12 nomes compostos com Adriana

Qual é a origem, o santoral e os nomes compostos que melhor combinam com 'Adriana'? A seguir, vamos falar sobre tudo isso com mais detalhes.
12 nomes compostos com Adriana

Última atualização: 24 janeiro, 2022

Seja porque você já decidiu dar à sua filha esse lindo e corajoso nome ou porque está em busca de opções com tradição e história, não pode perder esta lista dos melhores nomes composta com ‘Adriana’.

Mas antes de começarmos, vamos revisar sua etimologia e seus santos para descobrir o que essa opção maravilhosa esconde.

Além disso, queremos dizer que, ano após ano, mais pais se apaixonam por esse nome e o dão às suas filhas. Você quer se juntar a essa iniciativa?

Origem do nome Adriana

O imperador romano Adriano popularizou esse nome, pois era o sobrenome de sua família. Vem de hadria, de adriaticus e significa ‘aquele que vem do mar Adriático’ ou ‘da cidade de Hadria ou Adria‘. No entanto, talvez seja necessário voltar no tempo para descobrir a verdadeira origem de Adriana.

Nesse sentido, uma de suas variantes é Ária e, segundo as lendas gregas, esse é o nome da filha do mítico Deus Minos, rei de Creta, e amada de Teseu, que foi abandonada pelo semideus na ilha. Mais tarde, ela se casaria com Dioniso.

Por isso, Adriana é considerada o protótipo da feminilidade e do trabalho, uma espécie de ‘beata’ da antiguidade. Na verdade, em grego significa ‘castíssima ou santíssima’ e, segundo o Santoral, é a única santa que aparece no calendário com esse nome.

Nome da deusa grega: Adriana

Santoral de Adriana: 18 de setembro

18 de setembro é o dia da santa de Adriana e motivo de festa para muitas famílias. Nesse sentido, a adjudicação desse dia se deve a Adriana de Prymnesso. Essa mulher foi uma bela mártir por amor a Cristo no século I, que logo assimilou a profundidade da vida centrada no Evangelho. Sem a menor dúvida, ela se entregou por e para o Senhor.

A seguir, compartilhamos alguns fragmentos de sua história:

  • Ela era a escrava preferida do rei da Frígia. No entanto, ao se converter ao Cristianismo, foi processada.
  • Antes de proferir o julgamento premeditado, os juízes permitiram que ela fosse meditar sozinha na montanha.
  • Quando voltou, perguntaram-lhe sobre sua última decisão e foi a mesma. Então eles a executaram.

Não há dúvida de que esse nome tem um significado tão especial que cativa qualquer pai de fé. Mas também, a quem valoriza a integridade e a força de Adriana de Prymnesso.

Quais nomes compostos combinam com Adriana?

  • Maria Adriana: Maria é o nome para meninas mais usado na formação de nomes compostos. É um nome de origem hebraica que significa ‘a escolhida’, em clara alusão à mãe de Cristo.
  • Adriana Elba: o nome Elba é de origem celta e seu significado é ‘proveniente do topo das montanhas’. Se você prestou atenção à história do santoral, entenderá por que esta parece ser combinação mais bem-sucedida.
  • Adriana Patricia: se você está procurando um nome elaborado e poderoso, Adriana Patricia é uma boa opção. Nesse sentido, Patricia é um nome de origem latina que remete aos patrícios romanos, uma das classes sociais da época.
  • Mônica Adriana: o nome de Adriana também pode ser colocado após outro nome que os pais simplesmente gostem ou que seja relacionado a um ancestral da família. Nesse caso, sugerimos Monica, que vem do grego e significa ‘única’.
  • Adriana Carolina: adaptando-se ao latim do alemão Karl, surgiu Carolus ou ‘mulher forte’.
  • Elena Adriana: Elena ou Helena é um nome de origem grega que se refere a ‘aquela que brilha’.
  • Adriana Belém: Belém é um nome próprio derivado de Betânia, que em hebraico significa ‘casa do pão’.
  • Adriana Lourdes: esse complemento é um nome feminino francês, que vem do topônimo basco lorde e significa ‘encosta íngreme’.
  • Adriana Lilian: a segunda opção tem origem latina no termo lilium. Isto é, ‘semelhante ao lírio’.
  • Adriana Nair: do árabe, Nair significa ‘luz de um novo dia’. Sem dúvida, uma das opções mais lindas para chamar a sua pequena.
  • Adriana Íris: Íris vem do grego eiro, que significa ‘anunciar’. Faz alusão à função da deusa: ‘aquele que traz as boas novas e aquela que é capaz de unir e aproximar’.
  • Adriana Sofia: Sofia é um nome feminino que vem do grego e faz menção expressa a ‘aquela que tem sabedoria’.
Mãe grávida segurando sapatinhos de bebê.

A beleza de escolher a tradição se manifesta nesses nomes compostos com Adriana

Como você já deve ter percebido, chamar sua filha de Adriana é provavelmente uma das melhores opções. Esse nome tem tradição, história e muita força, três nobres atributos que acompanharão a sua menina pelo resto da vida.

Além disso, se você escolher adicionar um nome composto que combine bem, adicionará mais beleza e significado à opção final. E então? Você já decidiu?

This might interest you...
Nomes compostos para meninas: clássicos e modernos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Nomes compostos para meninas: clássicos e modernos

Utilizar nomes compostos para meninas é a opção escolhida por muitos pais que desejam confiar combinações clássicas ou modernas à nova integrante d...