25 nomes bíblicos para meninos

Espirituais e com significados profundos, cheios de história e tradição. Assim são os seguintes nomes que vêm do livro mais lido e divulgado no mundo.
25 nomes bíblicos para meninos

Última atualização: 18 maio, 2022

A Bíblia é um dos livros mais difundidos e lidos ao longo dos tempos, mas é importante avaliar seu significado em termos do nosso relacionamento com Deus. Para muitos pais crentes, ler suas páginas é algo semelhante a ter um diálogo profundo com o Senhor. Então, não perca a lista a seguir com os melhores nomes bíblicos para meninos.

É provável que você já identifique os personagens que recebem esses nomes para serem chamados a fazer a vontade divina. No entanto, convidamos você a se deixar levar e escolher com o coração aquele que mais ressoa dentro de você. Vamos começar!

Lista dos melhores nomes bíblicos para meninos

Como fica claro na obra Nombres bíblicos en el santoral católico (Nomes bíblicos em santos católicos, em tradução livre), escrita pelo especialista ML Heitzmann e publicada pela Editorial da Universidade de Barcelona, ​​​​os nomes bíblicos para crianças sempre despertaram interesse particular entre historiadores e filólogos.

Não há dúvida de que sua origem e seus significados têm algo que escapa à compreensão racional. Se você tem fé de que vai encontrar o escolhido no espaço a seguir, convidamos você a escolher com o coração.

Transmitir crenças religiosas para os nossos filhos?
A fé excede a compreensão da razão. E é um legado que é passado de pai para filho, também pelo nome que lhes é dado.

Nomes para meninos: de A a L

  • Aaron: de acordo com as escrituras sagradas, é o irmão mais velho de Moisés. Além disso, define o ‘homem da montanha’.
  • Abel: sua história vem do Antigo Testamento e ele era filho de Adão e Eva, que foi morto pela inveja de seu irmão Caim. Como contribuição divina, significa ‘fôlego’.
  • Abraão: significa ‘pai de muitos’. Nesse sentido, foi o primeiro patriarca a sair de Ur e ir para onde Deus indicou. Dessa forma, foi possível criar o povo de Deus (Israel) a partir da oferta de seu filho como sacrifício.
  • Elias: esse profeta surgiu no século IX a.C. e lutou contra a divindade fenícia. Por isso, seu nome significa ‘Deus é Senhor’.
  • Isaías: foi o profeta bíblico que anunciou a chegada de Jesus. O nome tem em sua etimologia os mesmos elementos de Jesus, mas colocados em ordem inversa. Vem de yeshah-yahu, que é ‘Deus é o salvador’.
  • Ismael: alude ao povo amado de Deus e significa ‘Deus ouve’.
  • Daniel: sua origem hebraica e bíblica oferece uma das opções mais populares até hoje, escolhida por pais de todo o mundo por seu significado espetacular, ‘Deus é meu juiz’.
  • David: alude àquele que é ‘amado’. Na história sagrada, foi o rei mais respeitado de Israel, derrotou o gigante Golias e seu relacionamento com Deus foi muito próximo. Ele se comunicava por meio de um diálogo íntimo com ele.
  • Jesus: é o Messias enviado para os cristãos. Com sua figura, o significado da Trindade se completa. Por essa razão, significa ‘Yahweh é o salvador’.
  • Joaquim: era o nome do pai da Virgem Maria e também foi um dos reis da cidade de Judá. Portanto, refere-se a ‘Deus construirá’.
  • José: na Bíblia aparece várias vezes. É o nome de um dos doze filhos de Jacó, mas também do marido da Virgem Maria.
  • João: sua popularidade permanece intacta ao longo do tempo por ser o protagonista de um dos evangelhos mais canônicos do Novo Testamento. Além disso, São João Batista também foi quem predisse a chegada de Jesus. Portanto, seu significado ‘Deus é misericordioso’ ganha um sentido especial ao explicar a história.
  • Lázaro: alude à ideia de ‘ajudado por Deus’ e representa o próprio homem. Segundo a Bíblia, ele foi ressuscitado por Jesus.
  • Lucas: refere-se ao evangelista que foi discípulo de Paulo de Tarso, escreveu um dos evangelhos e os Atos dos Apóstolos. Como você já pode imaginar, sua figura alude à própria ‘luz’.

Nomes: de M a Z

  • Mateus: essa variante de Matias representa um dos apóstolos de Jesus e o primeiro autor dos quatro Evangelhos.
  • Paulo: refere-se ao ‘menor da casa’. Quanto à Bíblia, Paulo de Tarso aparece como um dos apóstolos de Jesus.
  • Pedro: alude à ‘rocha’ onde será edificada a casa do Senhor. Assim, ele é um dos discípulos mais reconhecidos de Jesus Cristo em todo o mundo.
  • Rafael: significa ‘remédio de Deus’. É assim que um dos arcanjos mais importantes é conhecido.
  • Rúben: era o filho mais velho de Jacó e um dos patriarcas de Israel. Quanto à sua etimologia, significa ‘Deus viu minha aflição’.
  • Salomão: junto com Davi (seu pai), foi um dos reis mais importantes da história bíblica. Tanto que é considerado ‘o pacífico’.
  • Saul: de acordo com a história anterior, é assim que o primeiro rei de Israel é conhecido e se refere ao ‘desejado’.
  • Set: é o nome dado ao filho de Adão, que nasceu depois de Abel.
  • Simão: refere-se àquele que ‘ouviu a Deus’. Nesse sentido, esse era o nome de Pedro antes de que o Senhor o convertesse ao cristianismo.
  • Tobias: representa o personagem principal de um dos livros incluídos na Bíblia mais elogiados pela Igreja para ilustrar famílias bem conjugadas. Assim, significa ‘Deus é bom’.
  • Uriel: alude à ‘luz de Deus’. Ancestral de Samuel, também é chamado assim um dos principais arcanjos do Reino dos Céus.
Mãos de mulher e criança na Bíblia em posição de oração.
Compartilhe as escrituras sagradas com seu filho antes do nascimento. O nome dele será cheio de significados para você.

Escolha um desses nomes para meninos e você não vai se arrepender

Para os cristãos, escolher o nome do pequeno da casa é uma decisão muito importante; pois, segundo a teologia, Deus dá um nome a cada pessoa que vai vir ao mundo. Dessa forma, dia a dia, sua personalidade e sua história com ele são governadas.

“O nome nos diz a natureza, a essência, a história de quem é designado com ele.”

-Frank Morera-

Por esse motivo, esperamos que essas opções inspirem você a descobrir o nome que dará ao seu futuro bebê. E então? De qual deles você mais gostou e qual opção iluminou sua busca? Vamos conferir os comentários!

Pode interessar a você...
15 nomes estranhos mas bonitos para meninos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
15 nomes estranhos mas bonitos para meninos

Se você está procurando por nomes estranhos para meninos temos muitas opções. Leia este artigo para encontrar um perfeito para o seu bebê.



  • Catecismo de la Iglesia Católica, Primera parte, Segunda Sección, capítulo primero, artículo primero, párrafo primero, 198-231. (s. f.). Recuperado 12 de abril de 2022, de Servizio Internet Vaticano website: https://www.vatican.va/archive/catechism_sp/p1s2c1p1_sp.html
  • Pérez, MLH (1982). Nombres bíblicos en el santoral católico . Ediciones Universitat de Barcelona.