Os 17 nomes mais populares para meninas na Colômbia

Não perca os nomes simples e compostos mais populares da terra do café e do vallenato. Se você ama o país, vai se apaixonar por essas opções.
Os 17 nomes mais populares para meninas na Colômbia

Última atualização: 05 maio, 2022

Paisagens de florestas tropicais, montanhas dos Andes, plantações de café… Você é apaixonada pelo país que fica no extremo norte da América do Sul? Se sim, confira aqui uma lista selecionada com os nomes mais populares para meninas na Colômbia.

É provável que você ainda não saiba como chamar a futura rainha da casa, mas não se preocupe com isso. Ter dúvidas é normal, uma vez que é uma decisão que, como bem sabemos, é para toda a vida. Ao se preparar para escolher o nome da sua pequena, aconselhamos que você abra seu coração e ouça tudo o que ele tem a lhe dizer ao ler essas opções e seus significados em voz alta.

Lista com os nomes mais populares para meninas na Colômbia

De acordo com dados do Censo Nacional de População e Habitação coletados no DANE, em 2018 um total de quase 44 milhões de bebês nasceram na Colômbia. Suas raízes são muito diversas: indígenas, afrodescendentes, afro-colombianos, palenqueros de San Basilio, Raizal do arquipélago de San Andrés, nativos de Santa Catalina, entre outros.

Nesse sentido, e por causa diversidade de etnias que convivem no mesmo solo, parece certo que os pais colombianos se inspiram em opções multiculturais para nomear seus filhos.

Em seguida, compartilharemos nossa lista selecionada com os 17 nomes mais populares para meninas na Colômbia que você não pode perder.

Edifícios e casas coloridas em Cartagena.
Deixe-se apaixonar pela terra do café, da dança e da boa música caribenha e escolha um nome popular colombiano para a sua menina.

Nomes para meninas: de A a Z

  • Carolina: por sua musicalidade, sua doçura e sua simplicidade, é uma opção que apaixona os pais colombianos. Nesse sentido, sua origem é germânica e significa ‘dotada de grande inteligência’.
  • Catalina: embora sua raiz seja grega e signifique ‘mulher pura e imaculada’, a verdade é que também é um nome cheio de essência colombiana.
  • Daniela: é uma opção elegante e charmosa pela qual os pais colombianos mais tradicionais se apaixonam, devido à sua origem hebraica.
  • Luciana: vem do latim lucianus. Nesse sentido, alude às ‘nascidas à luz do dia’.
  • Mariana: sua origem hebraica representa a união da mãe de Jesus com a mãe de Maria. Sem dúvida, uma opção bonita e espiritual.
  • Paola: refere-se à ‘mulher pequena’ e, de fato, um dos diminutivos mais usados pelos pais colombianos é Pao.
  • Salomé: de origem hebraica, designa a pequena ‘perto da perfeição’.
  • Valentina: é a variante feminina em latim para designar aquela que é ‘corajosa’. Por isso, é uma opção que subiu posições nas listas dos nomes mais populares para bebês.

Nomes compostos muito populares para meninas na Colômbia

Na Colômbia é bastante comum que os pais optem por nomes compostos na hora de escolher como chamar seus pequenos. Dessa forma, eles podem incluir mais de um significado na carta de apresentação de sua filhinha e manter uma tradição mais profundamente enraizada na família. Esse costume é bastante frequente entre os pais da região, como bem mostra uma investigação publicada em 2021 pelo Anuário de Letras.

Assim, entre os mais populares, estão os seguintes nomes compostos para meninas:

  1. Ana Sofia: enquanto Ana é uma opção de origem hebraica para ‘aquela dotada de bom senso’, Sofia designa aquela que ‘possui sabedoria’ e é de raízes gregas. Sem dúvida, uma bela combinação para sua filha.
  2. Claudia Patricia: é a união de duas importantes famílias latinas. Nesse sentido, sua história e tradição também atraem pais colombianos.
  3. Dulce Maria: para a menininha ‘que é simpática’, é um nome muito bonito e que se tornou muito popular na última década.
  4. Luisa Fernanda: duas variantes femininas e germânicas que se unem para dar muita personalidade à menininha da casa.
  5. Luz Marina: entre os latinos, essa opção está em alta. Seu diminutivo é Lucecita e exala amor, tradição, originalidade e delicadeza.
  6. Maria José: é a união de Myriam (‘a escolhida de Deus’) e José (‘Deus proverá). Dessa forma, Majo é um dos nomes mais escolhidos também pelos pais colombianos.
  7. Paola Andrea: de origem grega, esse nome assume um tom bastante latino devido à nobreza e elegância de sua pronúncia.
  8. Sandra Milena: a tradição grega e eslava se unem para dar como resultado essa bela opção. Sem dúvida, muito apreciada na Colômbia.
  9. Sandra Patricia: gregos e latinos se abraçam nesse nome composto que é muito popular entre os pais colombianos.
A Colômbia mantém intactas suas raízes coloniais.
A Colômbia mantém intactas suas raízes nativas e as combina com as diferentes culturas que habitam suas terras para dar origem a esses belos nomes de meninas.

Escolha um desses nomes mais populares na Colômbia para meninas como escolha final

O nascimento de uma filha é um dos eventos mais bonitos e esperados pelos pais. Por esse motivo, aconselhamos que, ao escolher como chamar a pequena da casa, deixe-se guiar pelo seu coração. Além disso, tente colaborar como casal para tomar a decisão final.

E você? Algum desses nomes te cativou e foi o escolhido? Se sim… Parabéns! Mas, se você ainda não encontrou o caminho certo, em Sou Mamãe temos muitas opções inspiradas em diferentes temas pensados para você: natureza, cidades, países, letras e muito mais. Não perca!

This might interest you...
45 nomes de meninos que começam com a letra G
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
45 nomes de meninos que começam com a letra G

Se você está esperando um bebê e ainda não decidiu como vai chamá-lo, confira esses nomes de meninos que começam com a letra G.



  • Campo Yumar, LR, Universidad Central Marta Abreu de Las Villas, Rabelo Fresno, EL, & Universidad Central Marta Abreu de Las Villas. (2021). Clasificación motivacional de los nombres de pila basada en la relación estructura–referente. Anuario de letras lingüísticas y filología , 9 (1), 75-104. doi:10.19130/iifl.adel.2021.1.00283
  • Demografía y población (DECA). Recuperado 31 de marzo de 2022, sitio web de Gov.co: https://www.dane.gov.co/index.php/estadisticas-por-tema/demografia-y-poblacion/censo-nacional-de-poblacion-y -vivenda-2018
  • Mora Monroy, Siervo Custodio (1976) Breve estudio sobre apellidos y nombres propios de persona en Colombia. Thesaurus : boletín del Instituto Caro y Cuervo, 31 (3). pp. 536-560. ISSN 0040-604X