Por que você deve ler em voz alta para os seus filhos todos os dias

26 Dezembro, 2020
É necessário ler em voz alta para as crianças desde quando elas ainda são muito pequenas, pois esta é uma prática que traz inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento integral.

Ler é uma das atividades mais importantes na vida das crianças, pois constrói as suas mentes. O melhor presente que você pode dar aos seus filhos é começar a ler em voz alta para eles desde quando ainda são pequenos, antes mesmo que eles entendam o que você está dizendo ou possam ler as palavras por conta própria.

Conforme os seus filhos forem crescendo, você passará para o papel de ouvinte enquanto eles leem em voz alta para você. Eles vão pronunciar as palavras e encontrar um significado nas frases. A leitura traz muitos benefícios que nem sempre parecem óbvios na hora da história, mas que são mais importantes do que você pode imaginar.

Quando os seus filhos tiverem idade suficiente para ler para você, não pare de ler para eles, mesmo que eles também já leiam. Os benefícios estão tanto na leitura quanto na escuta da leitura, e vocês podem ler juntos ou se revezar na leitura. Deixe o seu filho ler na escola e, à noite, ouça como ele lê para você e então leia para ele também.

Por que você deve ler em voz alta para os seus filhos?

A seguir, vamos explicar alguns dos benefícios de ler em voz alta para os seus filhos. Dessa forma, você poderá começar a fazer isso, se ainda não faz, já que antes tarde do que nunca também vale.

ler em voz alta para os seus filhos

Aumento do vocabulário

Qualquer que seja o assunto do livro que você está lendo, o seu filho estará exposto a muito vocabulário e aumentará a sua linguagem, mesmo que você não consiga perceber nesse momento. Isso proporciona uma certa vantagem intelectual e vai ajudá-lo a se desenvolver melhor na escola e na vida.

Padrões de linguagem ao ler em voz alta

As crianças aprendem a falar principalmente por meio da escuta do uso da linguagem pelos pais. Quando você lê para os seus filhos, eles ouvem boas estruturas de linguagem e o uso da gramática e, naturalmente, vão te imitar.

As crianças não aprendem sobre os verbos, preposições, conjunções ou advérbios do nada. Os anos de leitura proporcionam um vocabulário que permitirá que elas reconheçam tudo isso quando tiverem que estudar o assunto na escola. Elas não só terão um léxico mais amplo, como também boas habilidades para falar e usar a gramática.

Habilidades de pensamento

Enquanto as crianças leem ou ouvem histórias, elas estão pensando. Esse é o momento perfeito para fazer perguntas e desenvolver as suas habilidades de pensamento crítico. Durante alguns minutos por dia, enquanto você ouve o seu filho ler em voz alta ou enquanto você estiver lendo para ele, faça diferentes tipos de perguntas sobre a história.

Assim, ele poderá analisar e opinar sobre diversos temas, bem como pensar em diferentes soluções para os problemas que vão surgindo na história que está sendo lida. Através dessas perguntas, o seu filho ouvirá e analisará o conteúdo, em vez de ouvir passivamente.

Leitura independente

A principal maneira de incentivar as crianças a aprender a ler é lendo para elas. Os pequenos aprendem com os pais mais do que com qualquer outra pessoa. Se te virem lendo, eles vão querer te imitar e aprender a ler também. Eles não só vão observar você realizar uma ação (ler) e desejar fazer o mesmo, como também, ao ouvirem você ler para eles, eles vão perceber a alegria e a diversão de ler uma história e vão querer aprender a entender as palavras por conta própria.

Habilidades de escrita

A leitura melhora as habilidades de linguagem, o que, por sua vez, melhora as habilidades de escrita. O seu filho não apenas entenderá a estrutura correta das frases e será capaz de usar as partes do discurso corretamente, como também terá a ajuda do aumento do vocabulário para escrever de forma criativa.

A leitura estimula a imaginação. Assim, a escrita do seu filho ganhará vida quando essa imaginação surgir em suas histórias.

Momento de união ao ler em voz alta

O tempo que vocês passam juntos é precioso. Depois de um longo dia de escola, esportes, lição de casa e muitas outras atividades, a leitura é uma forma segura de diminuir a velocidade da vida e garantir que você passe um tempo de qualidade sem interrupções com os seus filhos, porque geralmente isso é algo que acontece em um espaço tranquilo, sem distrações e do qual só vocês participam. É um momento de qualidade perfeito.

Resolução de problemas

Toda boa história está repleta de muitas oportunidades para resolver problemas. Os personagens ficam diante de todos os tipos de situações e procuram soluções para resolvê-las.

ler em voz alta para os seus filhos

As crianças já estão familiarizadas com a resolução de problemas em suas próprias vidas, mas a leitura traz a experiência de descobrir como as outras pessoas resolvem os seus desafios diários. Isso desenvolve a capacidade de analisar as situações e agir de forma adequada.

Peça aos seus filhos que deem soluções para os problemas dos personagens antes de ler o final da história. Assim, você estará estimulando a capacidade de propor novas ideias.

Analise as decisões tomadas pelos personagens e veja se os pequenos estão de acordo ou se eles têm finais alternativos para a história. A vida está cheia de desafios e a leitura é uma maneira maravilhosa de aprender a superá-los.

Concentração

Quando as crianças ouvem histórias, elas aumentam a capacidade de se concentrar no que estão ouvindo. Conforme vão sendo cativadas pelos detalhes de uma história, elas se esforçam para ouvir um pouco mais, aumentando assim a sua capacidade de atenção ao longo do tempo. Quanto mais interessante e cativante for um livro para uma criança, mais atenção ela terá durante a sua leitura.

A leitura pode prolongar a capacidade de concentração geral de uma criança. Isso se estende para outras áreas e contribui para que tenham um melhor desempenho na escola e nas atividades realizadas. Ao contrário das telas, que afetam o cérebro de forma negativa, a leitura estimula a concentração verdadeira. As crianças precisam ouvir, ler e pensar sobre o que estão lendo ou ouvindo.

Como você pode ver, esses são alguns dos benefícios do ato de ler histórias para os seus filhos todos os dias. São todos benefícios muito importantes para a vida dos seus pequenos, que vão crescer muito tanto pessoal quanto intelectualmente.

  • Bilbao, A. (2015) El cerebro del niño explicado a los padres. Editorial: Plataforma Actual.