15 nomes de fadas para meninas
Contos, magia e fantasia são uma fonte inesgotável de nomes originais. Se você gosta desse mundo e está esperando um bebê, essa seleção de nomes de fadas para meninas certamente será útil.
As fadas fazem parte da tradição celta e alemã, mas também existem em outras culturas. Por exemplo, nórdica, grega, romana e muitas outras.
De acordo com a definição da Real Academia Espanhola (RAE), uma fada é um “ser fantástico que é representado na forma de uma mulher, a quem são atribuídos poderes mágicos”. Embora também sejam reconhecidos como seres amorosos e protetores.
Convidamos você a conhecer esta lista de nomes de fadas para meninas que preparamos. Vamos mergulhar nesse mundo fantástico!
Nomes de fadas tão bonitos quanto nossa pequena
Lista de A a F
- Áine: de origem galesa, que significa ‘radiante’ ou ‘esplendor’. É o nome da deusa da riqueza e do amor de verão, embora também seja conhecida como a rainha das fadas.
- Anjana: nome dado a algumas fadas da região da Cantábria, na Espanha. São seres doces, bons e protetores das pessoas que vivem nas florestas.
- Befana: na Itália esse nome é conhecido pela fada que traz presentes para as crianças na noite de 5 de janeiro, quando, segundo a tradição cristã, é comemorada a chegada dos Reis Magos a Belém, cidade natal de Jesus.
- Brigitte: o nome vem do gaélico Bridgid cuja raiz celta brigh significa ‘força’. É a fada das nascentes e riachos na Irlanda.
- Cailleach: embora seu significado gaélico seja ‘bruxa’, na mitologia escocesa e irlandesa ela é considerada a fada do inverno.
- Calipso: fada da mitologia grega que se apaixonou por Odisseu, mas, apesar disso, o deixa voltar para sua esposa Penélope. Uma fada generosa com uma linda história de amor.
- Carlin: fada escocesa do outono. Na Escócia, a crença em criaturas mágicas é tão forte que eles até têm um lugar onde vivem fadas chamado Fairy Glen ou ‘o vale das fadas’, na Ilha de Skye.
- Circe: nome da fada feiticeira, amante de Odisseu. Ela era inicialmente uma ninfa grega que, com o tempo, se tornou uma fada protetora.
- Flora: segundo a mitologia romana, é a fada guardiã do planeta e deusa das plantas, flores, fertilidade e primavera.
Lista de F a Z
- Lorelei: é o nome de uma fada sensual que vive no rio Reno e que, segundo a lenda, atrai os pescadores com sua voz encantadora. É uma das chamadas fadas musicais.
- Mab: é a rainha das fadas no folclore inglês, ela é até mencionada em Romeu e Julieta de William Shakespeare: “Vejo que você foi visitada pela rainha Mab, a parteira das fadas. Seu corpo é tão pequeno quanto uma pedra de ágata no anel de um nobre.
- Morgana: vindo do gaélico mor que significa ‘do mar’ e do celta cant que significa ‘círculo’, esse nome recebeu o significado de ‘a rainha que vem do mar’. Sua fama como fada vem da lenda do Rei Arthur e seu relacionamento com a poderosa feiticeira Morgana.
- Náyade: nome de origem grega que deriva da palavra naiades que significa ‘nadar’. Por essa razão, na mitologia grega, é como são chamadas as fadas dos corpos de água doce.
- Ondina: fada da mitologia grega, protetora dos lagos e rios. As ondinas são ninfas aquáticas de grande beleza que vivem nos espelhos d’água.
- Titania: personagem de fada da peça de William Shakespeare Sonho de uma noite de verão. O nome vem do grego e está relacionado aos Titãs, deuses poderosos da mitologia grega.
Nomes de fadas e outras opções para escolher
A fantasia é o território de lendas e personagens que nos lembram o mundo infantil, e é por isso que somos tão atraídos por escolher nomes relacionados a isso.
Os nomes de fadas para meninas são doces, mágicos, misteriosos e têm significados muito especiais. Se você gosta de palavras que contam uma história, escolha uma da lista que com certeza será perfeita para o seu bebê!
Mas se você não encontrar aqui, não se preocupe, pois no nosso site pode encontrar muitas listas de nomes classificados de diferentes formas:
- Com base na letra inicial: uma maneira fácil de fazer sua pesquisa se você já tiver uma letra favorita.
- Diferentes origens (árabes, japoneses, gregos, etc.): temos listas de quase todos os países do mundo!
- Nomes mais populares e também raros: em ambas as extremidades você pode encontrar o que procura.
Há muito mais! Convidamos você a explorar… Vamos lá?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Infobae (2019) La increíble historia de las fotos de “hadas reales” que engañaron hasta a Conan Doyle. Disponible en: https://www.infobae.com/america/cultura-america/2019/03/31/la-increible-historia-de-las-fotos-de-hadas-reales-que-enganaron-hasta-a-conan-doyle/
- Racca, C., Ristorto, M. y Ruiz, N. (2018) Ninfas, hadas y pócimas mágicas en la tradición clásica y en el mundo medieval. Revista Saga de Letras. Universidad Nacional de Rosario. Disponible en: https://rephip.unr.edu.ar/bitstream/handle/2133/14644/Ninfas%2C%20hadas%20y%20p%C3%B3cimas%20m%C3%A1gicas%20en%20la%20tradici%C3%B3n%20cl%C3%A1sica%20y%20en%20el%20mundo%20medieval..pdf?sequence=2&isAllowed=y