A importância de fazer com que as crianças se mantenham ativas

07 Fevereiro, 2021
Para as crianças, a atividade física é vital para o seu desenvolvimento físico, intelectual e emocional. E, embora elas sejam ativas por natureza, se não dermos uma mão, elas acabarão sendo vencidas pelo sedentarismo e pela preguiça.

As crianças são ativas por natureza. Entretanto, se não dermos a elas a oportunidade de se movimentarem, aos poucos o sedentarismo ganhará o jogo, e a televisão e os videogames vão acabar sendo o principal (e talvez o único) meio de lazer dos jovens.

As crianças que são ativas não apenas têm uma melhor saúde e uma boa condição física. Elas também apresentam um melhor desenvolvimento físico, social, cognitivo e emocional. Não dar a elas a oportunidade de se movimentar e fazer atividade física vai privá-las de um desenvolvimento harmonioso e saudável, além de promover a obesidade.

A importância de fazer com que as crianças se mantenham ativas

Por que as crianças devem se manter ativas?

As crianças podem se manter ativas de várias maneiras. Fazer esportes e praticar qualquer tipo de atividade física é uma forma muito comum. Porém, os pequenos também podem se manter ativos brincando livremente, caminhando, usando as escadas em vez do elevador, fazendo tarefas e até mesmo ajudando nas atividades domésticas.

Vale tudo, contanto que se mantenham em movimento. Na verdade, independente de como as crianças se mantiverem ativas, o movimento trará muitos benefícios, tais como:

  • Melhora da capacidade cardiovascular.
  • Melhor coordenação e controle do movimento.
  • Confiança nas suas próprias habilidades.
  • Autoestima melhorada.
  • Redução do risco de depressão, ansiedade e angústia emocional.
  • Desenvolvimento de ossos e músculos fortes.
  • Manutenção de um peso saudável.
  • Menor risco de doenças crônicas no futuro.
  • Melhora das capacidades de aprendizagem e atenção.
  • Maiores oportunidades de expressão e comunicação.
  • Oportunidade de desenvolver habilidades sociais como cooperação, respeito pelos outros, resolução de problemas, jogo limpo e trabalho em equipe.

10 razões para fazer com que as crianças se mantenham ativas

De acordo com o American Council on Exercise, os principais motivos pelos quais as crianças devem se manter ativas e praticar muito exercício são:

  • As crianças que se exercitam têm maior probabilidade de continuar a se exercitar quando adultas.
  • Os exercícios ajudam os pequenos a atingir e manter um peso corporal saudável.
  • A atividade física regular ajuda a construir e manter músculos, ossos e articulações fortes e saudáveis.
  • O exercício ajuda a desenvolver habilidades interpessoais importantes. Isso é especialmente bom para a participação em esportes coletivos.
  • O exercício melhora a quantidade e a qualidade do sono.
  • As pesquisas mostram que o exercício promove uma melhor frequência escolar e melhora o desempenho acadêmico.
  • As crianças que fazem exercícios têm uma maior autoestima e uma melhor autoimagem.
  • A participação em atividades físicas regulares previne ou retarda o desenvolvimento de muitas doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e hipertensão, além de também promover a saúde.

Como ajudar para que as crianças se mantenham ativas?

A melhor maneira de fazer com que as crianças valorizem a atividade física é permitir que elas se mantenham ativas. Talvez isso possa parecer simples, mas, na verdade, não é.

Muitas vezes os pequenos querem brincar e não deixamos, seja porque há outras coisas para fazer ou porque nós, adultos, estamos com preguiça. Portanto, é preciso aproveitar esse impulso natural das crianças e deixar que elas se movimentem e brinquem. Porém, sem perder de vista o respeito pelos outros e pelas regras básicas de convivência, é claro.

A importância de fazer com que as crianças se mantenham ativas

Outra forma muito eficaz de estimular a atividade nas crianças é que elas vejam os adultos sendo ativos. De nada adianta dizer que elas devem se movimentar ou praticar esportes se elas virem que os adultos protestam toda vez que têm que se esforçar ou se eles passam muito tempo no sofá, assistindo televisão ou jogando com celulares ou videogames.

Praticar esportes em família é uma boa opção para motivar as crianças a se manterem ativas. Por outro lado, fazer com que as crianças ajudem nas tarefas domésticas e dar o exemplo caminhando e subindo escadas sempre que possível também dará a elas a chance de se movimentar e se divertir.

Concluindo…

Em suma, a atividade física é essencial para os pequenos. Não se trata apenas de uma questão de desenvolvimento físico, mas também de desenvolvimento mental e emocional. As crianças que se movimentam são mais criativas porque qualquer oportunidade de se mover é uma oportunidade de brincar. Além disso, elas ficam mais alegres, o que ajuda a controlar o estresse e a prevenir a ansiedade e a depressão.

Por outro lado, como pais, incentivar e favorecer a atividade dos filhos permite que nós também sejamos mais ativos. São oportunidades que não podemos deixar passar, tanto para nos movimentarmos quanto para estarmos com os nossos filhos. E você, o que está esperando para se manter ativa juntamente com os seus filhos?

  • Aadland, K. N., Aadland, E., Andersen, J. R., Lervåg, A., Moe, V. F., Resaland, G. K., & Ommundsen, Y. (2018). Executive function, behavioral self-regulation, and school related well-being did not mediate the effect of school-based physical activity on academic performance in numeracy in 10-year-old children. The Active Smarter Kids (ASK) study. Frontiers in Psychology9(FEB). https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00245
  • Aznar Laín, S. y Webster, T. (2006). Actividad física y salud en la infancia y la adolescencia. Ministerio de Educacion y Cultura, Centro de Investigación y Documentación educativa.
  • Lisahunter, Abbott, R., Macdonald, D., Ziviani, J., & Cuskelly, M. (2014). Active kids active minds: A physical activity intervention to promote learning? Asia-Pacific Journal of Health, Sport and Physical Education5(2), 117–131. https://doi.org/10.1080/18377122.2014.906057