Como prevenir conflitos familiares no Natal

As reuniões familiares no Natal podem ser momentos-chave para o desenvolvimento de conflitos. Isso pode se dever a vários motivos.
Como prevenir conflitos familiares no Natal

Última atualização: 22 dezembro, 2021

Os conflitos familiares no Natal costumam ser muito frequentes, pois temos mais contato com a família. É nessas reuniões que podem surgir questões que fazem reacender faíscas entre os participantes.

Normalmente, quando um casal se consolida e forma uma família, o mais frequente é que na época do Natal ocorram reuniões com a família de um ou de outro, mas, se houver tensões entre alguns parentes, esse momento pode nos fazer estremecer com os conflitos gerados.

Por que motivos surgem os conflitos familiares no Natal?

Quais são os motivos mais frequentes de conflitos entre familiares no Natal? Vamos ver alguns que com certeza vão soar familiares para você.

Família evitando conflitos no Natal durante o jantar.

Falta de comunicação entre membros da família

Às vezes, alguns parentes arrastam conflitos não resolvidos do passado que nessas festas de final de ano podem acabar explodindo. Não é que o Natal seja o problema e o gerador de conflitos, mas sim que essas datas fazem vir à tona as brigas do passado.

Mau planejamento das refeições e preparações do jantar

Outro motivo que pode causar problemas entre os familiares é a organização de almoços e jantares de Natal. O que um ou outro quer comer, quais presentes dar, onde serão as reuniões, etc. Isso pode ser o gatilho para alguns dos conflitos familiares na época do Natal.

Grande expectativa nessas datas, uma das causas dos conflitos familiares no Natal

Podemos ficar com a ideia de que serão férias maravilhosas e com grandes expectativas. Se essas esperanças não se concretizarem, isso pode levar à decepção e tristeza.

Em muitas casas, há sempre alguém com quem não nos sentimos muito bem com a presença. Ninguém é obrigado a se dar bem com toda a família, mas deve haver respeito e tratamento cordial, apesar das divergências entre os membros.

Dicas para evitar conflitos familiares no Natal

A seguir, veremos algumas dicas que podemos levar em consideração para evitar conflitos familiares no Natal, além do respeito e da cordialidade que todos devemos ter uns com os outros.

Planejar, organizar e cooperar uns com os outros

Embora sejamos convidados, é importante nos mostrarmos colaboradores na preparação de almoços e jantares. Se formos os anfitriões, podemos fazer uma lista para ter tudo planejado e preparado, de modo a não ficarmos sobrecarregados e estressados.

Se precisarmos de ajuda, também é importante saber pedir a um dos convidados. Se carregarmos nós mesmas toda a pressão, nosso estresse aumentará, o que pode ser o gatilho para uma discussão familiar.

Procure os pontos positivos dessas reuniões de família

Muitas vezes, quando chegam essas datas de fim de ano, quando vamos nos reunir com pessoas que podem não ser do nosso agrado ou com quem não nos damos muito bem, toda essa situação nos faz não querer comparecer a essas reuniões. Podemos ver essas celebrações como um compromisso ou uma obrigação que devemos cumprir e criamos certa relutância.

Mas por que não podemos pensar que pode ser um encontro descontraído e interessante? Às vezes, nossos pensamentos podem nos fazer imaginar coisas negativas que nem mesmo têm fundamento. Por isso, devemos nos animar e pensar que existem parentes com quem podemos não nos dar muito bem, mas que no final será um momento divertido em família.

Não toque em tópicos de conversa comprometidos ou que possam gerar discussões

Nem todas as pessoas pensam o mesmo, e cada um de nós pode ter uma opinião diferente em relação a questões diferentes. Embora cada pessoa seja livre para expressar suas opiniões, em momentos de reuniões familiares, isso pode ser uma fonte de conflito quando há posições diametralmente diferentes.

Por isso, é melhor deixar de lado esses tópicos polêmicos e tentar falar sobre coisas mais divertidas e triviais. Alguns dos temas que podem gerar conflitos podem ser política, futebol, religião… Por isso, devemos procurar evitá-los.

Jantar de Natal em família.

Aproveite os almoços e jantares de Natal para suavizar as coisas

Embora seja verdade que na mesma família haja quem se dê melhor com uns do que com outros, se nos sentarmos à mesa com as pessoas com quem nos entendemos melhor, evitaremos algumas discussões.

Você também pode aproveitar esse tempo para se sentar com os membros da família com quem tem tensão para suavizar as arestas. Com empatia e carinho, o relacionamento familiar pode melhorar.

Não querer estar sempre certo e dar o braço para torcer

Há muitas pessoas que precisam estar sempre certas, mas todos devemos saber que em uma discussão não há vencedores nem perdedores. Se você perceber que uma conversa está ganhando um tom mais elevado, o melhor a fazer é se colocar no lugar do outro e não impor seu ponto de vista.

Sobre os conflitos familiares no Natal…

Como você já viu, podem ser várias as causas que geram conflitos familiares no Natal, mas devemos aproveitar esses momentos para melhorar nosso relacionamento com a família. É uma época de amor e paz, então você tem que tentar não entrar nessas discussões que no final não vão levar a nada.

Aqui, demos algumas dicas que você pode tentar seguir para evitar essas brigas nas festas de Natal. Colocando todos os problemas de lado, podem ser jantares e refeições maravilhosos em família que serão sempre lembrados.

This might interest you...
3 dicas para ajudar o seu filho a resolver conflitos
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
3 dicas para ajudar o seu filho a resolver conflitos

As crianças precisam aprender a enfrentar situações de conflito. A seguir, vamos dar algumas dicas para ajudar o seu filho a resolver conflitos.



  • Albuquerque, J. P. (2018). Familia, conflictos familiares y mediación. Editorial Reus.
  • Fruto, R. V. (2010). La resolución de conflictos familiares. Justicia Juris, 6(13), 40-48.