhos de grande proporção em comparação com a cabeça
– Bochechas rechonchudas
– Nariz diminuto

O desenvolvimento físico de 0 a 3 anos é acelerado. De uma semana a outra os bebês engordam e crescem em proporções consideráveis.

De maneira gradual, durante este período, os bebês vão gorjear, acrescentarão em controle cefálico, vão começar a se virar sozinhos, emitirão sons mais parecidos com palavras, vão aprender a se sentar, pegarão objetos pequenos usando seus dedos como pinças, engatinharão… enfim.

Há muitas formas que se podem estimular as capacidades de nossos bebês.

shutterstock_96238937

A respeito do desenvolvimento emocional e psicossocial devemos esclarecer que quando nascem, os bebês só são capazes de comunicar-se com o mundo que os rodeia através de choro, sendo essa uma das primeiras emoções que experimentam.

E é mediante essa interação com o ambiente e a família que os bebês aumentam em seu desenvolvimento emocional.

O desenvolvimento das crianças de 3 a 6 anos

Entre as crianças de 3 a 6 anos há progresso na questão muscular e óssea. Na primeira infância, como é conhecida essa etapa, elas ficam mais fortes e têm mais controle sobre suas atividades motoras.

Crescem e se formam até deixar de ser os pesadinhos da casa para parecer cada vez mais com as crianças maiores.

Nessa etapa eles têm um vocabulário amplo o suficiente para serem entendidos pelos demais.

Jogam, caminham, correm, trepam, colorem, dançam, cantam… tudo com mais habilidade que antes.

Começam a ir à escola, aprendem novas matérias, tentam imitar os adultos, querem fazer coisas sozinhos… as crianças vão começando a se formar para a vida adulta.

O desenvolvimento das crianças de 7 anos para a frente

A mudança dos dentes de leite até a dentição permanente é uma das mais importantes transformações deste período. A nova dentição começa por volta dos sete anos e termina ao redor dos 12.

Mas também a partir dos 7 anos começa uma diferenciação entre os sexos com relação ao desenvolvimento físico.

O “esticão”

O chamado esticão é um crescimento acelerado que logo transforma nossa princesinha em uma donzela e chega a partir dos 9 anos. Nos meninos, ele acontece por volta dos 11 anos, em uns um pouco antes e em outros, alguns meses depois.

Você já deve saber que principalmente desde os 9 até os 12 anos as mudanças físicas nas meninas são mais evidentes e rápidas que nos meninos.

O desenvolvimento sexual

A partir dos 9 e 10 anos os corpos das meninas começam a secretar hormônios sexuais femininos, algo que possibilita o crescimento dos seios e a chegada da primeira menstruação.

O desenvolvimento sexual dos meninos é muito mais tardio que o das mulheres (por volta dos 10 anos) e se caracteriza pela aparição de alguns pelos púbicos e faciais, o aumento dos testículos e a mudança na voz.
shutterstock_286619324

Emocionalmente e socialmente logo aos 10 anos as crianças de ambos os sexos se tornam mais independentes, seus amigos ficam cada vez mais importantes, ganham confiança em si mesmos, ou então, em caso contrário, ficam com a autoestima ainda mais baixa.

Nesta idade, a mente e o corpo de seu filho estará tomando “as ultimas providências” para o salto mais importante de sua vida: o salto até à puberdade.

Fique ligado para que na hora exata eles estejam preparados.